CALCULAR OS CIRCUITOS ELÉTRICOS

É muito comum na época de uma construção ou reforma pensar em economia ou ate mesmo acreditar que esta exagerando na demanda considerada ou sugerida por um profissional. Neste momento temos que considerar o que temos de equipamentos elétricos e o que vamos acrescentar para ligar na rede elétrica. Procure dimensionar individualmente os circuitos elétricos exemplo, chuveiro, aquecedor, ar condicionado, tomadas de uso específicos (TUEs), tomadas de uso geral (TUG), implante a nova norma a NBR 14136 – Plugues e Tomadas para uso doméstico até 20A/ 250V em corrente alternada – Padronização, desenvolvida no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.  As tomadas do novo Padrão Brasileiro foram projetadas para impedir o contato acidental com os pinos do plugue quando estes estão energizados, evitando-se, assim, eventuais choques elétricos.

Outro grande benefício da norma NBR 14136 é a padronização de plugues e tomadas em apenas duas versões de correntes: 10 A e 20 A.

Como cada uma delas possui uma configuração diferente no diâmetro dos pinos, fica impossível ocorrer sobrecarga* de energia.

Na prática, um aparelho eletroeletrônico com corrente de 20 A não pode ser conectado a uma tomada de 10 A, já que seu plugue é compatível apenas com tomadas de 20 A. Já um aparelho com corrente de até 10 A pode ser conectado tanto na tomada de 10 A quanto na de 20 A, pois não existe nenhum risco de sobrecarga nesse circuito.

Em conformidade com a norma ABNT NBR 14136 os plugues e tomadas são com as seguintes medidas.

10 A orifício Ø 4  mm 

20 A orifício Ø 4,8 mm

 

 

E para os circuitos de iluminação, alarme e segurança. A margem de segurança de um cabo elétrico tem que ser considerado para que em alguma situação de sobrecarga e o cabo não sofra aquecimento, isso vale também para os disjuntores na hora da instalação, calcule o disjuntor nunca acima da corrente limite que suporta o cabo, exemplo se for ligar um circuito de chuveiro de 4500 Watts 220 Volts essa corrente será de 20,45 Ampères neste caso devemos usar um disjuntor de 25 Ampères, (20,45 +25% = 25).o acréscimo de 25% da a segurança de alguma variação no circuito queda de tensão, resistência em curto, já vi chuveiro com resistência em curto não é comum mas acontece, a resistência quando ligada sofre aquecimento e se funde com a própria temperatura eliminando almas aspirais e consequentemente aumentando a corrente.  Falando em chuveiro, só use o DR no circuito se a resistência for blindada.

Para os circuitos de tomadas de uso específicos(TUEs) use cabos acima de 4mm² e as tomadas deverão ser de 20 Ampères, quando for adquirir as tomadas e plugues novo padrão para 10 e 20 Ampères isso é para segurança dos circuitos o pino de 20 Ampères não entra na tomada de 10 Ampères e para as tomadas de uso geral (TUG) use cabos de 2,5mm², neste caso informe ao cliente que as tomadas são para 10 Ampères e não poderá ultrapassar essa corrente mesmo o cabo sendo de 2,5mm² que suporta 21 Ampères, neste caso a potencia poderá ser no Maximo até 1200 Watts por tomada.

Para montagem dos quadros, coloque primeiramente no inicio do barramento os circuitos de correntes maiores, distribua por setores os ambientes do imóvel, distribuindo os circuitos de maneira que as cargas fiquem equilibradas, quando o circuito for bifásico ou trifásico.

O modelo de planta ilustra como distribuir os circuitos.

 

Equipe: REDES ELÉTRICAS

97 comments

  1. Moro nua casa que a rede elétrica tem mais de trinta anos estou gastando 208klwast ao mês vou mudar a fiação para 4mm tanto para rede geral como para as tomadas no caso das lâmpadas vou usar fio de 1.5mm na minha casa somando tenho 14 tomadas e 8 lâmpadas florescente no caso qual dijuntor correto vou aguardar a resp obrigado!!!

    • Redes Elétricas

      Olá Sousa, desculpe o atraso na resposta, estávamos com problemas no site.
      Devido ao tempo se ainda não fez os serviços. Envie para nós a área ² da edificação e a tensão se 127 ou 220 volts.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  2. amilton

    Minha casa é 110.
    Quero instalar um ar condicionado 220 V de 18 mil btus.
    A concecionária vai acrescentar mais uma fase.
    Pergunta: qual o disjuntor que devo usar no relógio e qual o disjuntor que devo usar para o ar?
    Agradeço desde já.
    Me tirem essa dúvida.

    • Redes Elétricas

      Olá Amilton,
      O disjuntor geral devera ser equivalente à carga total existente ex. se o disjuntor atual for de 40 Amperes substitua por um de disjuntor bipolar de 50 Amperes. Para o condicionador de ar o condutor será de 2,5mm² e disjuntor bipolar de 15 Amperes. espero ter ajudado.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  3. Adriano

    Ola tenho uma casa de dois comodos no fundo de um terreno de 30 metros estou gastando 340 klwaths estava com cabos de 2 m troquei por de 6 m sera que vao diminuir o consumo.

    • Redes Elétricas

      Olá Adriano,
      A principio acredito que o consumo em kWh esta alto demais para uma edificação de dois cômodos, por outro lado é preciso saber o que você tem instalado na edificação. Quando você diz cabo de (2 m) deve ser de 2,5mm² correto? Essa bitola é para corrente máxima de 21 Amperes que acima disso poderá ocorrer aquecimento do condutor com isso poderá consumir uma carga considerável. Quanto ao condutor de 6mm² é para 36 Amperes. Além disso, tem o fator distancia que devemos considerar dependendo da potencia instalada.
      Verifique as potencias instaladas, quantidades de equipamentos e tensão e envie para que possamos atendê-lo a contento.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  4. Na minha casa foi feita a parte eletrica e foi colocado um fio vermelho para o chuveiro 220 mas esse dois fios vermelhos são 2.5 mm. O que eu pode ser feito ? E para ajudar na tub nao tem co passar um fio de 4mm.pode ser esse que ja esta estalado na minha casa? É só um chuveiro na casa toda

    • Redes Elétricas

      Olá Vitor, esse fio (condutor) de 2,5mm² é para a corrente máxima de 21 Amperes neste caso oo chuveiro não poderá ser superior a 4500 Watts de potencia. Verifique se realmente o condutor é somente para o circuito do chuveiro caso não for a potencia o chuveiro terá que ser menor quer dizer, a somatória não poderá exceder a potencia de 4500 Watts.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  5. Lucas

    oi, quantas tomadas eu devo colocar em um disjuntor? meu colega falou que é um disjuntor novo para cada 20A e achei estranho esta regra.
    e no caso do disjuntor geral ele falou que tem que ter uma margem de tolerancia de 20 a 30% e deu um exemplo: vamos supor que a corrente total da minha instalação seja 80 A, nisso ele falou que eu devia colocar um disjuntor geral de 64 A( tolerancia de 20%). isso está certo?
    e na parte da iluminação ele falou que se a iluminação total passar de 16 A,deve colocar um disjuntor novo. quero saber porque exatamente 16 A?

    • Redes Elétricas

      Olá Lucas, grosseiramente pode ser isso, mas vamos ao correto. Todas as instalações elétricas tem que ser feito cálculos de demanda que através das somas totais é que vamos calcular os condutores e dispositivos de proteção. Para isso é necessário ter em mãos a tensão da edificação 127 ou 220 volts ou as duas, as quantidades de tomadas de uso gerais (TUGs), tomadas de uso específico (TUEs) e iluminação geral. Envie para que possamos atende-lo da melhor maneira possível.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  6. euclides filho

    Boa noite, Meu amigo Claudio eu estou com uma duvida em relação a uma ligação ,mas como aqui não é possível colocar imagem eu poderia enviar um email a você para que mostre a situação e você me diga o que fazer.

    Euclides

  7. carlos

    Por favor, qual dijuntor eu posso colocar como seno um geral para esses dos aparelho, uma geladeira de 300 litros, e um freezer de 170 litros.

    Mande a resposta para o meu Email.

    OBRIGADO

    • Redes Elétricas

      Olá Carlos, os cálculos são baseados na potencias e tensão de cada equipamento. Se você tiver condição de enviar essas informações farei os cálculos com maior prazer.
      Tensão da geladeira e freezer, potencia em Watts ou Corrente (A), tensão (Volts) e se já existe os circuitos para os dois equipamentos. Se tiver duvidas procure essas informações na placa de identificação do fabricante dos produtos onde esta todas as informações necessárias.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  8. daniel

    Ola, qual o melhor disjuntor a ser usado em um local onde pretendo usar 3 a 4 maquinas de costura que tem identificação de 15A, TV e radio. Fiz a rede de distribuição com bitola de 10,00mm e as tomadas com bitola 4,00mm, sendo a rede de 110 watts.

    • Redes Elétricas

      Olá André, obrigado pelas considerações.
      A matéria do blog é um modelo exato de como se deve estar as posições dos disjuntores e seus condutores. Apesar disso é comum algum “eletricista” montarem da maneira que lhe convém atropelando o que é correto.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Redes Elétricas

      Olá Daniel, primeiramente teremos que saber a potencia de cada maquina e qual a tensão que vai utilizar 110/220. Envie para que possamos ajuda-lo.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

        • Redes Elétricas

          Daniel, por se tratar de circuito acima de 10 Amperes, o ideal é fazer uma distribuição de circuito de uso especifico (TUE). Seria três circuitos (TUE) um para cada maquina e um circuito de uso geral (TUG) para a tv e radio. Montado da seguinte maneira, um disjuntor unipolar geral de 50 Amperes, três disjuntores unipolar de 20 Amperes sendo um para cada maquina e um disjuntor unipolar de 16 Amperes para o radio e tv..
          Equipe: REDES ELÉTRICAS

  9. Caros profissionais do blog redes elétricas, gostaria de saber se existe um limite máximo de circuitos para uma distribuição de energia elétrica correta em uma residencia de área construída no total de 300 metros quadrados e dividida em três andares.
    estou montando um projeto e separando os circuitos e já estou no numero 41 e ainda não terminei isso é possível? existe um limite máximo de circuito que pode ser distribuído em um residencia dessa grandeza?
    Desde já agradeço e fico no aguardo.

    • Redes Elétricas

      Olá Airton, o ideal é projetar um quadro para cada pavimento, sendo um quadro geral no andar térreo e um sub quadro para cada andar superior. No quadro principal localizado no térreo é dimensionado para atender a carga total da edificação. Tendo no seu interior o circuito local e os circuitos de cada sub quadro. Antes de determinar as medidas do quadro, será necessário fazer os estudos de demanda e potencia a ser instalada, deixar reserva técnica nos quadros, em seguida determinar os números de circuitos necessários para uma perfeita instalação.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Redes Elétricas

      Olá Wagner, sim o condutor de 1,5mm² suporta até 15 Amperes, mas para instalações elétricas devemos nos ater a NBR-5410 onde neste caso o condutor para todos os circuitos de tomadas não importando ser de corrente ser baixa, temos que utilizar o condutor de no mínimo de 2,5mm² e ter o dispositivo de proteção individual considerando a tomada de uso especifico (TUE).
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  10. SANDOVAL

    OLA BOA NOITE, TENHO UMA DUVIDA VOU FAZER UMA ELÉTRICA NUMA ACADEMIA E NA SOMA DOS EQUIPAMENTOS MAI O MENOS, (100) AMPERES, QUAL A BITOLA DOS CABOS USO DO PADRÃO ATE O QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO vai ser trifásico

    • Redes Elétricas

      Olá Sandoval, relacione todos os equipamentos a ser instalados e tensão de utilização de cada equipamento trifásico, bifásico e monofásico. Após os estudos de demanda e potencia instalada, você tem a corrente calculada seguidamente calcule a distancia do quadro padrão até o quadro de distribuição interna para ver se será necessário fazer os cálculos de perda de tensão. Mas se você já fez isso o cabo para essa corrente será de 25mm².
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Redes Elétricas

      Olá Daniel, você tem que somar as potencias de cada equipamento e dividir pela tensão que vai utilizar para os eletrônicos. De antemão sugiro utilizar cabo PP 3×2,5mm², sendo dois para a tensão e um para o terra do equipamento.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  11. Harrison

    Tenho um computador cuja fonte é de 750W. Em minha residência a tensão é de 115v. Queria saber se o cabo 10A aguenta a minha fonte e se é correto a compra deste ao invés do 20A.

    • Redes Elétricas

      Olá Harrison, a potencia de 750 Watts ligado na tensão 115 Volts a corrente será de 6,52 Amperes, sendo assim a tomada de 10 Amperes é suficiente para a corrente em questão.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  12. Olá!
    No QDC de minha casa estamos colocando um DTM bipolar geral com 63A e logo em seguida 02 DTM momo, 02 DPS classe II e um DR tetrapolar. Ha tambem 01 DTM bipolar e mais 10 monopolares. Gostaria de sua ajuda no sentido de determinar a capacidade dos dois primeiros disjuntores momo bem como a capacidade do RD tetrapolar.
    Gratos,

    • Redes Elétricas

      Olá Edilson, para dimensionar o disjuntor geral que é de 63 A. você deve ter calculado a demanda dos circuitos, caso não, terei que conhecer o diagrama de distribuição do QDI existente e seus circuitos, se o DR é somente para o circuito de tomadas ou outros. Se possível envie os potencias instaladas nos circuitos para que possamos auxilia-lo
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

      • Redes Elétricas

        Olá Marcos Aguiar, obrigado pelas considerações. Para o cálculos de corrente é preciso saber a potencia do equipamento e a distancia entre a câmera frigorifica e o quadro de distribuição. Envie para nós para que possamos ajuda-lo.
        Equipe: REDES ELÉTRICAS

  13. Gilson

    Preciso iluminar meu sítio. A sugestão foi duas lâmpadas mistas de 500w 220v. Pergunto então se o fio 2,5 e a distância de 30 metros podem funcionar perfeitamente sem aquecimento. Além disso, para proteção do circuito posso colocar um disjuntor de 10a ao invés de um interruptor bipolar?

    • Redes Elétricas

      Olá Gilson,
      Sim poderá instalar as 2 lâmpadas tipo mista de 500 Watts 220 Volts.
      O disjuntor será de 10 Amperes e a sua função é para proteção o interruptor é para manobras de ligar e desligar, quanto ao disjuntor, usar o unipolar se a tensão for 220 monofásica e bipolar se a tensão for 220 Volts bifásica.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  14. Vou montar numa loja luminárias quero saber qual a potencia do meu disjuntor serão 05 jogos de luminárias com lâmpadas de 54w cada luminárias vai duas lâmpadas no total de 1080 w ligada a uma tensão 220v

    • Redes Elétricas

      Olá Valeria, a potencia total de 1080 Watts ligado na tensão de 220 Volts a corrente será de 4,91 Amperes. por se tratar de pontos separados sugiro utilizar cabo de 2,5mm² como circuito principal e os ramais dos jogos com condutor de 1,5mm². Apesar da corrente ser de 4,91 Amperes você poderá utilizar o disjuntor de 10 Amperes.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  15. obrigada pela resposta anterior não abusando tenho mais uma pergunta

    neste disjuntor de 10 amperes quantos jogos de luminárias sendo que cada luminária vai ter em lâmpadas 108watts.

    e se posso derrepente aumentar esse disjuntor tipo 20A qual a bitola usada e quantas luminárias posso instalar sem risco de aquecimento dos fios sendo que essas lâmpadas estão por mais de 12 horas em funcionamento.

  16. Aloir

    ola
    tenho a seguinte duvida, tenho um secador de cabelos com 1900 watts de potencia, e preciso ligar ele numa rede 220v, ja procurei os autotransformadores para utilizar mais minha duvida é quanto a potencia deles, qual seria o melhor indicado para utilizar o secador? um com 3000va ou um com 5000va ? desde já obrigado.

    • Redes Elétricas

      Olá Leano, acredito que a tensão que será usada será de 220 volts correto, a corrente no caso será de 4,55 Amperes, o condutor de 1,5mm² seria suficiente, mas como não temos o conhecimento do local da instalação e distancia da fonte de energia sugiro utilizar o condutor de 2,5mm² para não ter queda de tensão no momento da ligação. O disjuntor geral poderá ser de 10 Amperes.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  17. Jose Maria Filho

    Tenho uma residencia com os seguintes aparelhos:
    Uma central de ar de 12000 BTU.220 v
    Um ar condicionado de 7000 BTU.220v
    um ar condicionado de 7000 Btu.127v
    Chuveiuro eletrico de 3200 w. 127v
    Uma bomda Leão 1cv.Qual seria o disjutor ideal para esa questão
    .?

    • Redes Elétricas

      Olá José Maria, para essas potencias e por desconhecer a demanda de utilização, a corrente total é de 44,69 Amperes, mas acredito que você tenha outros consumos na edificação como lâmpadas tomadas de uso gerais, geladeira, maquina de lavar e outros que deverão ser incluídos no estudo de demanda. O ideal é você enviar todas as informações dos pontos para que possamos te ajudar, tudo bem? Envie que te auxiliamos.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  18. mauricio Ferreira da Silva

    Tenho que levar um cabo de força do padrão até minha casa num sítio a distância e de 200mts, qual fio devo usar ? Obrigado pela atenção

    • Redes Elétricas

      Olá Mauricio, para o calculo de corrente e perda de tensão, é necessário saber a potencia que ira ser instalada, quantidades de tomadas de uso gerais, são aquelas de uso comum, de tomadas de uso específico, são as de uso em aquecedores chuveiros motores e outros de corrente acima de 10 Amperes e a tensão da edificação 127/220 se é monofásico, bifásica ou trifásica. Envie para nós para que possamos auxilia-lo.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  19. Ola pessoal,a minha casa vai ser ligação nova e sai fios bitola 10 mm do padrao ate a caixa de distribuição.Gostaria de saber se posso colocar fios bitola 6 mm na casa toda,fios bitola 4 mm para tomadas sejam elas 10 A OU 20 Amperes,fios bitola 2,5 mm para os apagadores e fios bitola 10 mm para chuveiro 4400 w.A minha casa é 127 volts,com 10 lampadas fluorescentes,10 apagadores,50 caixinhas para tomadas,03 televisões,fogão,liquidificador,04ventiladores de teto.

    • Redes Elétricas

      Olá Michael, pelas suas informações, os cálculos são de 6584 Watts de potencia instalada. Para o circuito geral o condutor será de 10mm², para o circuito do chuveiro será e 6mm², para os circuitos de iluminação será o condutor principal de 2,5mm² e os retornos de 1,5mm². Por desconhecer a planta da edificação e ver que você contemplou o numero de tomadas de uso gerais em 50 unidades, Sugiro dividir os circuitos de iluminação e tomadas por setores e não deixar em um único disjuntor, se preferir ter mais ajuda envie o desenho da planta para que possamos auxilia-lo.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  20. Ailton

    Olá amigo, em minha casa tem 4 comodos, onde tenho um consumo médio de 250kwh. sendo ela separada em: COZINHA 1 lampada e 8 tomadas. SALA 5 lampadas / 8 tomadas / 14 luminarias. QUARTO CASAL 2 lampada / 4 tomadas. QUARTO SOLTEIRO 1 lampada / 4 tomadas. BANHEIRO 3 lampadas / 2 tomadas / 1 chuveiro 6400w (220v). LAVANDERIA 2 lampada / 2 tomadas. Entretanto estou tendo problema a chave geral vive caindo, principalmente quando ligo o chuveiro o fio chega a torrar. A parte que corresponde a SALA ja nao funciona nenhuma tomada e lampada. Como posso saber qual os disjuntores corretos para cada comodo? e quais os fios apropriados?

    • Redes Elétricas

      Olá Ailton, acredito que os desarmes do disjuntor é consequência de distribuição no QDI quadro de distribuição interna. Desconhecendo o diagrama do quadro de distribuição sugiro distribuir da seguinte maneira;
      1 disjuntor geral bipolar de 63 A;
      A distribuição será;
      1 disjuntor bipolar de 35 A para o circuito do chuveiro;
      2 circuitos individuais com disjuntor monopolar de 20 A para a maquina de lavar e ferro elétrico;
      1 disjuntor monopolar de 10 A para o banheiro;
      1 disjuntor monopolar de 10 A para o quarto 1;
      1 disjuntor monopolar de 10 A para o quarto 2.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  21. Mike

    Olá,

    Estou com uma sala comercial onde a energia é de 127v. O fio é de 6mm. Gostaria de saber se essa estrutura comporta 10 pc´s ligados e mais uma impressora. Se sim, será que comportaria um ar de 6.000 btu e uma geladeira?
    Att.

    • Redes Elétricas

      Olá Mike, acredito que para a sala para comportar um numero de 10 pessoas é no mínimo de 25 m², será uma potencia aproximada de 300 watts, 10 tomadas para PC 3000 Watts, 1 tomada para impressora 150 Watts, 1 tomada para a geladeira de 350 Watts e 1 condicionador de ar 800 Watts será um total de 4600 Watts.
      O quadro de distribuição interna QDI será composto de uma proteção geral com disjuntor monopolar de 50 A, 1 circuito individual para o condicionador com disjuntor monopolar de 10 A, 2 circuitos para as tomadas dos PCs com disjuntor monopolar de 10 A, 1 circuito para as tomadas da geladeira e impressora com disjuntor de 10 A. os condutores das tomadas será de 2,5mm², os condutores de retornos da iluminação será de 1,5mm², os condutores do circuito do condicionador de ar será de 2,5mm².
      Esperamos ter ajudado.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  22. Renato Ferrero

    Por favor, estou precisando verificar a instalação elétrica de um apartamento para instalação de um ar condicionado que terá 18000BTUs e 220V, já li em outra pergunta feita aqui no site que o sistema de proteção do circuito para essa tomada será disjuntor bipolar de 15A e seção de 2,5mm² para o condutor. Show de bola! Agora, minha dúvida persiste pois no meu quadro tenho um sistema DR de 63A e a principio a instalação do ar vai fazer com que o quadro ultrapasse esse limite, como eu faço pra proteger a chave geral, sendo que comercialmente não achei nenhum DR com mais de 63A?

    Obrigado,

    Renato Ferrero.

    • Redes Elétricas

      Olá Renato, a potencia do condicionador de ar é de aproximadamente 2600 Watts isso é próximo de 12 A, em alguns casos específicos é necessário fazer algumas adequações. Por desconhecer o diagrama do quadro, acredito que este vai ser o seu caso. Se você quiser proteger o circuito do ar com DR, você vai ter que fazer um circuito individual ligando os condutores antes do DR existente e ligando em outro para a proteção. Esta adequação terá que ter os maiores cuidados para que a entrada e saída fique totalmente separadas das existentes. Se tiver outras duvidas encaminha a foto do quadro para que possamos auxilia-lo com ais clareza.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  23. Daniel Araujo

    Muito boa noite. Minha duvida é se em disjuntor bipolar de 20A DIN, posso colocar um forno e um micro ondas ambos 220.
    No meu quadro não tem espaço para colocar outro disjuntor de só pra o micro como gostaria, tudo isso por ter recebido errado o micro ondas… onde deveria ter vindo 127 e estaria tudo certo, pois tem um disjuntor de 20a para uma tomada 127. Desde já agradeço

    Forno MB38X 220 V
    Potência de consumo (W) 1500
    Corrente (A) 7
    Mínima: 201 V e Máxima: 231 V

    Forno OE9SX 220 V
    Potência total das resistências do forno (W) 2706
    Corrente (A) 12,6

    • Redes Elétricas

      Olá Daniel, a NBR-5410 é clara, todos os equipamentos com a corrente superior a 10 Amperes terá que ter sua tomada de uso especifico (TUE), por outro lado o disjuntor bipolar tipo DIN existente poderá ser a proteção de um dos fornos desde que a potencia total do equipamento com tensão 220 Volts não ultrapasse 4400 Watts. O condutor de 2,5mm² é o ideal para este circuito.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  24. Eloise

    Oi, preciso alimentar uma casa em um sítio que está distante 150 metros do padrão. A tensão e monofásica 127. Potencia máxima instalação 12kw e corrente 80 A. Que cabo devo usar ? Alumínio seria uma boa opção? Obrigada

    • Redes Elétricas

      Olá Eloise, o condutor para esta potencia e distancia é de 95mm² de cobre ou 120mm² de alumínio poderá ser o cabo multiplexado 2 x 120mm².
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  25. Weverton

    Bom dia.
    Vou fazer uma instalação de 2 chuveiros 5500W 220V e tenho 2 disjuntores bipolares de 40A (um para cada separadamente).
    Posso deixar estes disjuntores de 40A mesmo, já que posso trocar o chuveiro de 5500W por um de 7500W sem problema no futuro?
    A fiação será de 6mm.
    Qual o fio (mm) devo usar da rede até o disjuntor de 40A?
    Obrigado.

    • Redes Elétricas

      Olá Weverton, Para cada chuveiro devera ter um circuito especifico sendo que para cada chuveiro terá um disjuntor bipolar de 30 A e condutor de 4mm² para o chuveiro de 7500 Watts o disjuntor devera ser de 35 A e condutor de 6mm².
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  26. Lúcia

    Olá! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos, foram de grande ajuda! Pretendo ligar um forno elétrico 3125w a uma tomada 110. Minha dúvida é… Qual deve ser a espessura mínima do fio? A geladeira (60kwh/mês) é ligada a uma tomada no mesmo disjuntor (mas não a mesma tomada), isso pode interferir muito? Mais algum cuidado devo tomar? Não entendo nada do assunto, desde já agradeço.

    • Redes Elétricas

      Olá Lucia, este forno de 3125 Watts é igual a 28,4 Amperes ligado na tensão de 110 volts, atualmente você teM uma geladeira no mesmo circuito que pelo consumo mensal deve ser de aproximadamente 300 Watts de potencia assim sendo o circuito terá aproximadamente 31 Amperes, o condutor para este circuito será de 6mm² e disjuntor unipolar de 35 A. Sugestão referente ao cuidado e fazer cumprir a NBR-5410 é instalar um circuito especifico para o forno.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  27. Heliesio Vaz

    Montei 4 circuitos na minha instalação. Sendo 1 disjuntor de 32A para tomadas e 1 disjunto 32A para cada chuveiro(2) com bitola de 4mm², (chuveiros 3200w) , e 1 Disjuntor de 15A para iluminação fio 1,5 mm². O terra também 4mm².

    Para disjuntor do padrão penso em usar 70A com cabo do padrão ao distribuidor de 16mm². O Fio do padrão ate o distribuidor será uns 4 metros.

    Minha duvida é acerca do fio terra. Tem algum problema eu usar apenas uma saída da caixa de distribuição ao invés de ficar tirando um pra cada circuito?

    • Redes Elétricas

      Olá Heliesio Vaz, segundo suas informações, acredito que esta faltando o disjuntor geral no quadro de distribuição interna (QDI). O restante dos circuitos será da seguinte maneira;
      1 Disjuntor geral 63 A bipolar se a tensão for 220 volts ou monopolar se for 110 volts;
      2 circuitos para chuveiro com disjuntor de 20 A. condutor 2,5mm² se for 220 V. ou 30 A. condutor 4mm² se for 110 V.;
      1 circuito para tomadas de uso gerais, a corrente do disjuntor é igual a potencia instalada após os cálculos de demanda, o condutor devera ser mínimo de 2,5mm²;
      1 circuito para iluminação, a corrente do disjuntor é igual a potencia instalada após os cálculos de demanda o condutor devera ser no mínimo de 1,5mm²;
      O disjuntor do quadro padrão a capacidade é determinada pela concessionaria de energia elétrica local.
      Quanto ao condutor de aterramento a NBR-5410 determina um condutor para cada circuito, mas se no seu caso não tiver disponibilidade de espaço nos eletrodutos, poderá passar um único cabo com identificação verde ou verde / amarelo e interligar nas tomadas e outros aterramentos.
      Importante verifique a condição do fio terra, se realmente esta com a resistividade boa.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  28. Heliesio

    Mas 63A nao suportaria 2 chuveiros ligado ao mesmo tempo e um ar condicionado, juntamente com lampadas e outros equipamentos como geladeira tlevisao receptor. No meu calculo so o ar condicionado e chuveiro chegaia em 7148W. Por isso havia descrevido 70A.

    Na norma é obrigatorio disjuntor geral no QDI?

    • Redes Elétricas

      Olá Heliesio, difícil as vezes sentir as dificuldades que o nosso semelhante sente, por isso que insisto em ter o máximo de informações para que possamos atende-los da melhor maneira possível. Peço a fineza de enviar todos os dados de equipamentos contendo a potencia, tensão e se possível enviar foto do quadro existente, ok. Sobre os dispositivos de proteção verifique qual o ideal para o seu caso.

      Dispositivo DR ou Interruptor DR
      É um dispositivo de seccionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contatos quando ocorrer uma corrente de fuga à terra. O circuito protegido por este dispositivo necessita ainda de uma proteção contra sobrecarga e curto circuito que pode ser realizada por disjuntor ou fusível, devidamente coordenado com o Dispositivo DR.

      Disjuntor DR
      É um dispositivo de seccionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contatos quando ocorrer uma sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga à terra. É recomendado nos casos onde existe a limitação de espaço.

      Módulo DR
      É um dispositivo destinado a ser associado a um disjuntor termomagnético, adicionando a este a proteção diferencial residual, ou seja, esta associação permite a atuação do disjuntor quando ocorrer uma sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga à terra. É recomendado para instalações onde a corrente de curto circuito for elevada. Recomenda-se a maior atenção quando se trata de instalações elétricas. Um fio descascado, uma tomada ou um interruptor com defeito podem colocar em risco pessoas e bens. São frequentes os problemas associados a mau isolamento em aparelhos ou eletrodomésticos. Superfícies com que se lida quotidianamente e consideradas geralmente seguras, como o registro do chuveiro, o painel de uma máquina de lavar, ou a porta da geladeira, podem tornar-se causas de eletrocução. O Dispositivo DR atua em quaisquer umas destas situações, sempre que uma fuga de corrente coloque em risco vidas e bens.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  29. ALEXANDRE BENDO

    Boa noite

    MINHA REDE É MONOFASICA (TENSÃO DE 220 V) DO POSTE ATÉ QDI INTERNO USEI FIO RIGIDO DE 10 mm parA FASE E NEUTRO , NO QDI TENHO 4 DISJUNTORES, SENDO DISTRIBUIDO DESTA FORMA:

    DISJUNTOR 1 -32 AMPERES- CHUVEIRO DE 7600 W VOLTAGEM 220 V USEI FIO 10MM RIGIDO

    DISJUNTOR 2 -20 AMPERES- AR CONCICIONADO DE 12000 BTUS E 1078 W USEIO FIO DE 4MM

    DISJUNTOR 3 -20 AMPERES- PARA A COZINHA USEI FIO RIGIDO DE 10 MM PARA O CIRCUITOS E 6 MM PARA AS TOMADAS (TUDO INDIVUALMENTE AS TOMADAS

    GELADEIRA FICA LIGADA DIRETA/
    FORNO ELETRICO/MICROONDAS/CAFETEIRA/DEPURADOR – SÃO LIGADOS SÓ QUANDO ESTÃO EM USO DEPOIS RETIRADOS DA TOMADA

    DISJUNTOR 4 -20 AMPERES- PARA O RESTANTE DA CASA USANDO FIO RIGIDO DE 10 MM PARA O CIRCUITO

    PARA TV, DVD , VENTILADOR, ROTIADOR, E LAMPADAS

    GOSTARIA DE SABER SE A AMPERAGEM DOS DISJUNTORES QDI ESTAO CORRETAS?

    DESDE JÁ AGRADEÇO A AJUDA DE VOCÊS
    ALEXANDRE BENDO

    • Redes Elétricas

      Olá Alexandre Bendo, pelo seu relato os condutores estão bem acima dos exigidos pela norma, não que isso esta incorreto, é melhor a mais do que a menos, mas, para auxilia-lo com mais garantia vamos precisar de mais informações referente às potencias de cada equipamento e tensão de utilização. Envie para que possamos auxilia-lo.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  30. fernando

    olá amigo estou querendo fazer instalação em um pavilhão e quero puxar a fiação da caixa do relógio pois la tem um disjuntor de 40A que fornece energia a uma casa, posso usar o mesmo disjuntor pois voou ligar apenas uma furadeira de bancada, lixadeira e uma maquina de solda ou devo mudar o disjuntor da caixinha

    • Redes Elétricas

      Olá Fernando, para as informações, vamos precisar dos seguintes dados, tensão da edificação (127/220) monofásico, bifásico ou trifásico, bitola dos condutores da entrada do quadro padrão e saída do disjuntor de 40 A, potencia em Watts ou Amperes das maquinas e suas respectivas tensões e a distancia do quadro padrão até o pontos das maquinas. Envie para que possamos auxilia-lo.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Redes Elétricas

      Olá Darlei, O disjuntor bipolar é para sistema bifásico é quando a rede tem duas fases.
      O sistema monofásico com tensão 127 que utiliza somente um fio fase, neste caso o disjuntor para a proteção é também monofásico ou monopolar.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  31. Sandra

    Tenho um forno para ligar numa tomada de 20 amperes, mas o fio recomendado para ligar o forno é 6mm e ele não encaixa de jeito nenhum é muito grosso. O que devo fazer?

    • Redes Elétricas

      Olá Sandra, se possível envie as informações contidas no forno para que possamos auxilia-la melhor. É preciso saber de onde partiu essa recomendação se é do fabricante ou fornecedor de materiais se possível também, envie a tensão que ira ligar e a distancia aproximada do quadro de luz.
      Equipe: REDS ELÉTRICAS

  32. claudinei

    Boa tarde. Por favor, em casa tem o disjuntor geral assim: 2 de 60. E um deles divide para 2 de 30. O outro divide para 2 de 40. Este que divide para 2 de 40, tem algum problema ? Ou deveria, obrigatoriamente ser para 2 de 30 ? Obrigado.

    • Redes Elétricas

      Olá Claudinei, faltou mais algumas informações para uma resposta exata. Para que possamos auxilia-lo, é preciso saber se os disjuntores são exclusivos para alguns circuitos e a tensão da edificação qual é 110/220 volts. Se possível envie algumas fotos do quadro em questão para que verificar ok;
      aguardamos.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  33. DIEGO ALMEIDA

    Ola! Dei uma lida nas dúvidas do ´pessoal e não achei algo parecido com a minha, então vamos lá… Tenho apenas uma tomada 20A – 220V com Fio de 4mm no apartamento, ligada à um disjuntor de 20A. Neste, apenas uso um formo elétrico de 1885W (8,6A). Gostaria de ligar também um Aquecedor 220V com 5400W (24,6A), posso simplesmente duplicar a tomada? Tenho que trocar o fio e o Disjuntor?

    • Redes Elétricas

      Olá Diego, a NBR-5410 orienta para que as tomadas até 10 Amperes sejam consideradas como tomadas de uso comum (TUG’s). E as tomadas de uso específicas (TUE’s) para corrente acima de 10 Amperes. Para sua segurança e atender a NBR, independente de ser menor ou maior de 10 Amperes todos os circuitos resistivos e aquecedores deverão ter os seus circuitos independente, ou seja, condutores e disjuntores individuais. Respondendo a sua pergunta, na tomada do forno elétrico a corrente esta dentro dos padrões, o circuito que você pretende ligar para o aquecedor com potencia de 5400 Watts este devera ser exclusivo. Quando este equipamento é móvel o circuito devera ser com condutor de 4mm² e tomada especifica de 32 Amperes. Esta tomada é encontrada nas lojas de materiais elétricos poderá ser da marca STECK linha azul de 2P+T 32 Amperes juntamente com o plugue macho. Se o equipamento for fixo você poderá adotar a instalação de um quadro com disjuntor bipolar de 30 ou 32 Amperes, ligando o condutor do equipamento diretamente ao disjuntor de proteção.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  34. leffon

    Olá, primeiramente gostaria de parabenizá-lo por todo conteúdo. Muito bom mesmo. Preciso saber se posso ligar 2 chuveiros (220V – 4800A) no mesmo circuito. Se positivo, qual a bitola do condutor e qual capacidade do disjuntor bipolar?

    • Redes Elétricas

      Olá leffon, obrigado pelas considerações.
      A Norma determina que todos os circuitos acima de 10 Amperes sejam de uso específicos, quer dizer, neste caso cada chuveiro deve ter seu circuito independente com condutores de 4mm² e disjuntores bipolar de 25 A.
      Equipe: REDES ELÉRICAS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>