Circuitos de disjuntores

circuitos de disjuntores

O porquê individualizar os circuitos elétricos? Tais como; chuveiro, tomadas, iluminação, torneira elétrica, forno elétrico e etc., e dependendo da área da construção individualizar também  por setores para que se torne mais pratico e seguro os circuitos.

A NBR 5410/97, norma da ABNT sobre instalações elétricas de baixa tensão, prescreve a separação dos circuitos de iluminação e tomadas em todos os tipos de edificações e aplicações, independentemente do local.

Há dois motivos básicos para essa exigência. O primeiro é que um circuito não deve ser afetado pela falha de outro, não permitindo que, por ocasião de um defeito em circuito, toda uma área fique desprovida de alimentação elétrica. O segundo é que a separação dos circuitos de iluminação e tomadas auxilia, de modo decisivo, na implementação das medidas de proteção adequadas contra choques elétricos.

Nesses casos, quase sempre é obrigatória a presença de um dispositivo DR nos circuitos de tomada, o que não acontece com os circuitos de iluminação. Ao contrário do que pode parecer, o aumento de custo de uma instalação é quase insignificante quando se separam os circuitos de iluminação e tomadas.

Devemos considerar que, a crescente presença de aparelhos eletrônicos (computadores, videocassete, DVDs, reatores eletrônicos, etc.) nas instalações provoca um aumento na presença de harmônicas nos circuitos, perturbando assim o funcionamento geral da instalação. Uma das recomendações básicas quando se trata de reduzir a interferência provocada pelas harmônicas é separar as cargas perturbadoras em circuitos independentes dos demais.

A NBR 5410/97 exige ainda que a seção mínima dos circuitos de iluminação seja de 1,5 mm² e a dos circuitos de força, que incluem as tomadas, de 2,5 mm², chuveiros e fornos 6mm², Portanto, a exigência da norma de separar os circuitos de iluminação e força tem forte justificativa técnica, seja no que diz respeito ao funcionamento adequado da instalação, à segurança das pessoas ou à qualidade de energia no local.

Equipe: REDES ELÉTRICAS

5 comments

  1. Darlei Ferreira de Sá

    Eu preciso fazer umas ligações em um quarto que tem a seguintes itens um chuveiro seis tomada e um apagador com 3 lampada, a tensão que chega e de 127 volts. qual e o disjuntor e a medido do cabos para a ligação.obrigado

    • Redes Elétricas

      Olá Olson Nogueira! É uma grande satisfação poder contribuir com os colegas. Não sabemos de tudo mas fazemos de tudo para ajuda-los. Continue visitando o blog.

      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  2. Dimensione um disjuntor para um circuito de iluminação com 800W/127V com 20% de tolerância. Supondo que se utilize um cabo de cobre com 10 m de comprimento, qual deve ser a seção transversal desse cabo?

    • Redes Elétricas

      Olá Mauricio! Conforme a sua informação até 10 metros poderá ser usado o condutor de 1,5mm², acima dessa distancia até 18 metros utilize o de 2,5mm².
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>