CALCULAR OS CIRCUITOS ELÉTRICOS

É muito comum na época de uma construção ou reforma pensar em economia ou ate mesmo acreditar que esta exagerando na demanda considerada ou sugerida por um profissional. Neste momento temos que considerar o que temos de equipamentos elétricos e o que vamos acrescentar para ligar na rede elétrica. Procure dimensionar individualmente os circuitos elétricos exemplo, chuveiro, aquecedor, ar condicionado, tomadas de uso específicos (TUEs), tomadas de uso geral (TUG), implante a nova norma a NBR 14136 – Plugues e Tomadas para uso doméstico até 20A/ 250V em corrente alternada – Padronização, desenvolvida no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.  As tomadas do novo Padrão Brasileiro foram projetadas para impedir o contato acidental com os pinos do plugue quando estes estão energizados, evitando-se, assim, eventuais choques elétricos.

Outro grande benefício da norma NBR 14136 é a padronização de plugues e tomadas em apenas duas versões de correntes: 10 A e 20 A.

Como cada uma delas possui uma configuração diferente no diâmetro dos pinos, fica impossível ocorrer sobrecarga* de energia.

Na prática, um aparelho eletroeletrônico com corrente de 20 A não pode ser conectado a uma tomada de 10 A, já que seu plugue é compatível apenas com tomadas de 20 A. Já um aparelho com corrente de até 10 A pode ser conectado tanto na tomada de 10 A quanto na de 20 A, pois não existe nenhum risco de sobrecarga nesse circuito.

Em conformidade com a norma ABNT NBR 14136 os plugues e tomadas são com as seguintes medidas.

10 A orifício Ø 4  mm 

20 A orifício Ø 4,8 mm

 

 

E para os circuitos de iluminação, alarme e segurança. A margem de segurança de um cabo elétrico tem que ser considerado para que em alguma situação de sobrecarga e o cabo não sofra aquecimento, isso vale também para os disjuntores na hora da instalação, calcule o disjuntor nunca acima da corrente limite que suporta o cabo, exemplo se for ligar um circuito de chuveiro de 4500 Watts 220 Volts essa corrente será de 20,45 Ampères neste caso devemos usar um disjuntor de 25 Ampères, (20,45 +25% = 25).o acréscimo de 25% da a segurança de alguma variação no circuito queda de tensão, resistência em curto, já vi chuveiro com resistência em curto não é comum mas acontece, a resistência quando ligada sofre aquecimento e se funde com a própria temperatura eliminando almas aspirais e consequentemente aumentando a corrente.  Falando em chuveiro, só use o DR no circuito se a resistência for blindada.

Para os circuitos de tomadas de uso específicos(TUEs) use cabos acima de 4mm² e as tomadas deverão ser de 20 Ampères, quando for adquirir as tomadas e plugues novo padrão para 10 e 20 Ampères isso é para segurança dos circuitos o pino de 20 Ampères não entra na tomada de 10 Ampères e para as tomadas de uso geral (TUG) use cabos de 2,5mm², neste caso informe ao cliente que as tomadas são para 10 Ampères e não poderá ultrapassar essa corrente mesmo o cabo sendo de 2,5mm² que suporta 21 Ampères, neste caso a potencia poderá ser no Maximo até 1200 Watts por tomada.

Para montagem dos quadros, coloque primeiramente no inicio do barramento os circuitos de correntes maiores, distribua por setores os ambientes do imóvel, distribuindo os circuitos de maneira que as cargas fiquem equilibradas, quando o circuito for bifásico ou trifásico.

O modelo de planta ilustra como distribuir os circuitos.

 

Equipe: REDES ELÉTRICAS

345 comments

  1. Moro nua casa que a rede elétrica tem mais de trinta anos estou gastando 208klwast ao mês vou mudar a fiação para 4mm tanto para rede geral como para as tomadas no caso das lâmpadas vou usar fio de 1.5mm na minha casa somando tenho 14 tomadas e 8 lâmpadas florescente no caso qual dijuntor correto vou aguardar a resp obrigado!!!

    • Redes Elétricas

      Olá Sousa, desculpe o atraso na resposta, estávamos com problemas no site.
      Devido ao tempo se ainda não fez os serviços. Envie para nós a área ² da edificação e a tensão se 127 ou 220 volts.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  2. Redes Elétricas

    Olá Amilton,
    O disjuntor geral devera ser equivalente à carga total existente ex. se o disjuntor atual for de 40 Amperes substitua por um de disjuntor bipolar de 50 Amperes. Para o condicionador de ar o condutor será de 2,5mm² e disjuntor bipolar de 15 Amperes. espero ter ajudado.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  3. Redes Elétricas

    Olá Adriano,
    A principio acredito que o consumo em kWh esta alto demais para uma edificação de dois cômodos, por outro lado é preciso saber o que você tem instalado na edificação. Quando você diz cabo de (2 m) deve ser de 2,5mm² correto? Essa bitola é para corrente máxima de 21 Amperes que acima disso poderá ocorrer aquecimento do condutor com isso poderá consumir uma carga considerável. Quanto ao condutor de 6mm² é para 36 Amperes. Além disso, tem o fator distancia que devemos considerar dependendo da potencia instalada.
    Verifique as potencias instaladas, quantidades de equipamentos e tensão e envie para que possamos atendê-lo a contento.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  4. Na minha casa foi feita a parte eletrica e foi colocado um fio vermelho para o chuveiro 220 mas esse dois fios vermelhos são 2.5 mm. O que eu pode ser feito ? E para ajudar na tub nao tem co passar um fio de 4mm.pode ser esse que ja esta estalado na minha casa? É só um chuveiro na casa toda

    • Redes Elétricas

      Olá Vitor, esse fio (condutor) de 2,5mm² é para a corrente máxima de 21 Amperes neste caso oo chuveiro não poderá ser superior a 4500 Watts de potencia. Verifique se realmente o condutor é somente para o circuito do chuveiro caso não for a potencia o chuveiro terá que ser menor quer dizer, a somatória não poderá exceder a potencia de 4500 Watts.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  5. Redes Elétricas

    Olá Lucas, grosseiramente pode ser isso, mas vamos ao correto. Todas as instalações elétricas tem que ser feito cálculos de demanda que através das somas totais é que vamos calcular os condutores e dispositivos de proteção. Para isso é necessário ter em mãos a tensão da edificação 127 ou 220 volts ou as duas, as quantidades de tomadas de uso gerais (TUGs), tomadas de uso específico (TUEs) e iluminação geral. Envie para que possamos atende-lo da melhor maneira possível.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  6. Redes Elétricas

    Olá Carlos, os cálculos são baseados na potencias e tensão de cada equipamento. Se você tiver condição de enviar essas informações farei os cálculos com maior prazer.
    Tensão da geladeira e freezer, potencia em Watts ou Corrente (A), tensão (Volts) e se já existe os circuitos para os dois equipamentos. Se tiver duvidas procure essas informações na placa de identificação do fabricante dos produtos onde esta todas as informações necessárias.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  7. Redes Elétricas

    Olá André, obrigado pelas considerações.
    A matéria do blog é um modelo exato de como se deve estar as posições dos disjuntores e seus condutores. Apesar disso é comum algum “eletricista” montarem da maneira que lhe convém atropelando o que é correto.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  8. Redes Elétricas

    Olá Daniel, primeiramente teremos que saber a potencia de cada maquina e qual a tensão que vai utilizar 110/220. Envie para que possamos ajuda-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Redes Elétricas

      Daniel, por se tratar de circuito acima de 10 Amperes, o ideal é fazer uma distribuição de circuito de uso especifico (TUE). Seria três circuitos (TUE) um para cada maquina e um circuito de uso geral (TUG) para a tv e radio. Montado da seguinte maneira, um disjuntor unipolar geral de 50 Amperes, três disjuntores unipolar de 20 Amperes sendo um para cada maquina e um disjuntor unipolar de 16 Amperes para o radio e tv..
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Redes Elétricas

      Olá Wagner, sim o condutor de 1,5mm² suporta até 15 Amperes, mas para instalações elétricas devemos nos ater a NBR-5410 onde neste caso o condutor para todos os circuitos de tomadas não importando ser de corrente ser baixa, temos que utilizar o condutor de no mínimo de 2,5mm² e ter o dispositivo de proteção individual considerando a tomada de uso especifico (TUE).
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  9. SANDOVAL

    OLA BOA NOITE, TENHO UMA DUVIDA VOU FAZER UMA ELÉTRICA NUMA ACADEMIA E NA SOMA DOS EQUIPAMENTOS MAI O MENOS, (100) AMPERES, QUAL A BITOLA DOS CABOS USO DO PADRÃO ATE O QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO vai ser trifásico

    • Redes Elétricas

      Olá Sandoval, relacione todos os equipamentos a ser instalados e tensão de utilização de cada equipamento trifásico, bifásico e monofásico. Após os estudos de demanda e potencia instalada, você tem a corrente calculada seguidamente calcule a distancia do quadro padrão até o quadro de distribuição interna para ver se será necessário fazer os cálculos de perda de tensão. Mas se você já fez isso o cabo para essa corrente será de 25mm².
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  10. Redes Elétricas

    Olá Airton, o ideal é projetar um quadro para cada pavimento, sendo um quadro geral no andar térreo e um sub quadro para cada andar superior. No quadro principal localizado no térreo é dimensionado para atender a carga total da edificação. Tendo no seu interior o circuito local e os circuitos de cada sub quadro. Antes de determinar as medidas do quadro, será necessário fazer os estudos de demanda e potencia a ser instalada, deixar reserva técnica nos quadros, em seguida determinar os números de circuitos necessários para uma perfeita instalação.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  11. Redes Elétricas

    Olá Daniel, você tem que somar as potencias de cada equipamento e dividir pela tensão que vai utilizar para os eletrônicos. De antemão sugiro utilizar cabo PP 3×2,5mm², sendo dois para a tensão e um para o terra do equipamento.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  12. Redes Elétricas

    Olá Harrison, a potencia de 750 Watts ligado na tensão 115 Volts a corrente será de 6,52 Amperes, sendo assim a tomada de 10 Amperes é suficiente para a corrente em questão.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  13. Redes Elétricas

    Olá Edilson, para dimensionar o disjuntor geral que é de 63 A. você deve ter calculado a demanda dos circuitos, caso não, terei que conhecer o diagrama de distribuição do QDI existente e seus circuitos, se o DR é somente para o circuito de tomadas ou outros. Se possível envie os potencias instaladas nos circuitos para que possamos auxilia-lo
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  14. Redes Elétricas

    Olá Marcos Aguiar, obrigado pelas considerações. Para o cálculos de corrente é preciso saber a potencia do equipamento e a distancia entre a câmera frigorifica e o quadro de distribuição. Envie para nós para que possamos ajuda-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  15. Redes Elétricas

    Olá Gilson,
    Sim poderá instalar as 2 lâmpadas tipo mista de 500 Watts 220 Volts.
    O disjuntor será de 10 Amperes e a sua função é para proteção o interruptor é para manobras de ligar e desligar, quanto ao disjuntor, usar o unipolar se a tensão for 220 monofásica e bipolar se a tensão for 220 Volts bifásica.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  16. Vou montar numa loja luminárias quero saber qual a potencia do meu disjuntor serão 05 jogos de luminárias com lâmpadas de 54w cada luminárias vai duas lâmpadas no total de 1080 w ligada a uma tensão 220v

    • Redes Elétricas

      Olá Valeria, a potencia total de 1080 Watts ligado na tensão de 220 Volts a corrente será de 4,91 Amperes. por se tratar de pontos separados sugiro utilizar cabo de 2,5mm² como circuito principal e os ramais dos jogos com condutor de 1,5mm². Apesar da corrente ser de 4,91 Amperes você poderá utilizar o disjuntor de 10 Amperes.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  17. obrigada pela resposta anterior não abusando tenho mais uma pergunta

    neste disjuntor de 10 amperes quantos jogos de luminárias sendo que cada luminária vai ter em lâmpadas 108watts.

    e se posso derrepente aumentar esse disjuntor tipo 20A qual a bitola usada e quantas luminárias posso instalar sem risco de aquecimento dos fios sendo que essas lâmpadas estão por mais de 12 horas em funcionamento.

  18. Redes Elétricas

    Olá Leano, acredito que a tensão que será usada será de 220 volts correto, a corrente no caso será de 4,55 Amperes, o condutor de 1,5mm² seria suficiente, mas como não temos o conhecimento do local da instalação e distancia da fonte de energia sugiro utilizar o condutor de 2,5mm² para não ter queda de tensão no momento da ligação. O disjuntor geral poderá ser de 10 Amperes.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  19. Redes Elétricas

    Olá José Maria, para essas potencias e por desconhecer a demanda de utilização, a corrente total é de 44,69 Amperes, mas acredito que você tenha outros consumos na edificação como lâmpadas tomadas de uso gerais, geladeira, maquina de lavar e outros que deverão ser incluídos no estudo de demanda. O ideal é você enviar todas as informações dos pontos para que possamos te ajudar, tudo bem? Envie que te auxiliamos.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  20. Renato Ferrero

    Por favor, estou precisando verificar a instalação elétrica de um apartamento para instalação de um ar condicionado que terá 18000BTUs e 220V, já li em outra pergunta feita aqui no site que o sistema de proteção do circuito para essa tomada será disjuntor bipolar de 15A e seção de 2,5mm² para o condutor. Show de bola! Agora, minha dúvida persiste pois no meu quadro tenho um sistema DR de 63A e a principio a instalação do ar vai fazer com que o quadro ultrapasse esse limite, como eu faço pra proteger a chave geral, sendo que comercialmente não achei nenhum DR com mais de 63A?

    Obrigado,

    Renato Ferrero.

    • Redes Elétricas

      Olá Renato, a potencia do condicionador de ar é de aproximadamente 2600 Watts isso é próximo de 12 A, em alguns casos específicos é necessário fazer algumas adequações. Por desconhecer o diagrama do quadro, acredito que este vai ser o seu caso. Se você quiser proteger o circuito do ar com DR, você vai ter que fazer um circuito individual ligando os condutores antes do DR existente e ligando em outro para a proteção. Esta adequação terá que ter os maiores cuidados para que a entrada e saída fique totalmente separadas das existentes. Se tiver outras duvidas encaminha a foto do quadro para que possamos auxilia-lo com ais clareza.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  21. Redes Elétricas

    Olá Mauricio, para o calculo de corrente e perda de tensão, é necessário saber a potencia que ira ser instalada, quantidades de tomadas de uso gerais, são aquelas de uso comum, de tomadas de uso específico, são as de uso em aquecedores chuveiros motores e outros de corrente acima de 10 Amperes e a tensão da edificação 127/220 se é monofásico, bifásica ou trifásica. Envie para nós para que possamos auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  22. Redes Elétricas

    Olá Michael, pelas suas informações, os cálculos são de 6584 Watts de potencia instalada. Para o circuito geral o condutor será de 10mm², para o circuito do chuveiro será e 6mm², para os circuitos de iluminação será o condutor principal de 2,5mm² e os retornos de 1,5mm². Por desconhecer a planta da edificação e ver que você contemplou o numero de tomadas de uso gerais em 50 unidades, Sugiro dividir os circuitos de iluminação e tomadas por setores e não deixar em um único disjuntor, se preferir ter mais ajuda envie o desenho da planta para que possamos auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  23. Redes Elétricas

    Olá Ailton, acredito que os desarmes do disjuntor é consequência de distribuição no QDI quadro de distribuição interna. Desconhecendo o diagrama do quadro de distribuição sugiro distribuir da seguinte maneira;
    1 disjuntor geral bipolar de 63 A;
    A distribuição será;
    1 disjuntor bipolar de 35 A para o circuito do chuveiro;
    2 circuitos individuais com disjuntor monopolar de 20 A para a maquina de lavar e ferro elétrico;
    1 disjuntor monopolar de 10 A para o banheiro;
    1 disjuntor monopolar de 10 A para o quarto 1;
    1 disjuntor monopolar de 10 A para o quarto 2.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  24. Redes Elétricas

    Olá Mike, acredito que para a sala para comportar um numero de 10 pessoas é no mínimo de 25 m², será uma potencia aproximada de 300 watts, 10 tomadas para PC 3000 Watts, 1 tomada para impressora 150 Watts, 1 tomada para a geladeira de 350 Watts e 1 condicionador de ar 800 Watts será um total de 4600 Watts.
    O quadro de distribuição interna QDI será composto de uma proteção geral com disjuntor monopolar de 50 A, 1 circuito individual para o condicionador com disjuntor monopolar de 10 A, 2 circuitos para as tomadas dos PCs com disjuntor monopolar de 10 A, 1 circuito para as tomadas da geladeira e impressora com disjuntor de 10 A. os condutores das tomadas será de 2,5mm², os condutores de retornos da iluminação será de 1,5mm², os condutores do circuito do condicionador de ar será de 2,5mm².
    Esperamos ter ajudado.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  25. Redes Elétricas

    Olá Daniel, a NBR-5410 é clara, todos os equipamentos com a corrente superior a 10 Amperes terá que ter sua tomada de uso especifico (TUE), por outro lado o disjuntor bipolar tipo DIN existente poderá ser a proteção de um dos fornos desde que a potencia total do equipamento com tensão 220 Volts não ultrapasse 4400 Watts. O condutor de 2,5mm² é o ideal para este circuito.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  26. Redes Elétricas

    Olá Eloise, o condutor para esta potencia e distancia é de 95mm² de cobre ou 120mm² de alumínio poderá ser o cabo multiplexado 2 x 120mm².
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  27. Weverton

    Bom dia.
    Vou fazer uma instalação de 2 chuveiros 5500W 220V e tenho 2 disjuntores bipolares de 40A (um para cada separadamente).
    Posso deixar estes disjuntores de 40A mesmo, já que posso trocar o chuveiro de 5500W por um de 7500W sem problema no futuro?
    A fiação será de 6mm.
    Qual o fio (mm) devo usar da rede até o disjuntor de 40A?
    Obrigado.

    • Redes Elétricas

      Olá Weverton, Para cada chuveiro devera ter um circuito especifico sendo que para cada chuveiro terá um disjuntor bipolar de 30 A e condutor de 4mm² para o chuveiro de 7500 Watts o disjuntor devera ser de 35 A e condutor de 6mm².
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  28. Redes Elétricas

    Olá Lucia, este forno de 3125 Watts é igual a 28,4 Amperes ligado na tensão de 110 volts, atualmente você teM uma geladeira no mesmo circuito que pelo consumo mensal deve ser de aproximadamente 300 Watts de potencia assim sendo o circuito terá aproximadamente 31 Amperes, o condutor para este circuito será de 6mm² e disjuntor unipolar de 35 A. Sugestão referente ao cuidado e fazer cumprir a NBR-5410 é instalar um circuito especifico para o forno.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  29. Redes Elétricas

    Olá Heliesio Vaz, segundo suas informações, acredito que esta faltando o disjuntor geral no quadro de distribuição interna (QDI). O restante dos circuitos será da seguinte maneira;
    1 Disjuntor geral 63 A bipolar se a tensão for 220 volts ou monopolar se for 110 volts;
    2 circuitos para chuveiro com disjuntor de 20 A. condutor 2,5mm² se for 220 V. ou 30 A. condutor 4mm² se for 110 V.;
    1 circuito para tomadas de uso gerais, a corrente do disjuntor é igual a potencia instalada após os cálculos de demanda, o condutor devera ser mínimo de 2,5mm²;
    1 circuito para iluminação, a corrente do disjuntor é igual a potencia instalada após os cálculos de demanda o condutor devera ser no mínimo de 1,5mm²;
    O disjuntor do quadro padrão a capacidade é determinada pela concessionaria de energia elétrica local.
    Quanto ao condutor de aterramento a NBR-5410 determina um condutor para cada circuito, mas se no seu caso não tiver disponibilidade de espaço nos eletrodutos, poderá passar um único cabo com identificação verde ou verde / amarelo e interligar nas tomadas e outros aterramentos.
    Importante verifique a condição do fio terra, se realmente esta com a resistividade boa.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  30. Redes Elétricas

    Olá Alexandre Bendo, pelo seu relato os condutores estão bem acima dos exigidos pela norma, não que isso esta incorreto, é melhor a mais do que a menos, mas, para auxilia-lo com mais garantia vamos precisar de mais informações referente às potencias de cada equipamento e tensão de utilização. Envie para que possamos auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  31. Redes Elétricas

    Olá Heliesio, difícil as vezes sentir as dificuldades que o nosso semelhante sente, por isso que insisto em ter o máximo de informações para que possamos atende-los da melhor maneira possível. Peço a fineza de enviar todos os dados de equipamentos contendo a potencia, tensão e se possível enviar foto do quadro existente, ok. Sobre os dispositivos de proteção verifique qual o ideal para o seu caso.

    Dispositivo DR ou Interruptor DR
    É um dispositivo de seccionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contatos quando ocorrer uma corrente de fuga à terra. O circuito protegido por este dispositivo necessita ainda de uma proteção contra sobrecarga e curto circuito que pode ser realizada por disjuntor ou fusível, devidamente coordenado com o Dispositivo DR.

    Disjuntor DR
    É um dispositivo de seccionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contatos quando ocorrer uma sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga à terra. É recomendado nos casos onde existe a limitação de espaço.

    Módulo DR
    É um dispositivo destinado a ser associado a um disjuntor termomagnético, adicionando a este a proteção diferencial residual, ou seja, esta associação permite a atuação do disjuntor quando ocorrer uma sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga à terra. É recomendado para instalações onde a corrente de curto circuito for elevada. Recomenda-se a maior atenção quando se trata de instalações elétricas. Um fio descascado, uma tomada ou um interruptor com defeito podem colocar em risco pessoas e bens. São frequentes os problemas associados a mau isolamento em aparelhos ou eletrodomésticos. Superfícies com que se lida quotidianamente e consideradas geralmente seguras, como o registro do chuveiro, o painel de uma máquina de lavar, ou a porta da geladeira, podem tornar-se causas de eletrocução. O Dispositivo DR atua em quaisquer umas destas situações, sempre que uma fuga de corrente coloque em risco vidas e bens.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  32. Redes Elétricas

    Olá Darlei, O disjuntor bipolar é para sistema bifásico é quando a rede tem duas fases.
    O sistema monofásico com tensão 127 que utiliza somente um fio fase, neste caso o disjuntor para a proteção é também monofásico ou monopolar.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  33. Redes Elétricas

    Olá Fernando, para as informações, vamos precisar dos seguintes dados, tensão da edificação (127/220) monofásico, bifásico ou trifásico, bitola dos condutores da entrada do quadro padrão e saída do disjuntor de 40 A, potencia em Watts ou Amperes das maquinas e suas respectivas tensões e a distancia do quadro padrão até o pontos das maquinas. Envie para que possamos auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  34. Sandra

    Tenho um forno para ligar numa tomada de 20 amperes, mas o fio recomendado para ligar o forno é 6mm e ele não encaixa de jeito nenhum é muito grosso. O que devo fazer?

    • Redes Elétricas

      Olá Sandra, se possível envie as informações contidas no forno para que possamos auxilia-la melhor. É preciso saber de onde partiu essa recomendação se é do fabricante ou fornecedor de materiais se possível também, envie a tensão que ira ligar e a distancia aproximada do quadro de luz.
      Equipe: REDS ELÉTRICAS

  35. Redes Elétricas

    Olá Claudinei, faltou mais algumas informações para uma resposta exata. Para que possamos auxilia-lo, é preciso saber se os disjuntores são exclusivos para alguns circuitos e a tensão da edificação qual é 110/220 volts. Se possível envie algumas fotos do quadro em questão para que verificar ok;
    aguardamos.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  36. Redes Elétricas

    Olá Diego, a NBR-5410 orienta para que as tomadas até 10 Amperes sejam consideradas como tomadas de uso comum (TUG’s). E as tomadas de uso específicas (TUE’s) para corrente acima de 10 Amperes. Para sua segurança e atender a NBR, independente de ser menor ou maior de 10 Amperes todos os circuitos resistivos e aquecedores deverão ter os seus circuitos independente, ou seja, condutores e disjuntores individuais. Respondendo a sua pergunta, na tomada do forno elétrico a corrente esta dentro dos padrões, o circuito que você pretende ligar para o aquecedor com potencia de 5400 Watts este devera ser exclusivo. Quando este equipamento é móvel o circuito devera ser com condutor de 4mm² e tomada especifica de 32 Amperes. Esta tomada é encontrada nas lojas de materiais elétricos poderá ser da marca STECK linha azul de 2P+T 32 Amperes juntamente com o plugue macho. Se o equipamento for fixo você poderá adotar a instalação de um quadro com disjuntor bipolar de 30 ou 32 Amperes, ligando o condutor do equipamento diretamente ao disjuntor de proteção.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  37. Redes Elétricas

    Olá leffon, obrigado pelas considerações.
    A Norma determina que todos os circuitos acima de 10 Amperes sejam de uso específicos, quer dizer, neste caso cada chuveiro deve ter seu circuito independente com condutores de 4mm² e disjuntores bipolar de 25 A.
    Equipe: REDES ELÉRICAS

  38. Redes Elétricas

    Olá Amilton, a lâmpada com a corrente iguala 524 mA , SENDO 6 PEÇAS A CORRENTE TOTAL SERÁ DE 3144 mA ligado na tensão 220 Volts, a corrente é de 3,14 Amperes. Sugiro instalar um disjuntor bipolar de 6 A. Apesar da corrente ser baixa, o condutor ideal é de 2,5mm².
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  39. Yurian Carneiro

    Olá, boa tarde.
    Tenho um amplificador de potencia de 5000w. Me foi dito que ele funcionaria em tomada 220v, mas fazendo o calculo, acho que a amperagem é para lá de 22A. Nem mesmo em uma residencia com comodos com tomadas de 20A dariam conta, né? Vc pode me falar alguma opção barata e viável para eu adaptar a rede para sustentar meu sistema de som? Valeu.

    • Redes Elétricas

      Olá Yurian, a potencia é de 5000 Watts e tensão 220 Volts sendo assim, a corrente é 22,72 Amperes. Realmente a tomada de uso domestico não comporta a corrente do equipamento, sugiro a você utilizar a tomada de uso industrial de 32 A. 2P+T da linha azul da STECK.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  40. Redes Elétricas

    Olá Cesar, o calculo é a potencia dividido pela tensão que é de 35,45 A. para este circuito o condutor será de 6mm² e disjuntor de 40 Amperes.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  41. Redes Elétricas

    Olá Dantas, para auxilia-lo da melhor maneira preciso saber a potencia em (Watts ou Amperes), individual de todos os equipamentos que serão instalados, pelo fato dos circuitos serem específicos e terem suas proteções individuais. Peço informar qual o tipo da rede elétrica se é monofásica (fase e neutro) ou bifásica (fase-fase-neutro) três fios. Devido a sua informação da tensão ser de 240 Volts sugiro verificar a tensão de trabalho dos motores. Para os cálculos de bitola de condutores é necessário saber as potencias dos equipamentos.
    Envie as informações para que possamos auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  42. Thainá

    Oi, fiz uma casa ao lado da dos meus sogros, puxamos a fiação da casa deles que é de 6 mm, agora na mesma fiação tem dois chuveiros que segundo meu sogro não podem ser ligados ao mesmo tempo e agora estou querendo ligar uma geladeira mas me disseram que iria sobrecarregar por já ter uma ligada, teria que comprar um fio 10 mm para poder ligar outra geladeira?

    • Redes Elétricas

      Olá Thainá, primeiramente teremos que saber a tensão da edificação (127, 220), potencia dos equipamentos instalados e se existe quadro de distribuição interna (QDI). Adiantando as informações, para os chuveiros independentes da potencia terá que ser instalado circuito independente para cada um. Isso vale também para todas as tomadas de uso especifico que são aquelas que são utilizadas para todo tipo de aquecedores e resistências da edificação. Sugiro se possível enviar todos os dados para que possamos auxiliá-la.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  43. Redes Elétricas

    Olá Marcelo, por ser um material de elevado valor, o ideal é você medir exatamente por onde vai passar o cabo. se for fazer a conexão aérea deixe o suficiente para a emenda com conector tipo prensa ou split bolt especifico para este tipo de emenda se for ligar diretamente no disjuntor do quadro padrão deixe o suficiente para acomodação do quadro e na chegada do quadro deixe uma sobra para circuncidar o quadro e conectar no dispositivo de proteção.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  44. Redes Elétricas

    Olá Marco Dias, primeiramente é preciso saber a potencia de cada equipamento. Envie para nós as seguintes informações, tensão que esta sendo utilizado nos motores,110 ou 220 Volts e potencia (Watts) ou corrente (Amperes) que estão ligados os equipamentos.
    Aguardamos.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  45. Redes Elétricas

    Olá Marcelo a corrente total dos equipamentos é de 78,93 A. não considerando a iluminação do local. Para isso o condutor até o quadro de distribuição devera ser de 16mm² o quadro devera ter a capacidade para 1 disjuntor bipolar geral e 8 disjuntores bipolar para os circuitos de tomadas e iluminação. A corrente dos disjuntores estão discriminado no lay out do quadro como segue, 1 disjuntor geral bipolar de 80 A, 3 disjuntor bipolar de 16 A, 3 disjuntor bipolar de 20 A, para tomadas consideradas de uso específicos (TUE) e 2 disjuntor bipolar de 16 A para tomadas de uso gerais (TUG) e 2 disjuntor bipolar de 16 A para iluminação ou reserva.

  46. Redes Elétricas

    Olá Edilan, um motor de 60 CV 220 Volts instalado a uma distancia de 30 metros o cabo ideal é de 50mm². Este motor ou qualquer outro acima de 10 CV, devera ser instalado obrigatoriamente com sistema triângulo estrela.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  47. Redes Elétricas

    Olá Bruno, primeiramente é necessário saber a tensão e potencia que será instalado na edificação. Após este conhecimento, faremos calculo de demanda para saber as bitolas dos condutores. Envie para que possamos auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  48. Redes Elétricas

    Olá Diego, a corrente para este circuito será de 25 Amperes, o condutor ideal é o de 4mm² para uma distancia máxima de 22 metros. O disjuntor poderá ser o de 32 A bipolar se a tensão for bifásica ou unipolar se a tensão for 220 volts monofasica.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  49. Rony

    tenho um micro-ondas de 20 A
    para a tomada desse aparelho posso liga-la a um disjuntor de 20 A, ou por questão de segurança e melhor ligá-lo a um disjuntor de 25 A ?

  50. Redes Elétricas

    Olá Aluciane, para saber exatamente a bitola do condutor, será necessário saber também a demanda da potencia instalada da edificação. Envie para que possamos auxilia-la.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  51. Redes Elétricas

    Olá André, a corrente do circuito é de 18 Amperes, o disjuntor poderá ser de 20 a 25 A. a bitola do condutor depende da distancia entre o quadro de distribuição até o local do condensadora que você vai instalar.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  52. Redes Elétricas

    Olá Dayane,
    Os circuitos acima de 10 Amperes deverão ser considerados de uso específicos (TUE). É o caso do circuito do micro ondas que devera ter disjuntor, condutores e tomadas equivalente a corrente instalada. Atualmente no seu caso, deve ter 1 circuito geral de 40 A, 1 circuito para chuveiro de 32 A e 1 circuito para todas as tomadas e iluminação. Sugiro consultar um profissional Eletricista que verifique no local e de maiores informações e orientações para melhorias.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  53. Redes Elétricas

    Olá Charles, por se tratar de uma quantidade relativamente grande, precisamos saber a demanda de utilização se todas as tomadas estarão ligadas simultaneamente ao mesmo tempo, se a tensão é trifásica 220 ou 380 Volts. independente das tomadas serem de 32 Amperes pode ser que o equipamento não consuma isso. Para cada tipo de equipamento é utilizado um tipo de disjuntor tipo (B, C ou D). favor descrever os equipamentos (motor ou aquecedor) potencia em Watts ou Amperes de cada equipamento. Envie os dados para que possamos auxilia-lo da melhor maneira possível.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  54. wanderson paulo

    bom dia amigo seu site é muito bom.mas estou com uma duvida eu tenho na minha casa um total de 15.000watt em todos meus aparelhos e uma distancia de mas ou menos 90 metros do relogio até a minha casa qual a bitola de fio que eu posso usar? Posso usar cabo de alúmio? Desde já agradeço aguardo resposta.

    • Redes Elétricas

      Olá Wanderson, é preciso saber se a potencia informada já esta calculada a demanda de utilização? Caso não esteja, acredito que será próximo de 7000 Watts. Se possível envie o total de tomadas de uso especifico (TUE), uso gerais (TUG) e iluminação para que possamos atendê-lo da melhor forma possível.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

      • wanderson paulo

        bom dia amigo como vocês me solicitaram aqui serão 17 tomadas de uso geral e 8 pontos de iluminação desde ja agradeço a ajuda de vocês.

  55. Redes Elétricas

    Olá Alcântara, pelas suas informações, a demanda total será de aproximadamente de 8564 Watts, a corrente será de 67 Amperes e para a distancia de 100 metros o cabo ideal é de 50mm².
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  56. Redes Elétricas

    Olá Claudia, a tabela consiste em, relacionar todos os equipamentos existentes na edificação e elaborar uma tabela constando as unidades elétricas conforme abaixo e distribuir de forma que fique compreensível para todos.
    ITEM VOLTS WATTS AMPERES DISJUNTOR (A)
    MICRO ONDAS 110 1200 10,9 15
    TV 110 400 3,53 10
    CHUVEIRO 220 5500 25 30
    ILUMINAÇÃO 110 600 5,45 10

    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  57. Redes Elétricas

    Olá Alistair, para calculo de demanda é necessário saber as potencias de todos os equipamentos e tensão do local. Envie para que possamos auxilia-lo da melhor maneira possível.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  58. Redes Elétricas

    Olá Luís Carlos, obrigado pelas considerações. Por desconhecer as informações da edificação, sugiro que instale o ponto de aterramento para o QDC e interligue com o terra da concessionaria. A quantidade de hastes dependera da resistividade do local que será conhecido através de testes realizados com aparelho terrometro. Por se ratar de segurança, sugiro contratar um Eletricista de confiança para auxilia-lo nas instalações.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  59. wanderson paulo

    bom dia amigo como disse anteriormente minha casa um total de 15.000watt em todos meus aparelhos e uma distancia de mas ou menos 90 metros do relogio até a minha casa qual a bitola de fio que eu posso usar? Posso usar cabo de alúmio? como vcs me pediram vou usar utlizar 16 tomadas de uso geral 1 tomada para micro ondas e 1 tomada para secador de cabelo e prancha e 8 pontos de iluminação pretendo pedir um medidor bifásico muito obrigado pela atenção desde ja agradeço.

  60. wanderson paulo

    bom dia amigo como vcs me pediram vou usar utilizar 16 tomadas de uso geral 1 tomada para micro ondas e 1 tomada para secador de cabelo e prancha e 8 pontos de iluminação pretendo pedir um medidor bifásico muito obrigado pela atenção desde ja agradeço.sabendo que tenho 15.000w em aparelhos e uma distâcia de 90 metros ate o medidor.

  61. Redes Elétricas

    Olá Ana, para os cálculos é necessário ter as seguintes informações, potencia (W ou Amperes) e tensão (V) de cada equipamento. Verifique essas informações nas plaquetas de identificação de cada aparelho. Envie para nós que será um prazer atende-la.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  62. roberto telis

    amigo me responda por favor , tenho um trifasico e instalado 2 geladeiras 127v 1 micro ondas 127v isto na cozinha . tenho 2 chuveiros 220v de 5500 w os fios são de 4mm esta correto ? posso deixar uma fase positiva para a casa geral (as 2 geladeiras , 3 tvs , 1 microondas , as lampadas da casa todas que são 10 e 1 computador ) as outras 2 fases posso ligar os 2 chuveiros juntos sem problemas ? agradeço o teu atendimento .

    • Redes Elétricas

      Olá Roberto, O ideal é fazer a distribuição em quadro de proteção interna conforme desenho anexo no seu email, com isso os circuitos ficarão totalmente independente com uma distribuição mais adequada e ficara dentro dos padrões da NBR-5410. O condutor de entrada dependera da distancia do quadro padrão até a edificação ex. se a distancia for até 30 metros o condutor será de 10mm² até 50 = 16mm², 80= 25mm² ok.
      Espero ter ajudado.

      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  63. Redes Elétricas

    Olá Fabiano, você diz que no quadro padrão é dotado de disjuntor DR de 60 A? Verifique se realmente é DR e o quadro é padrão. Não sei se a potencia informada de 12588 Watts já esta com a demanda calculada caso não foi feito, o ideal é fazer o estudo de demanda dos pontos instalados e quantidades de tomadas de uso específicos (TUE) de uso gerais (TUG) e iluminação para não exceder nos cálculos de proteção. Envie para nós as potencias instalada para que possamos auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  64. Redes Elétricas

    Olá Gustavo, entendi, você terá que instalar um quadro de distribuição de força internamente (QDF) com disjuntores individuais para cada circuito. Para saber a corrente total teremos que somar todos os pontos de iluminação, tomadas de uso gerais (TUG) e tomadas de uso específicos (TUE). Fazendo isso, terá que fazer os cálculos de demanda para determinar os condutores e dispositivos de proteção. Se possível faça a contagem de todos os pontos elétricos, tensão do local e distancia do quadro padrão até a edificação e envie para que possamos auxilia-lo ou se preferir faça contato com um profissional Eletricista do local.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  65. reinaldo aparecido damião

    boa tarde, comprei uma panela elétrica de 900 watts e um forno elétrico 1750 watts os dois 220v qual disjuntor usar e qual a bitola do fio, posso usar o mesma tomada para os dois, preciso trocar a tomada para 20 amperes…

    • Redes Elétricas

      Olá Reinaldo, a corrente da panela é de 4 Amperes e do forno é de 8 Amperes sendo um total de 12 Amperes. Para essa instalação devido os equipamentos ser resistivo sugiro utilizar as tomadas de uso especifico tipo (TUE) quer dizer, um circuito para cada tomada. As tomadas poderão ser de 10 Amperes e os condutores de 2,5mm².
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  66. Redes Elétricas

    Olá Érica, primeiramente precisamos saber da potencia do equipamento. Independente disso, os circuitos deverá ser único para cada aparelho. Será necessária a ampliação dos disjuntores para a proteção de todos os circuitos de tomadas e iluminação d edificação. Envie para que possamos auxilia-la para a ampliação e cálculos de proteção.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  67. Redes Elétricas

    Olá Adervando, Conforme sua solicitação, encaminho no email a distribuição com as respectivas proteções e condutores ideal do quadro que devera ser instalado. a orientação é se tiver algum conhecimento na área elétrica, caso não, sugiro solicitar orientação de um profissional Eletricista para auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  68. Sergio

    Bom dia!
    Estou substituindo uma instalação para ligar uma fonte para partida em helicópteros, pois a que temos está gerando problemas na rede elétrica.
    Gostaria de saber qual o fio e o disjuntor a ser utilizados para uma distância de aproximadamente 45 metros.

    Detalhes Técnicos da Fonte:

    Tensão de entrada: 220/380VAC
    Tensão de saída: 28VDC (14VDC opcional)
    Corrente de saída: 750A/H
    Nível de ruídos: 0-100A = 0,02%
    Cabos de entrada: 3 x 4mm² – 25m
    Cabos de saída: 2 x 50mm² – 5m
    Dimensões: 35 x 44 x 58 cm
    Peso total: 96Kg

    Desde já agradeço.

    Att.
    Sérgio

    • Redes Elétricas

      Olá Sérgio, nas informações temos somente a saída de corrente que é de 750 A/H, caso não ter essas informações na identificação do equipamento será necessário com auxilio de amperímetro fazer a medição na saída de 28 ou 14 Volts, registrar e qual a tensão que esta utilizando (220/380V), assim faremos os cálculos de condutor e perdas de tensão.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  69. Redes Elétricas

    Olá João, O condutor de 10 mm² é para uma corrente de até 50 Amperes. Para o calculo de Watts é necessário saber a potencia e tensão do equipamento a ser instalado. Ex. um equipamento de 5000 Watts ligado na tensão 220 volts a corrente é de 22,72 Amperes se ligado em 110 Volts a corrente será de 45,45 Amperes.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  70. Redes Elétricas

    Olá Bruno, por se tratar de equipamentos de informática que terá que executar trabalhos perfeitos, o ideal é que você ligue todas separadamente da tomada até o quadro uma em cada circuito da seguinte maneira, se o equipamento for 110 volts instale um disjuntor monopolar de 16 A para cada circuito e use condutor azul para o neutro e preto para o fase de 2,5mm² com condutor terra na cor verde de 2,5mm² , para 220 volts use um disjuntor bipolar de 10 A para cada circuito use dois condutores pretos de 2,5mm² para as fases e um condutor verde de 2,5mm² para o terra.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  71. Redes Elétricas

    Olá Divaldo, talvez a tensão da edificação não seja trifásica como você diz e sim 220 bifásico onde existe 2 fases e 1 neutro. O que aconteceu e continua acontecendo e tudo indica que o eletricista mudou os circuitos de iluminação da tensão de 110 para 220 volts. Sugiro contratar realmente um Eletricista com conhecimentos técnicos executar e corrigir os erros dos circuitos.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  72. Redes Elétricas

    Olá Jeferson, existem vários tipos de luminárias para este caso. O que você terá que decidir é se as luminárias serão aéreas, embutidas em muros ou paredes. Sugiro a você procurar uma loja de luminárias local para ter uma ideia dos tipos de luminárias existentes. Para essa distancia pense em instalar uma luminária a cada 10 metros no mínimo em circuito único. Utilizar sensores de presença em cada extremidade do caminho ligados em paralelo onde também terá a opção de ligar através de interruptor manualmente quando for necessário o acendimento continuo, utilize lâmpadas compactas ou LED que é mais econômica.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  73. Redes Elétricas

    Olá Celso, a rede sendo trifásica (R, S, T) e a distribuição feito igualmente nas três fases, a corrente será de aproximadamente 100 A. condutor de 35mm² até 40 metros de distancia.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  74. Redes Elétricas

    Olá Luciana, a corrente total do aquecedor é de 22000 Watts a corrente é de 100 A. Para essa distancia de 18 metros o condutor será de 25mm² até no máximo 35 metros.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  75. Redes Elétricas

    Olá Idalino, A potencia ativa é de 22.315 Watts, ou (22,3 Kw), a corrente será de 101 Amperes. o disjuntor geral do QDC será de 125 A. circuitos individuais para cada circuito (TUE) com os DR equivalentes a corrente dos chuveiros e duchas. O condutor do quadro padrão até o QDF será de 25mm² até a distancia máxima de 25 metros de distancia, acima disso devera ser calculado o condutor em função da distancia.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  76. ubiratan ferreira

    boa noite meu amigo,à princípio parabenizo vc pela contribuição grandiosa que faz a sociedade e que Deus sempre te abençoe,se estiver ao seu alcance em me ajudar te agradeço,comprei uma máquina de solda mig 130,na voltagem de 220 v a especificação da mesma em amperagem diz,de 60 à 120 A,moro em santa catarina e a energia aqui por padrão é de 220 v,pretendo fazer uma extensão para ela,pois o cabo de energia que a acompanha é pequeno,gostaria de saber qual bitola de fio,tomada e plug devo usar,pois pretendo fazer uma extensão de 20 metros,gostaria que me passasse por email,fico grato com a sua contribuição.

    att: ubiratan ferreira

  77. Redes Elétricas

    Olá Helen, quando você diz centrais, acredito que seja ar condicionado de 12000 BTU correto!
    Primeiramente é necessário ter um projeto em mãos. O ideal é ter as potencias que irão ser instaladas para que possamos fazer os cálculos de demanda, se você tiver condições de relacionar todos os equipamentos e números de tomadas de uso gerais (TUG) e de uso específicos (TUE) e quantidade de pontos de iluminação, isso ajudara muito para que possamos auxilia-la.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  78. Rita

    Olá,
    Estou instalando um equipamento de 11500 watts e já tenho outro de 8000 watts, qual seria a bitola de fio que deveria colocar? Vcs sabem se preciso aumentar a carga de energia da minha casa? se sim, pra qto? Pois me parece que atualmente é de 100 amperes.

    • Redes Elétricas

      Olá Rita, faltou você informar que tipo de equipamento é e a tensão que será utilizado. Por favor envie as seguintes informações; tipo de equipamento, tensão de uso, distancia da instalação até o quadro de distribuição.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  79. Redes Elétricas

    Olá Kelen, não querendo interferir nas suas decisões, é preciso saber se o seu mestre de obras é realmente Eletricista para poder auxilia-la. O ideal é ver com o Eng. qual o programa ele fez o projeto, a maioria dos programas para projetos já disponibiliza a lista de materiais necessários para a execução da obra, caso não utilizou de nenhum programa com essas ferramentas sugiro recorrer a um Eletricista local para auxilia-la nos estudos de demanda para a montagem da planilha de matérias.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  80. Redes Elétricas

    Olá Mônica, primeiro precisamos saber qual a utilização das tomadas, se é monofásica, bifásica ou trifásica. Pode ser que as tomadas sejam de 63 A mas a corrente de uso do equipamento a ser instalado não atinja a esta corrente. O ideal é você enviar a tensão de utilização quantas fases será utilizada, devido ao numero ode tomadas acredito que haverá necessidade de circuitos individuais com seus respectivos disjuntores. Nesse caso vai ser necessária a instalação de disjuntores para cada tomada e um disjuntor geral.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  81. Redes Elétricas

    Olá Ailton, o correto é instalar os acessórios corretamente para que qualquer pessoa com conhecimento ou leigo, não tenha duvida se o dispositivo de proteção esta ligado ou não. Acredito que o espaço que requer para passagem do cabo entre a saída do disjuntor geral a entrada do DR não seja tão pequeno, mas isso depende de você eu não faria a instalação do dispositivo de proteção de cabeça para baixo. Quanto ao condutor de ligação do DPS poderá ser o de 2,5mm² na entrada e saída.

    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  82. valdir

    por gentileza eu vou colocar 6 chuveiros de 5600w cada, minha rede é trifasica 220v como posso fazer o cauculo para saber qual fio usa, ja que é tres fio da rede.

    • Redes Elétricas

      Olá Valdir, neste caso você terá que instalar um quadro para os seis circuitos, sendo um disjuntor tripolar geral de 125 A com cabos de 35mm² e seis circuitos bifásico com disjuntor bipolar de 30 A e condutor de 4mm² para cada circuito.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  83. ola amigo tenho uma casa onde fiz uma estalaçao de 220 vts nao coloquei quadro de distribuiçao ligado so no padrao com dijuntor de 32 e fica desarmando .tenho seguintes aparelhos chuveiro,maquina de lavar, torneira eletrica , geladeira televisao tomada lampadas esse dijuntor precisa ser subtituido ja q nao tem quadro de distribuiçao?

    • Redes Elétricas

      Olá Rogério, não sei a sua especialização, mas a instalação esta errada. No seu caso você terá que ter um quadro de distribuição interna (QDI), isso é para sua proteção, não adiante você substituir o disjuntor geral por outro de maior capacidade e em um dado momento houver uma sobre carga e o disjuntor não desarmar, a consequência é grande. No seu caso será necessário um QDI com disjuntor bipolar gera de 63 A com pelo menos quatro circuitos sendo 2 de uso especifico para chuveiro e torneira elétrica e 2 para tomadas de uso gerais e 1 para iluminação isso para uma edificação até 40m². aconselho não substituir o disjuntor geral por outro de maior capacidade.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  84. Redes Elétricas

    Olá Nilson, a tomada será de uso especifico (TUE) o condutor é de 10mm² até essa distancia de 10 metros. O disjuntor de proteção será de 30 A bipolar. Sugestão utilize a tomada E plugue tipo STECK 32 A 220 volts Azul.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  85. Redes Elétricas

    Olá Michel, o ideal para proteção do condutor de 2,5mm² utilize o disjuntor de 25 A, acredito que as tomadas que você tem no quarto é para uso gerais, tipo TV, Abajur e equipamento de pequena potencia correto? Na duvida some as potencias dos equipamentos que vai estar no quarto o total não poderá exceder os 21 Amperes.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  86. Redes Elétricas

    Olá Carlos, o total de potencia instalada é de 18000 Watts, o condutor para o circuito trifásico é de 35mm². O dispositivo de proteção geral poderá ser disjuntor tripolar de 50 A.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  87. Redes Elétricas

    Olá Léo, a potencia aproximada do condicionador de ar é de 1600 Watts se a tensão de uso é 127 Volts a corrente é de 12,59 Amperes, usar disjuntor de 15 A. se a tensão for 220 Volts a corrente será de 7,27 Amperes, usar disjuntor de 10 A. para os cálculos total da edificação, é necessário fazer os cálculos de demanda de todos os pontos de iluminação, tomadas de uso gerais (TUG) e tomadas de uso específicos (TUE). Calculo para saber o dispositivo de proteção (disjuntor) a formula para saber é esta (POTENCIA / TENSÃO= CORRENTE), mas só poderá ser feito após os cálculos de demanda.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  88. Redes Elétricas

    Olá Alexandre, é preciso saber a potencia dos equipamentos que você vai ligar nessas tomadas se são de uso gerais ou de uso específicos. Ex. será um total de 4 tomadas se ligadas com condutor de 2,5mm² a corrente total não poderá ultrapassar os 21 Amperes.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  89. Redes Elétricas

    Olá Dantas, tudo bem Dantas, é suficiente para o equipamento e não tem problema algum em utilizar.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  90. Redes Elétricas

    Olá Dantas, o disjuntor para o circuito em questão será de 25 A monopolar, o tipo de disjuntor dependera do quadro que esta os circuitos se é NEMA ou DIN. Quanto a preocupação de proteger os transformador, caso aconteça algo no Ar condicionado, o disjuntor do circuito atuara desarmando. Espero ter esclarecido.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  91. Redes Elétricas

    Olá Eduardo, pelas suas informações, a tensão é 220 volts bifásico correto! Para o calculo mais preciso o correto seria ter todos os equipamentos da edificação, caso as potencias instaladas sejam somente essas, o disjuntor geral será de 100A bipolar, os dois dos chuveiros será de 35A bipolar cada um, maquina de lavar, micro ondas, motor da cobertura e Ar condicionado de 12000 BTU será de 16A bipolar, Ar condicionado de 30000 será de 25A bipolar e aquecedores será de 25A cada um e da será de 16 A monopolar. O quadro terá que ter um barramento bifásico no mínimo de 160 A.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  92. Redes Elétricas

    Olá Carlos Alberto, o ideal é ter um quadro que vai te dar mobilidade na hora de uma manutenção. Falando em economia, o básico é ter um disjuntor geral bipolar de 50A, um disjuntor bipolar de 25A para o chuveiro, dois disjuntor monopolar de 16A. para os circuitos de iluminação e dois disjuntores monopolar de 20A. para os circuitos de tomadas. Esses circuitos de tomadas e iluminação seria divididos na edificação (um sim um não) de maneira que você não fique no escuro no caso de uma falta de fase da rua ou de algum problema interno.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  93. Redes Elétricas

    Olá Edson Manrrich, já que você tem o transformador de 220 Volts, atualmente a potencia instalada é de aproximadamente de 185 KVA quer dizer que a potencia dos equipamentos continuarão as mesmas. Como o Sr. já menciona já estão instalados. Acredito que só é viável a transformação se os circuitos dos motores forem muitos distantes do transformador e estão com aquecimento nos condutores. Após a decisão de alterar a tensão, terá que entrar em contato com a concessionaria de distribuição de energia elétrica e verificar se o transformador é particular ou é de propriedade da concessionaria. Se o transformador for particular verificar no próprio transformador se existe a possibilidade de mudar a tensão 220 para 380 volts quer dizer se este tiver os tapes (elementos de ligações de enrolamentos internos). Resumindo a fatura da conta de luz vira com as mesmas potencias de utilização tanto na tensão 220 ou 380 volts.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  94. Pedro Henrique

    Boa Noite,

    Estou com um problema no quadro geral de disjuntores. Possuo um chuveiro de 7500w em um tensao de 220v, com um disjuntor de 32A. Porém, quando funcionando na funçao inverno, ocorre desligamento do disjuntor geral de 40A e nao do específico do chuveiro de 32A.
    Alem disso, possuo um ar condicionado de 12.000btus, geladeira de 500w e algumas lampadas mais e microodas pequeno.
    Devo redimensionar o disjuntor geral ou apenas trocá-lo por um de igual amperagem?

    Obrigado!

    • Redes Elétricas

      Olá Pedro Henrique, a corrente deste chuveiro é 34,09A. o que será necessário é verificar a bitola do condutor e as conexões do chuveiro e disjuntor. O que deve estar acontecendo é quando todos os equipamentos estão ligados o disjuntor de 40 A. que deve ser o disjuntor geral desarma. Você deve reavaliar não só o disjuntor geral, mas todas as instalações e dividir os circuitos em função das cargas instaladas, colocando disjuntores com as capacidades de rupturas dentro do limite de proteção.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  95. Redes Elétricas

    Olá Amauri Chagas, os cálculos são os mesmos usados para disjuntores, (potencia dividido pela tensão). ATENÇÃO para uso de em residências e proteção humana não poderá ser acima de 30 mA.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  96. Redes Elétricas

    Olá Lucas, veja bem Lucas, isso não é comum acontecer não tem nada a ver com o disjuntor, o que é comum acontecer é quando o condutor com bitola inferior ao requerido pela potencia instalada, se este é o caso quando você liga o cooktop a geladeira estando no mesmo circuito a corrente aumenta e a tensão diminui ocorrendo o desligamento e ligamento quase que simultaneamente. Se o problema fosse o disjuntor ele desarmaria no momento da ignição do fogão. Outro problema muito comum nas edificações, é ter um único circuito para varias tomadas, a NBR-5410 determina que os circuitos de tomadas terão que ser independentes da seguinte maneira Tomadas de uso gerais (TUG) são tomadas com correntes até 10 A. e tomadas de uso específicos (TUE) são tomadas para uso em equipamentos acima de 10A . sendo assim todos os equipamentos com a corrente acima de 10 Amperes devera ter um circuito especifico com disjuntor calculado para aquela corrente. Sugiro a você procurar um Eletricista Profissional para verificar o problema.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  97. Redes Elétricas

    Olá Felipe, você precisa verificar se realmente a rede da edificação é 220 Volts trifásico onde esta tem 4 fios sendo 3 Fases e 1 Neutro ou é 220 Volts bifásico onde tem 2 Fases e 1 Neutro. Acredito que o mais comum é ter rede bifásica 2 Fases e 1 Neutro. Você poderá ligar o ar condicionado na tensão 220 Volts e passar um condutor para mais uma Fase dos circuitos onde for ligar os equipamentos 220 Volts. Procure manter as instalações da edificação como esta 127 Volts, pode ser que a partir de agora você comece a migrar os equipamentos com a tensão 127 Volts. Se não tiver conhecimento sugiro procurar um Eletricista Profissional para que possa estar auxiliando.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  98. Ramon Mattos

    Olá! Tenho uma casa com o medidor há uma distância de 50 metros e gostaria de substituir os disjuntores e fios que sao muitos antigos. Medidor monofásico e tensão 127v. Tenho 2 chuveiros de 5500 ligados 127 e 14200 de potencia total. Qual a bitola de fio utilizo do medidor ate o QDC (50mettros) e de quanto será o DR e o dps?

    • Redes Elétricas

      Olá Ramon Mattos, pelas informações sua os cálculos mostra que para essa potencia de 25200 Watts o condutor seria de 120mm² isso é um investimento altíssimo. Para um calculo mais preciso é necessário saber as quantidades de tomadas (TUE) são circuitos de tomadas de corrente acima de 10 Amperes, iluminação quantidade de lâmpadas instaladas e tomadas (TUG) são tomadas de uso comum até 10 Amperes. Envie as informações para que possamos auxilia-lo.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  99. Patrícia

    olá, estou fazendo um projeto elétrico e estou com uma dúvida cruel. Meu chefe que é eletricista diz que as TUE’s tem que ser ligadas cada uma em uma rede individual, mas meu professor (que é engenheiro mecanico) diz que posso ligar mais de uma TUE em um mesmo circuito. O que é o correto, um circuito para cada tomada ou posso ligar duas ou mais TUE’s por circuito.?

    • Redes Elétricas

      Olá Patrícia, o correto é um circuito para cada tomada de uso especifico. A norma NBR 5410:2004 estabelece três principais categorias para definição das cargas: Iluminação (lâmpadas incandescentes, fluorescentes), (TUG) Tomadas de Uso geral (televisores, eletrodomésticos, etc .) (TUE) Tomadas de uso específicos (chuveiro, ar-condicionado) ou outros equipamentos acima de 10 Amperes..
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  100. sandra helena

    Olá,

    Vou construir uma casa e preciso colocar o poste padrão CPFL. Terá 3 chuveiros 220 1 ar condicionado 220 7500 btus 1 freezer 1 micro-ondas 2 geladeiras e os equipamentos comuns de uso como computador , notebook, ventilador… Gostaria de saber se o padrão bifásico atende a esse consumo para 3 pessoas. Obrigada!

    • Redes Elétricas

      Olá Sandra Helena, a potencia total será aproximadamente de 17 Kw a ligação devera ser tipo bifásica duas fases e um neutro.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  101. Redes Elétricas

    Olá Cintia, acredito que de qualquer maneira você vai ter que fazer a instalação interna quer dizer da entrada da sua propriedade até a edificação. Essa distancia de 400 metros vai envolver uma estrutura adequada para que não tenha perdas na tensão existente. É necessário saber quais equipamentos você ira utilizar na residência, quantidades de lâmpadas, tomadas de uso gerais, tomadas de uso específicos, se vai utilizar motores qual a potencia em CV e monofásico ou trifásico. Envie as informações para que possamos atende-la nos cálculos mais precisos.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  102. Redes Elétricas

    Olá Michael, o total da potencia é igual a 345 Watts, ligado na tensão 220 Volts a corrente será de 1,57 Amperes, pela potencia instalada não vai haver queda de tensão para a distancia de 90 metros, o condutor poderá ser de 1,5mm².
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  103. Redes Elétricas

    Olá Osmar, pela sua informação existe a tensão de 220 volts na edificação. Com a ampliação dos circuitos o correto é prever o circuito 220 Volts para o chuveiro instalando disjuntor bipolar de 25 Amperes no quadro e um circuito 127 para o uso de tomadas e iluminação com disjuntor monopolar de 16 Amperes no quadro. O circuito do chuveiro em 220 Volts o condutor será de 2,5mm² se for ligado em 127 Volts o condutor será de 6mm² e disjuntor monopolar de 40 Amperes. Para as tomadas o condutor será de 2,5mm² e para iluminação o condutor será de 1,5mm². SUGIRO NÃO LIGAR CIRCUITOS INDEPENDENTES NOS CIRCUITOS DE AMPLIAÇÃO.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  104. Redes Elétricas

    Olá Maicon, o ideal é que o disjuntor seja menor que a corrente que suporta o condutor. É comum em casos de um circuito com condutores de 2,5mm² que suporta até 21 A ser instalado um disjuntor de 25 A, porque não existe disjuntor de na escala de 20 a 25 A. mas quando existe uma sobrecarga ou curto circuito o disjuntor atua instantaneamente.
    Quanto a segunda pergunta é uma questão que será necessário saber a tensão de utilização da edificação quantas fases terão (monofásico, bifásico ou trifásico).
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  105. Romario

    Num projeto elétrico qual é o certo, deixar cada tue em um circuito ou pode-se juntar algumas tue’s? E se puder juntar, até quantos watts?

    • Redes Elétricas

      Olá Romário, os circuitos de tomadas de uso específicos (TUE) devera ser independente não poderá ser compartilhado. As tomadas de uso específicos são aquelas com a corrente superior a 10 Amperes e de uso gerais (TUG) são as de até 10 Amperes.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  106. Redes Elétricas

    Olá Maciel, obrigado pelas considerações.
    Maciel, o ideal é ter um projeto de circuitos baseados na demanda instalada. Após os cálculos você terá que ter um quadro de distribuição interna com circuitos individuais para tomadas de uso específicos (TUE), e tomadas de uso gerais (TUG) e iluminação e os condutores com disjuntores e condutores com bitolas especificas para cada circuito. Se tiver duvidas envie as potencias dos equipamentos e tensão de utilização que auxiliaremos.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  107. Redes Elétricas

    Olá Marcio, neste caso você terá que entrar em contato com a concessionaria de energia elétrica da sua cidade, onde terá todas as informações dos padrões de ligação para este caso. O próximo passo é ter em mãos todas as informações para ser passada para a concessionaria como; quantidade de tomadas de uso especifico, de uso gerais e iluminação de cada edificação.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  108. Redes Elétricas

    Olá Josimar, a instalação do tipo de disjuntor e referencia depende das potencias instaladas e da rede elétrica local. No seu caso é 220 volts é preciso saber se é rede monofásica (1 neutro e 1 fase) ou se é bifásica (2 fases). Envie essas informações para que possamos auxilia-lo corretamente.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Redes Elétricas

      Olá Wanderson, o ideal é usar condutores singelos para a entrada em eletrodutos embutidos, se o seu caso a ligação for aérea não vejo impedimento no uso desde que a bitola do condutor esteja dentro da corrente máxima instalada. Não esqueça que esse tipo de cabo é torcido e que numa eventual necessidade de troca terá que retirar todos de uma vez.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  109. Redes Elétricas

    Olá Minoru, para 85 lâmpadas com potencia de 23 Watts cada, o total será de 1955 Watts. Ligado na tensão de 220 Volts a corrente será de 8,89 Amperes. O condutor de 1,5mm² é para até 15 Amperes sendo assim é o suficiente para atender a demanda total. Atento para as distancias das instalações ex. essa potencia ligada no condutor de 1,5mm² poderá ser até 20 metros da fonte de energia de 20 a 40 metros será de 2,5mm² e de 40 até 60 metros será de 4mm².
    Equipe; REDES ELÉTRICAS

  110. Redes Elétricas

    Olá Joel, para ambas as maquinas será necessário um circuito especifico (TUE). Para a maquina de 3 CV o circuito será de condutores de 2,5mm² e disjuntor bipolar de 16 A. para a maquina de 5 CV o condutor será de 2,5mm² e disjuntor bipolar de 20 A. para a proteção geral das maquinas o disjuntor será bipolar de 40 A.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  111. Redes Elétricas

    OLÁ Fabio, considerando que o circuito é somente para o chuveiro, não deveria aquecer, verifique se não tem algum outro circuito ligado ao mesmo tempo em que o chuveiro esta ligado, pode ser que exista e esteja ultrapassando a corrente admissível do condutor que é de 36 A. se não verifique se as terminações das conexões estão bem apertadas nos disjuntores, é muito comum o aquecimento acontecer quando as conexões estão soltas.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  112. Roberio Queiroz Oliveira

    Gostaria de saber se teria alguma forma de reduzir a tenssao da minha casa de 220v para 110v nao utilizando transformador. pois meus aparelhos sao todos 110v e mim mudei para uma casa onde a rede e 220v.

    e a outra e ao contrario meus aparelhos sao 220v e a rede e 110v.gostaria de saber se a concercionaria colocasse um rede trifasica e consegueria transformae de 110v para 220v.
    obrigado pela atencao.

    • Redes Elétricas

      Olá Robério, a única maneira de se transformar a tensão para mais ou para menos é usar um transformador. O seu caso vai ser esse o transformador ou troca dos aparelhos. Outro caso é inverso, quanto o fornecimento da rede trifásica fornecida pela concessionaria de energia elétrica, existe um critério para fornecimento dependendo da potencia instalada, ex. até 12000 Watts instalado a tensão é de 127 Volts sendo 1 fase e 1 neutro, até 25000 Watts a tensão é de 220 Volts sendo 2 fases e 1 neutro, até 75000 Watts a tensão é de 220 Volts sendo 3 fases e 1 neutro. Verifique se na sua cidade existe esse padrão de distribuição e consulte a concessionaria local e se informe sobre a sua potencia instalada.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  113. Redes Elétricas

    Olá Matheus, a resposta ideal é ter outras informações de todos os equipamentos instalados na edificação. Ex. tomadas de uso gerais (TUG), tomadas de uso específicos (TUE) e quantidades de iluminação. Com essas informações faremos os estudos de demanda e ajudaremos com toda satisfação. Não esqueça de informar também a distancia do poste padrão até o quadro de distribuição interna. Envie para nós.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  114. Redes Elétricas

    Olá Marcelo Pereira, realmente as edificações com essa idade é comum, é necessária uma melhoria.
    A potencia total instalada na sua residência é de 20.830 Watts. Calculando a demanda de utilização, os cálculos mostram que é de 11.752 Watts. A corrente para o circuito é de 53,42 Amperes. Para uma melhoria você terá que ter auxilio de um profissional Eletricista que orientara nas instalações sendo assim, instalação de 1 quadro bifásico de distribuição interna com capacidade para 18 disjuntores mais disjuntor geral bipolar de 63 A. A distribuição será da seguinte maneira 2 disjuntor bipolar de 35 A para os circuitos do chuveiro, 2 disjuntor monopolar de 10 A para os circuitos do forno elétrico, 2 disjuntor monopolar de 10 A para os circuitos do forno micro ondas, 4 disjuntor monopolar de 10 A para os circuitos das maquinas de costura, 1 disjuntor monopolar de 10 A para o circuito da maquina de lavar, 4 disjuntor monopolar de 16 A sendo 2 para os circuitos de iluminação e 2 para os circuitos de tomadas de usa gerais (TUG) e 1 disjuntor monopolar de 16 A para reserva do quadro de distribuição.
    Os condutores para o circuito geral do padrão até o quadro de distribuição interna será de 16mm², isso se a distancia de um quadro ao outro não for acima de 40 metros de distancia.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  115. Redes Elétricas

    Olá Coji, o circuito do chuveiro devera ser de uso exclusivo, para o frigobar também devera ser de uso exclusivo, quer dizer circuitos independentes.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  116. RICARDO

    Amigo, preciso instalar um forno elétrico com potencia de 1500W na minha residencia, o fabricante em seu manual de instalação informa que é necessário a instalação de um disjuntor apenas para o forno, poderia me informar quantos amperes devera ter o disjuntor e se realmente é necessária tal instalação.
    A voltagem da minha residencia é de 220v.

    • Redes Elétricas

      Olá Ricardo, sim, é necessário à instalação do circuito individual, neste caso tem que ser de um circuito de uso especifico (TUE), o condutor mínimo será de 2,5mm² e disjuntor de 10 A.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  117. Severo

    Tenho um quadro com 56 disjuntores com barramento e disjuntores de 150 amperes, já aqueceu bastante . Agora vou aumentar o números de disjuntores, preciso saber se devo aumentar o barramento e disjuntor geral.

    • Redes Elétricas

      OLÁ Severo, para a ampliação é necessário saber a demanda total das cargas instaladas, se preferir envie os dados da tensão, potencia e números de circuitos existentes e ampliação para nós que possamos auxilia-lo.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  118. Raimundo

    Gostaria de agradecer aos criadores deste blog pela dedicação e o comprometimento em auxiliar tanto os profissionais quanto aos que conscientemente se dedicam em aprender esta profissão.

    Obrigado

  119. Rogério Camargo Monteiro

    Olá amigo passei horas lendo suas informações muito boas mesmo. Gostaria de uns conselhos estou construindo uma casa de quarenta e dois metros quadrados e nela sera instalado sete tomadas uma em cada cômodo e temos uma geladeira um microondas um fogão elétrico televisão e dois ventidadores na cozinha pensei em sete tomadas e no restante da casa quatro tomadas em casa cômodo qual seria o bitola dos fios e qual disjuntor usar ata e usaremos um chuveiro de 5500w e é necessário para o microondas uma tomada de usu específico? Agradeço a ajuda.

    • Redes Elétricas

      Olá Rogério, exemplo de uma instalação para uma área de 45 m², para cozinha 1 tomada a cada 3,5m² considerar todas para potencia de 600 VA, para o WC 1 tomada de 600 VA, salas e dormitórios 1 a cada 5m², os condutores deverão ser de 2,5mm². Na distribuição separe os circuitos de tomadas de uso gerais (TUG) são aqueles com correntes até 10 Amperes e circuitos de tomadas de uso específicos (TUE) são aqueles circuitos de chuveiros, fornos e outros equipamentos com corrente acima de 10 Amperes e circuitos de iluminação.
      Apesar de a edificação ser considerada pequena, o ideal é separar os circuitos.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  120. Rogério Camargo Monteiro

    Mais uma coisa amigo eu posso colocar todas essas tomadas num circuito só sendo que só serão esses equipamentos só divindo circuito das lâmpadas tomadas e chuveiro elétrico e se precisa de circuito pro forno tbm potência de 1250 toda casa será 127 v. Obrigado

  121. Redes Elétricas

    Olá Nelson Queiroz, o (DPS) Dispositivo de Proteção de descarga elétrica não requer a combinação com a instalação do DR.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  122. Redes Elétricas

    Olá Maria, bem vinda ao blog, quando você diz interligados esses é BIPOLAR tem a função de proteger o circuito BIFÁSICO ex. do chuveiro com a tensão 220 Volts (fase/fase). Para saber os respectivos circuitos é somente desligando individualmente cada um e anotando em etiquetas e fixando nos disjuntores. Para ampliação de mais circuito é necessário saber se existe espaço no quadro. O ideal é procurar um Eletricista Profissional para auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  123. Redes Elétricas

    Olá Marcos Sallan, se o consumo é de 45 Amperes, o condutor de 16mm² é suficiente para até 55 metros de distancia da fonte.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  124. Redes Elétricas

    Olá Osvaldo, considerando as suas informações, nos da a ideia de acreditar que a potencia máxima instalada é de aproximadamente 18 KW. sendo assim o condutor devera ser de 25mm². Outra informação que faltou é, esse condutor é do quadro padrão até o quadro interno? A carga instala é realmente 18 KW ?
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  125. Redes Elétricas

    Olá Alessandro, entendi, a rede local é 380 Volts e você vai instalar o circuito monofásico de 220 Volts para atender um circuito especifico de chuveiro (8800). O calculo é feito pela tensão de utilização (220) Volts, sendo assim a corrente do equipamento é de 40 A, se você for utilizar algum equipamento com a alimentação em trifásico utilize a tensão de 380 Volts para os calculos. O mesmo calculo de corrente dos equipamentos é feito para o disjuntor neste caso use o disjuntor mais próximo é de 50 A, as bitolas dos condutores deverão atender a corrente consumida pelo equipamento que neste caso é de 10mm².
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  126. Redes Elétricas

    Olá Murilo, vamos ver se entendi. Para a instalação dos dois circuitos do chuveiros, o disjuntor geral para esses dois circuitos será bipolar de 63 A e condutor de 16mm² e dois circuitos individuais com disjuntores bipolar de 35 a 40 A com condutores de 6mm².
    Mas quando você diz que quer as informações para a saída do relógio os cálculos mudam ex. teremos que ter as informações de todos os equipamentos que serão instalados na edificação com as seguintes informações; potencia, tensão e distancia do quadro de proteção interna ao quadro padrão. Com o estudo de demanda as informações serão mais exatas. Envie para que possamos auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  127. Redes Elétricas

    Olá Fernando Roncari, o ideal para esse caso é, Gerador de Energia a Diesel de 4000 Watts – 4 KVA – Silencioso – Modelo BD-6500SE.
    Descrição
    Código: 90304453
    Motor: 10,0 cv
    Partida: Partida Elétrica
    Tipo de combustível: Diesel
    Potência contínua: 4,0 KVA
    Tensão de saída: 110V / 220V
    Tomada auxiliar: 110V
    Controle de tensão: Capacitor / sem Escova
    Carregador de bateria: 12 V; 8,3 A
    Capacidade do tanque: 12,5 litros
    Autonomia (usando 50% de carga): 5,2 horas
    Peso: 165 kg
    Fases: Monofásico
    Nível de Ruído (7 metros de distância): 70 dB A
    Dimensões (C x L x A): 920 x 520 x 700mm
    Fio: 6,0mm
    Valor sugerido R$ 5.944,50 à vista
    Dados para contato.
    (41) 3332-9895 que teremos um enorme prazer em atendê-lo, ou pelo e-mail atendimento@proposto.com.br
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  128. Roberto

    Boa tarde!
    tenho uma dúvida com relação ao calculo de distância se puder me esclarecer desde ja agradeço.
    Em uma instalação elétrica rural onde o poste padrão da medição encontra se a 50 metros de distancia onde sera edificado um imoveu sendo um trifásico de 50 amperes alimentado por cabo 10 mm, qual a bitola adequada a ser utilizada da saída do medidor ate o quadro da futura edificação? lembrando que a saída sera área.
    No aguardo. Obrigado.

    • Redes Elétricas

      Olá Roberto, a potencia máxima que você poderá considerar para essa distancia de 50 metros e bitola do cabo de 10mm² é de 8 KW no máximo.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  129. Redes Elétricas

    Olá Marlon Zotti, sabendo das suas necessidades, sugerimos uma rede aérea com cabo multiplexado de alumínio 3 x 95mm². O transformador de elevação não é viável para essa potencia instalada.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  130. Redes Elétricas

    Olá Gabriel Dantas, devido a falta de demanda, considere 1 circuito de tomada TUG e 1 de iluminação para cada cômodo da casa, e 1 circuito TEU para cada chuveiro e 1 para picotadeira e 1 circuito geral para o quadro se for monofásico, bifásico ou trifásico.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  131. Redes Elétricas

    Olá André Luiz, sim, se o equipamento for monofásico 220 ou bifásico 220 Volts você poderá ligar na tensão 220 Volts. Verifique com o fornecedor se realmente a tensão é 220 bifásico ou trifásico.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  132. Redes Elétricas

    Olá Fernando, o correto é, passar os condutores do quadro padrão da concessionaria até um quadro de distribuição interna da edificação QDI, neste quadro de distribuição terá os disjuntores de proteção de acordo com suas correntes e os números de circuitos distribuídos de tomadas de uso gerais , de uso específicos e iluminação.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  133. Redes Elétricas

    Olá Marcos Maia, de acordo com suas informações, sua rede é 220 volts trifásico sendo três fases e um neutro. Sim o circuito para essa tomada 220 volts devera ser com duas fases. O que você devera estar atento, é com a potencia instalada do seu equipamento.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  134. Redes Elétricas

    Olá Mario, acredito que a potencia máxima dos três equipamentos não ultrapasse os 6 Amperes. Verifique a potencia de cada um e some a potencia total e divida pela tensão que esta ligado os três, você terá a corrente total assim você poderá instalar um disjuntor acima do resultado sempre próxima da corrente. ex. se for até 5 A use o de 6 A , se for até 9 use o de 10 A.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  135. Olá pessoas ajuda de vocês se poderem me ajudar eu agradeço. Estou com dúvida de quantas tomadas eu posso usar em um circuito com dinjutos de 20 ampères e condutores de2.5 mm e uma dimensão de 25 metros mais ou menos.? Obrigado

    • Redes Elétricas

      Olá Tiago, o correto Tiago, é instalar circuitos individuais procurando setorizar as áreas da edificação. A norma NBR-5410 diz que todos os circuitos de tomadas de uso gerais ou de uso especifico deverão ter os condutores acompanhados pelo fio neutro quando a tensão for monofásica e condutor fio terra individual. Quanto a sua pergunta, o disjuntor de 20A suporta a corrente até 20A. o condutor de 2,5mm² é para até 21 A, você terá que somar as potencias instaladas e dividir pela tensão de utilização.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  136. Redes Elétricas

    Olá Célia, as emendas não são proibidas, o que tem que ser feito é a maneira certa de faze-la. Se a sua rede for aérea e externa a emenda ideal é a luva especifica de emenda metálica de compressão, se for embutida as emendas só poderão ser feitas nas caixas de passagem e isolada com fita isolante de boa qualidade. Os condutores deverão ser das mesmas bitolas.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  137. Ola Boa tarde gostaria de uma ajuda tenho um laboratorio de protese dentaria a pouco comprei um equipamento (forno de injecao e cocção modelo ep 5010) e estou com muitas duvidas de como e em q tipo de disjuntor devo ligar ja fiz uma consulta com tres eletricistas com tres respostar difentes em relacao a amperagem do disjuntor q devo usar
    Bom pra comecar o equipamento e 220 sei q o disjuntor deve ser um bipolar .
    O tecnico da fabrica me disse q o consumo do equipamento e de 1800w mas nao soube me falar qual disjuntor de 10 20 30 amper devo usar e me indicou um estabilizador de 3.3kva 220 pra ligar ele .
    Os dados tecnicos do equipamento sao:
    Fonte de alimentacao 200-240 V 50-60 Hz
    Categoria de sobretencao : II
    Flutuacoes aceitaveis de tensao + ou – 10 por cento
    Consumo Maximo de Energia: 8 A at 200-240 V
    Fusiveis eletricos: 200-240V
    250V/ T8A(circuito de aquecimento)
    250V/ T3,15A( Bomba de vacuo)
    Dimencoes dos fusiveis eletricos: 200-240 V diametro 5×20 mm
    Gostaria de saber qual a amperagem do disjuntos bipolar devo usar e como se chegou ao valor de 1800w e se o estabilizador q foi recomendado e valido ?
    Atenciosamente Paulo milagres

    • Redes Elétricas

      Olá Paulo Milagres, o equipamento é 220 Volts 1800 Watts do setor de aquecimento e 653 Watts do setor de vácuo sendo o total de 11,15 Amperes. o circuito para este equipamento devera ser de uso especifico (TUE), o disjuntor ideal é bipolar de 16 Amperes o condutor será de 2,5mm², com este condutor você poderá instalar até 30 metros de distancia. Procure saber com a assistência técnica do equipamento se realmente é necessário utilizar o estabilizador, a não ser que atenção do local variar de menos 200 Volts e maior de 240 Volts.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  138. ozias gomes

    Boa tarde, comprei um forno a gás e o grill superior dele é elétrico, tensão de alimentação dele é 220V, Minha rede é de 110V, gostaria de saber qual transformador devo usar sendo que a potência total dele em (kw) marca 0,970 kw?

  139. Redes Elétricas

    Olá Cleiton, primeiramente será necessário saber a demanda instalada na edificação, fazer um levantamento das quantidades de equipamentos e tensão de utilização em posse dessas informações, levar para a concessionaria de energia elétrica local e fazer o pedido para mudança do padrão de luz é claro que isso vai implicar em algumas mudanças de acordo com o padrão existente.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  140. Redes Elétricas

    Olá Cláudio Igarashi, entendi. O ideal é
    1 disjuntor bipolar geral de 63 A,
    1 disjuntor bipolar de 35 A e condutor de 6mm² para o circuito de chuveiro, (TUE)
    1 disjntor bipolar de 20 A e condutor de 4mm² para o circuito do forno elétrico, (TUE)
    1 disjuntor bipolar de 16 A e condutor de 2,5mm² para o circuito do Micro Ondas, (TUE)
    1 disjuntor bipolar de 16 A e condutor de 2,5mm² para o circuito da maquina de lavar (TUE)
    1 disjuntor bipolar de 10 A e condutor de 2,5mm² e retorno de 1,5mm² para iluminação
    1 disjuntor bipolar de 25 A para tomadas de uso gerais (TUG). Obs. Caso exista muitas tomadas o ideal é distribuir mais circuitos de proteção.
    O DR para o circuito do chuveiro será de 35 A.
    O ideal é instalar o DR de 63 A para o circuito geral.

    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  141. Redes Elétricas

    Olá Marcello, O padrão que você devera requisitar na concessionaria de energia elétrica devera depender da potencia instalada na edificação. Se a potencia for até 12 KW à tensão será monofásica, até 25 KW será bifásica e até 75 KW será trifásica. É claro se a potencia estiver sempre próximo do máximo sugiro solicitar a mais. Os custos de consumo dependem da utilização dos equipamentos, não importando o que você tem a disposição, mas isso terá que fazer parte dos equipamentos instalados para efeito de demanda. Hoje o ideal é ter um padrão no mínimo bifásico, onde você poderá utilizar todos os equipamentos resistivos ligados na tensão 220 volts. Acredito que o padrão ideal para você seja o de até 25 KW.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  142. Redes Elétricas

    Olá Alexssandro, 76m² de construção, nesta edificação com certeza vai ter no mínimo,1 chuveiro, 12 tomadas de uso gerais e 2 tomadas de uso especifico certo! Para uma instalação adequada a edificação terá 1 circuito geral, 2 circuitos para tomadas (TUG) e 2 circuitos de tomadas (TUE) e 2 circuitos para iluminação. O quadro poderá ser tipo espinha de peixe ou barramento tipo pente. VEJA O DESENHO NO SEU EMAIL.

    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  143. wanderson

    Boa tarde,

    No meu apartamento possuo medidor bifásico, quero instalar doois ar condicionados split, um de 9000BTUS e outro de 12000BTUS, é necessário eu mudar para um medidor trifásico ?

    • Redes Elétricas

      Olá Wanderson, acredito que não será necessário a mudança de padrão de fornecimento de energia de bifásico para trifásico, isso só é necessário se a potencia instalada na edificação for superior a 25 kW. Os dois equipamentos somam um total de aproximadamente 3000 Watts. Neste caso o quadro de distribuição terá que ter a disposição mais 15 Amperes para os dois equipamentos. No quadro de disjuntores terá que ter espaço suficiente para mais dois disjuntores bipolar sendo um de 15 A para o equipamento de 9000BTU e um bipolar de 20 A para o equipamento de 12000BTU. Os equipamentos requerem circuitos de uso especifico (TUE) e condutores de 2,5mm².
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  144. Redes Elétricas

    Olá Jadir, realmente as concessionarias exigem que todas as ligações principalmente as de áreas rurais sejam solicitadas acompanhadas de projetos, acredito que no seu caso será necessário consultar um Técnico Eletricista para ir no local onde fará um estudo da situação atual e levantar as bitolas dos condutores, distancias entre as edificações e potencias instaladas, é necessário também um levantamento para instalação de quadros individuais para cada edificação que ficara totalmente independente um do outro com seus respectivos circuitos individuais protegidos por disjuntores.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  145. Redes Elétricas

    Olá Claiton, não é de nosso conhecimento qual a concessionaria de distribuição de energia elétrica da sua região. É comum as concessionarias manterem um relacionamento com o cliente antes de definir o padrão que ira ser instalado. Eles quererem saber a demanda instalada na edificação. Amparado nessas informações, é que eles irão ligar a rede conforme a sua carga instalada. No seu caso pelo que existe eles consideraram uma demanda de no máximo 4000 Watts na tensão 127 Volts ou se for o caso de 6600 Watts na tensão 220 volts. Considerando a sua informação que o condutor do poste até o quadro padrão é de 10mm² você poderá pedir a substituição por um de 50 A. o condutor de 6mm² que esta entre o quadro padrão e o QDI é para no máximo de 36 A, sendo inferior para o disjuntor de 40 A instalado no interior do QDI o correto é substituir por um de 35 A. Sugiro que se a demanda for superior a 6600 Watts solicite a concessionaria para substituir o padrão de monofásico para bifásico. Não esquecendo que o custo dessa substituição é por conta do cliente.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  146. Redes Elétricas

    Olá Adivaldo, para essa potencia total de 23 kW distribuída na tensão bifásica de 220 Volts a corrente será de 104,5 A, seria necessário um DR com a corrente máxima de 125 A. a corrente nominal do Dispositivo DR In= A deve ser sempre igual ou maior que a corrente nominal do dispositivo de proteção de sobrecorrente (disjuntor ou fusível). Acredito que você devera definir os circuitos que devera estar protegido pelo DR e com isso verifique quantos polos serão necessário para cada circuito e sua Amperagem, o ideal é que nem todos os circuitos fiquem com a proteção do DR principalmente a iluminação interna da edificação. Esta definição deve considerar os circuitos onde a proteção com Dispositivo DR é obrigatória conforme as exigências da norma de instalações elétricas em baixa tensão (NBR-5410/04).
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  147. Redes Elétricas

    Olá Douglas Rodrigues, considerando que a maquina de solda sendo tipo transformador de 150 A de saída sua a potencia é aproximadamente de 4300 Watts, a maquina inversora consome bem menos, considerando a mesma potencia. Para o calculo mais exato precisamos das informações do equipamento se é transformador ou inversor. Para os dois casos a corrente não será maior que 20 Amperes, a bitola do condutor será de 2,5mm² até 18 metros, 4,0mm² até 28 metros e 6,0mm² até 45 metros de distancia da fonte de proteção o disjuntor de proteção será de 25 Amperes bipolar.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  148. Redes Elétricas

    Olá Fabiono Ortis, para uma execução perfeita será necessário um projeto especifico para sua edificação, para isso terá um estudo de demanda de toda as instalações desde tomadas de uso gerais (TUG), tomadas de uso especifico (TUE) e iluminação, com isso você terá todas as informações para obter os quantitativos de disjuntores e bitolas de fios e cabos. Caso a edificação for até 50m² poderemos estar te ajudando. Envie para nós a tensão do local e lay out da edificação.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  149. Redes Elétricas

    Olá Carolina Santos, as edificações multifamiliar sempre mantém o padrão de facilidades iguais e acredito que a tensão do seu apartamento também é 220 Volts, essa informação que você teve dos vizinhos é verdadeira só discordando com as especificações do disjuntor e condutor. O circuito do forno deve ser único quer dizer Tomada de Uso Especifico (TUE), para essa potencia do forno o disjuntor poderá ser de 16 a 20 Amperes bipolar e condutor de 2,5mm² a corrente desse circuito será de 11,04 A. quanto a falha no funcionamento podem ter Ns motivos. Sugiro a você procurar um Profissional Eletricista para verificar no local esta falha.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  150. Redes Elétricas

    Olá José, obrigado pelas considerações.
    José, para a solicitação de ligação junto a concessionaria de energia elétrica, é necessário fazer os cálculos de demanda, não sei se essa potencia que você informa de 39750 Watts já esta calculado a demanda, se não, considerando que os chuveiros serão de potencia de 6500 Watts cada um, a demanda desses é igual a 22750 Watts, ficando 7250 de outros pontos que terá a demanda de 2537 Watts sendo um total de 25287 Watts (25,3 KW). Neste caso você poderá pedir a ligação de sistema trifásico para esta potencia. Acredito que a concessionaria ira exigir a emissão do ART Anotação de Responsabilidade Técnica. A solicitação terá que ser pela potencia calculada pela demanda que é de 25,3 KW. É a concessionaria que determina o dispositivo de proteção e os condutores de entrada do padrão.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  151. Redes Elétricas

    Olá Jéssica, realmente as informações não são claras. (pode ser quadro com 16 módulos com disjuntores de 32 A e disjuntor geral de 63 A.) só não diz se é monofásico, bifásico ou trifásico. Infelizmente vou ficar devendo essa.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  152. Redes Elétricas

    Olá Gabriel, nada impede o uso de condutor de alumínio desde que atenda a NBR-5410 , isolação e bitola, após o levantamento de demanda, ficara ciente que a bitola do condutor de alumínio terá que ser uma medida acima da de condutor de cobre.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  153. Redes Elétricas

    Olá Joel, o ideal é que se faça um projeto elétrico para a edificação, com isso você terá uma visão das necessidades de pontos elétricos antes mesmo de iniciar a construção. É claro que a maioria das edificações não adote essa obrigação e no decorrer das obras começam a aparecer à realidade. Não existindo projeto é difícil prever os quantitativos de materiais necessários para a execução da obra. Você conseguira ter informações aproximadas pela planta baixa e considerar até 20% a mais nos materiais eletrodutos e condutores. Quando não existe projeto elétrico, considere também 20% para circuito monofásico e 10% para circuito bifasico de dispositivo de proteção para o quadro QDC. Ex. se você tem a tensão 110/220 2 fases e um neutro, deixe 2 disjuntores monofásico e um disjuntor bifásico de reserva para futura ampliação de circuitos de pontos de iluminação, tomadas de uso gerais (TUG) e tomadas de uso específicos (TUE).
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  154. Redes Elétricas

    I ask not finesse send any statement to this address this site is exclusively for electricity and technical information does not match anything with their products.
    Grateful.

  155. Redes Elétricas

    I ask not finesse send any statement to this address this site is exclusively for electricity and technical information does not match anything with their products.
    Grateful.

  156. Redes Elétricas

    I ask not finesse send any statement to this address this site is exclusively for electricity and technical information does not match anything with their products.
    Grateful.

  157. WEMERSON

    Olá amigos, preciso que alguem me ajude, me explique o que fazer: tenho uma lanchonete e os seguintes equipamentos: um freezer vertical 515 litros, um freezer horizontal 515 litros, uma geladeira expositora, estufa eletrica a vapor, refresqueira com duas cubas, computador de mesa, dois ventiladores, uma fritadeira eletrica de 5000w; o problema é que preciso utilizar mais uma fritadeira de 5000w, quando ligo as duas o disjuntor do quadro de força cai, o disjuntor é de 40a, dentro da loja tem dois disjuntores, um geral e outro so para as fritadeiras. O que faço? Me disseram que se trocar o disjuntor no quadro de força, aguenta, porém com o tempo os fios cozinham, pode super aquecer.

    • Redes Elétricas

      Olá Wemerson, para que possamos auxilia-lo, precisamos saber a tensão da edificação se (MONOFASICA, BIFÁSICA ou TRIFASICA). Envie essas informações para possamos te ajudar.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  158. Redes Elétricas

    Olá dayberth gottschalk penna, se entendi, o disjuntor que esta desarmando é do circuito do chuveiro. Neste caso poderão existir vários fatores que poderá contribuir para o desarme do disjuntor. 1- potencia elevada superior a 7500 Watts, 2- condutor inferior a 6mm², 3- distancia superior a 25 metros do disjuntor ao chuveiro, 4- mal contato das conexões do disjuntor e chuveiro, 5- próprio disjuntor com defeito. sugiro solicitar auxilio de um Profissional Eletricista.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  159. Redes Elétricas

    Olá Evaldo Filho, faltou informar a tensão da edificação, para os circuitos de tomadas de uso específicos (TUE), será necessário ter um circuito individual e no mínimo dois circuitos de tomadas de uso gerais (TUG) e dois circuitos para iluminação. Na tensão 110 volts o disjuntor geral será de 90 A, para a tensão de 220 volts o disjuntor será de 50 A. para o chuveiro de 6400 Watts na tensão 110 Volts o disjuntor será monopolar de 60 A, na tensão 220 Volts o disjuntor será bipolar de 30/32 A. para o chuveiro de 4500 Watts na tensão 110 Volts o disjuntor será monopolar de 45 A. na tensão 220 Volts o disjuntor será bipolar de 25 A. para os circuitos de tomadas de uso gerais o disjuntor será d 25 A e para iluminação será de 20 A.

  160. Redes Elétricas

    Olá Carlinhos, o que é necessário saber é: qual a potencia total que será instalada na edificação. O cabo de 10mm² é para 50 A, ex. para uma potencia total de 10Kw a distancia máxima será de 32 Metros até 55 metros o condutor devera ser de 16mm². Se preferir envie a relação de todos os equipamentos que será instalado, tomadas de uso gerais (TUG), tomadas de uso específicos (TUE) e iluminação para que possamos auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  161. Redes Elétricas

    Olá Alexandro, poderá ser usado sim. A bitola do condutor de alumínio para essa potencia de 20 CV e distancia de 180 metros será de 35mm² se for condutor de cobre será o de 25mm².
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  162. Redes Elétricas

    Olá Francisca, talvez este desenho seja o seu caso, onde a entrada e saída a soma total é de 5 condutores mais um condutor terra. Caso não proceda envie uma foto para que possamos avaliar com mais clareza.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  163. Redes Elétricas

    Olá Diego Brito, obrigado pelas considerações.
    O desarme esta acontecendo somente no circuito de tomada de uso especifico (TUE)? não é para acontecer isso. Agora, se for o disjuntor geral do quadro, você terá que levantar toda a carga instalada e enviar para que possamos auxilia-lo. O que poderá estar acontecendo também é no funcionamento do forno Quando a emenda é mal feita ocorre aquecimento no condutor fazendo o disjuntor desarmar. O ideal é substituir o condutor que pela distancia poderá ser de 2,5mm², e manter o disjuntor bipolar de 25A. Envie para nós as potencias e informações dos disjuntores geral e dos circuitos individuais.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Diego Britto

      Boa tarde,

      Eu acabei descobrindo o que estava acontecendo. Ao analisar o que foi feito pelo eletricista, percebi que o fio de 2,5mm² estava encostando na parte que aquece ao extremo no forno, ou seja, o fio estava super aquecendo e o disjuntor não estava aguentando. Aloquei os fios em um local aonde não encosta na chapa quente do forno e está funcionando perfeitamente. Muito obrigado pelas explicações.

  164. Francisco Valter Silva

    Tenho um motor de 15 CV
    Dois de 10 CV
    E mais 16 de 2 CV
    Quando ligo todos minha energia fica fraca e as lâmpadas fluorescentes não ascende.
    E a tensão entre fases só dar 340. O que devo fazer para chegar a 380 ?

    • Redes Elétricas

      Olá Francisco Valter!
      Para a potencia instalada de 49,98 KW, a corrente total é de 131,53A. O condutor será de no mínimo de 35mm² até a distancia máxima de 70 metros. Acredito que os motores tema sua partida individual, o que deixa claro que não exija uma bitola maior do alimentador geral. Seria interessante saber como é feito a operação dos trabalhos dos motores para podermos entender se existe alguma alternativa para que os cálculos não fujam dos padrões existentes, o que falta na informação é o layout de distribuição dos motores e suas distancias do quadro geral. Existe um total de 19 motores instalados, o quadro geral terá que ter um disjuntor tripolar de 175A de proteção geral e 19 circuitos individuais com disjuntores de proteção, sendo 2 de 30A e 16 de 16A. as bitolas dos condutores deverão ser calculadas a partir do quadro QDF até os motores. Ex o motor de 15 CV será com o condutor de 6mm² até uma distancia máxima de 50 metros, os motores de 10 CV será com o condutor de 4mm² até uma distancia máxima de 47 metros, os motores de 2 CV será com condutor de 2,5mm² até uma distancia máxima de 150 metros. Obs. Todos os disjuntores serão do tipo C.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  165. vanderlei

    Estou com um projeto elétrico de iluminação de um barracão 3.300 m2 – circuito 01: são 15 pontos de luz 2×110 e o circuito: 02 com 10 pontos de luz, ambos na corrente 220 v e ambos está pedindo cabo flexível 6.0 mm não foi nem ligado ainda “instalação novinha” – só que o proprietário quer que eu instale nesses pontos luminárias led de 400 wats, qual bitola devo usar? será que posso usar esse mesmo circuito para essa luminárias, ou luminária de quantos wats posso colocar nesses 2 circuitos – desde já agradeço.

    • Redes Elétricas

      Olá Vanderlei!
      O que nós precisamos saber se essa luminária de 400 Watts é a que substituiu a luminária de fluorescente de 2 x 110 Watts. Não sei se você entendeu, hoje as lâmpadas compactas ou de Leds vem com uma maior potencia de lumens, mas a sua corrente é inferior aos das lâmpadas incandescentes e vapor. Comparando com as lâmpadas compactas onde a sua potencia é sempre superior e a corrente é sempre a mesma, os condutores existentes atendera a sua corrente. Na duvida envie para nós as informações da lâmpadas LEDs.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  166. Olá boa tarde! Gostaria de uma informações. Comprei um aparelho (fritadeira elétrica), com voltagem 127 V ~ 60Hz, potência: 1500w. Só que no meu estado (PE) a voltagem é de 220, posso ligar a fritadeira um desses auto transformadores de 60v?

    • Redes Elétricas

      Olá Leonel Andrade!
      Poderá usar autotransformador de 220/127V com saída de no mínimo 1500 Watts, pela diferença de valor do 1500 para o 2000 Watts ser pequena sugiro que você adquira o de 2000 Watts ou mais para que o equipamento trabalhe com folga.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Redes Elétricas

      Olá André Luis!
      Sim, o calculo para a tensão 220V da tensão 380 Volts é monofásica utilizando (Fase/ Neutro) que é 220 Volts.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

      • Andre luis

        Desculpa,esses dias te fiz uma pegunta e me expresei mal.fazendo de outra forma a pergunta.
        O cálculo de corrente,em 220 sendo a rede 380 é o mesmo que o cálculo que a rede sendo 220 trifásica ou bifásica.

  167. Redes Elétricas

    Olá Anderson Borges!
    A tensão monofásica Fase e Neutro, ela poderá ser tanto 110 na distribuição 220 ou 220 Volts fase e neutro na distribuição em 380 Volts. Quanto a suas instalações, você poderá prever além daquilo que já é planejado, dois circuitos de iluminação e no mínimo dois circuitos para tomadas de uso gerais (TUG). Para os circuitos de tomadas (TUG) utilize condutores de 2,5mm², para o chuveiro se a tensão for 110 volts utilize condutor de 10mm² se atenção for 220 Volts utilize condutor de 4mm². Para os circuitos de iluminação utilize os condutores de 2,5mm² até o ponto do interruptor e 1,5mm² para o retorno. Sendo assim; 1 disjuntor monopolar de 70A. os cálculos de proteção será feitos conforme os cálculos de (Watts / Volts = Amperes).
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  168. Redes Elétricas

    Olá Marcio Araújo! Para o calculo de fator de demanda é necessário ter os números de tomadas TUE e TUG, já sabemos a potencia de iluminação. Soma se as potencias de iluminação e tomadas TUG que é de 3050 Watts e multiplique por 0,59 que no seu caso o total é de 1799,5 Watts. Quanto aos pontos de tomadas TUE é preciso saber para calcular. Vamos imaginar que são um total de 5 pontos com a potencia total de 16840 Watts, multiplique por 0,70 o fator de demanda será de 11788 Watts. Neste caso a Potencia Ativa é de 13587,5, divida pelo fator de potencia utilizado de 0,95 que é igual a 14302 Watts de potencia aparente.
    Para essa potencia de 12 a 25 KW o padrão recomendado é o bifásico 2 fases e 1 neutro acima de 25KW o padrão é trifasico . O condutor de saída do padrão até o quadro de distribuição interna será de 16mm² para distancia até 40 metros, até 60 metros o cabo será de 25mm² até 85 metros o cabo será de 35mm². O disjuntor será bipolar de 70A.
    Equipe : REDES ELÉTRICAS

  169. Redes Elétricas

    Olá Carlos Carneiro! Vamos ver se entendi. A sua rede é trifásica e seus dois motores são bifásico um de 5 CV e um de 1,5 CV sendo um total de 4784 Watts correto, o que esta acontecendo é a perda de tensão no circuito em função da distancia existente que é de 500 metros. Para ligar esse dois motores você terá que instalar um cabo de 70mm² e um disjuntor bipolar de proteção geral de 30A antes do circuito e um disjuntor bipolar de 20A para proteção do motor de 5CV e um disjuntor bipolar de 10A para o motor de 1,5CV.
    Quanto ao motor de 2CV, a sua potencia e de 1472 Watts. O fechamento dos terminais para ligação para 220 Volts você encontrara na placa de identificação do motor, onde existe um diagrama de ligação 220/380, ali tem os números nas terminações do motor.
    Será necessário saber se todos esses motores vão estar ligados no mesmo circuito caso for, o cabo condutor devera ser de 95mm² e não mais de 70mm².
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  170. Redes Elétricas

    Olá Mauro!
    Quando você diz disjuntor bipolar acredito que a tensão da edificação é 220 Volts. A potencia total dos dois equipamentos é igual a 2700 Watts sendo 1350 Watts cada um, a corrente de cada um é igual a 6A, o disjuntor de 15A esta bom e o condutor de 4mm² é o suficiente para a distancia mencionada.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  171. Olá amigos da rede eletricas, gostaria de uma informação preciosa sobre: Qual bitola devo usar em uma distancia de 1.400 (mil e quatrocentos metros) tensão 220 para iluminar 20 casas cada casa terá 02 bico de luz tem como voces mim informar isso Agradeço pela atenção

    • Redes Elétricas

      Olá Rones Alves! Considerando que vai existir dois pontos de luz aproximado de 200 Watts por casa, o cabo para essa distancia será de 185mm².
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  172. Redes Elétricas

    Olá Esmael Hahn! vamos considerar que a potencia total será de 8,5 kw, para a distancia de 400 metros a tensão sendo 220 bifásica o condutor será de 12omm² se a tensão for 220 trifásica o condutor será de 70mm². Quanto aos materiais para essa distancia o ideal é o cabo multiplexado 2 fases e 1 neutro para bifásico ou 3 fases e um neutro para trifásico.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  173. Redes Elétricas

    Olá Luis Claudio! Vamos considerar que o dispositivo de proteção do quadro padrão seja primário e o quaro interno seja secundário. A proteção do circuito secundário não devera ser superior ao dispositivo de proteção primaria. Convém alerta-lo sobre a bitola do condutor, o dispositivo de proteção nunca devera ser de corrente que exceda a 25% da capacidade que suporta o condutor. Ex.: para o disjuntor de 50A o condutor será no mínimo de 10mm².
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Redes Elétricas

      Olá Luiz Claudio! Caso a sua decisão for utilizar o DR para proteção geral dos circuitos, e o condutor existente permitir, isso é, for de no mínimo de 16mm², você poderá utilizar o DR de 63A. Essa decisão é de utilizar o DR para todos os circuitos, vem ao encontro de que todas as instalações devam estar de acordo com as Normas da NBR-5410. Caso a instalação não atenda as Normas, essas terão que ser corrigidas e atender as especificações.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  174. Redes Elétricas

    Olá Alberto Fernandes! Para te ajudar precisamos das seguintes informações. Tensão da edificação se é monofásico, bifásico ou trifásico, potencia dos chuveiros e distancia do QDI ao ultimo ponto do chuveiro. Com essas informações teremos condições de calcular.
    Envie as informações para que possamos auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  175. Redes Elétricas

    Olá Danrlei Felipe! Na edificação de 30m², o ideal é você instalar um quadro de distribuição interna QDI, com um disjuntor geral unipolar de 63A, um disjuntor para o circuito do chuveiro unipolar de 50A, um disjuntor unipolar de 20A para os circuitos de iluminação e um disjuntor unipolar de 25A para os circuitos de tomadas. Total de quatro disjuntores.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  176. Redes Elétricas

    Olá Daniel! O condutor de 2,5mm² é para corrente máxima de 21 Amperes. caso a sua potencia total dividido pela tensão que você vai instalar no andar referente não ultrapassar essa corrente tudo bem. Mas sugiro que o circuito de tomadas de uso geral seja independente dos circuitos de iluminação. Por quê? Caso exista alguma sobrecarga ou curto circuito em algumas das tomadas, a iluminação permanece ativos. Os circuitos de iluminação poderão ser com condutores de 2,5mm² até os interruptores e o retorno poderá ser de 1,5mm².
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  177. Redes Elétricas

    Olá Leandro! Para uma edificação com 3 chuveiros acredito que mereça um quadro de distribuição interno. Para a tensão informada e considerando somente os circuitos de disjuntores, terá que ter um disjuntor unipolar geral de 100A e um disjuntor unipolar 50A para cada circuito de chuveiro. A bitola do condutor de entrada para o quadro de distribuição interna dependera do calculo de demanda geral da edificação. O condutor individual para cada chuveiro será o de 10mm² até uma distancia máxima de 20 metros. Sugiro consultar a concessionaria de luz da região e ver a possibilidade de estar ligando a tensão 220 Volts bifásica.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  178. sandro raiol

    Boa noite a todos !
    Antes de tudo quero parabenizar a equipe redes elétricas pelo site no qual se dispõem em auxiliar as pessoasem suas referentes dúvidas.
    Caros amigos gostaria do auxílio de vocês em vários problemas.
    1° em minha residência a tensão é 127 volt em uma área de 22metros de comprimento e 3,84 de largura no total de 84,48m2.
    2° gostaria de mudar toda fiação elétrica pois a mesma tem somente um dijuntor geral pra toda residência.
    3° sendo que existem 24 tomadas todas de 10a, e 14 ponto de iluminação.
    4° abaixo vai a relação de todo equipamentos eletrônicos que eu possuo.
    Geladeira 98w corrente de 1,5a
    Microondas 850w
    Ferro elétrico 1200w
    Ventilador 200w
    Secador 1200w
    Game 35w
    Sanduicheira 750w
    Tanquinho 240w
    Net 12w, corrente de 0,5a
    Cafeteira 650w
    Liquidificador 450w
    Tevisor 35,0w
    Fogão 9,4kw
    Maquita 1450w
    Bomba dágua 0,63kw/h
    Central de ar 916w
    5°gostaria de saber quantos circuitos devo fazer para as tomadas, qual a bitola dos cabos os dijuntores ideais para cada circuito e o dijuntor geral qual amperagem usar, se para iluminação pode ser só um circuito e qual bitola dos cabos sendo todas de 25w.
    6° referente a central de ar como ela é 220v, tenho um transformador de 3000va, gostaria de saber qual dijuntor, e as bitolas dos cabos que devo usar antes e depois, sendo que do qdi até a central são 10 metros, e qual tipo de tomada.

    • Redes Elétricas

      Olá Sandro Raiol! Considerando os equipamentos instalados, existe cinco (5) tomadas de uso específicos (TUE) e onze (11) tomadas de uso gerais (TUG). O total de corrente já caculado é de 98,28 Amperes, o condutor de entrada será de 25mm². O ideal seria que os equipamentos resistivos fossem 220 volts onde a corrente seria menor e o custo com condutores e dispositivos de proteção (disjuntores) seria mais barato. Desenho esta o email.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  179. sandro raiol

    Olá amigos boa noite !
    Novamente gostaria da ajuda de vocês, quero instalar uma central de ar de 9000btu’s de 916w, corrente de 4,20a.
    Tenho um transformador de 3000va, e gostaria de saber qual dijuntor e bitola dos cabos posso esta utilizando para está instalação numa distância de 10 metros.
    Desde já muito obrigado pela atenção novamente!

  180. Redes Elétricas

    Olá Angel! Este circuito será de tomada de uso especifico (TUE), o condutor será de 2,5mm² até 11 metros se a tensão for 127V e condutor 2,5mm² até 18 metros se a tensão for 220V . o disjuntor para ambos as tensões será de 25A .
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  181. Redes Elétricas

    Olá Henrique Lauro! Falando em unidades elétricas, a tensão é de 220 Volts a potencia é de 7700 Watts e a corrente é de 35 Amperes e o condutor será de 6mm². O dispositivo de proteção sempre será um valor acima da corrente calculada do equipamento, neste caso é de 40A.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  182. Redes Elétricas

    Olá Igor! A NBR-5410 estabelece que tomadas de uso especifico (TUE) tem o seu circuito exclusivo é o caso em questão. Sendo assim sugiro você prever outro circuito para o outro condicionador de ar.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  183. Redes Elétricas

    Por favor, para um calculo mais preciso é necessário que envie para nós as seguintes informações:
    Tensão da edificação se é monofásico 127V, bifásico 220V ou trifásico 220V;
    Potencia e tensão dos chuveiros, (Watts) (127 ou 220V);
    Temos que levar em consideração se a edificação é residêncial ou comercial.
    Envie para nós que auxiliamos com todo prazer.

    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  184. Redes Elétricas

    Olá Lívia!
    O Trafo de 3000 é o suficiente. Bom lembrar que este circuito devera ser independente de outros pontos de consumo. Acredito que se existe a tensão 220 Volts na edificação, o correto é fazer um circuito independente 220V para ele.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  185. Redes Elétricas

    Olá Dejalmir! Conhecendo suas habilidades e capacidade quero que fique a vontade para compartilhar sua sabedoria neste blog.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  186. Rafael

    Ola! Comprei um forno elétrico 127v de 1500w. Desejo saber qual a bitola do fio devo usar para essa instalação e se é necessário disjuntor para o mesmo??

    • Redes Elétricas

      Olá Rafael! O condutor será de 2,5mm² para uma distancia até 15 metros do local da instalação. O circuito devera ser de uso especifico (TUE) e disjuntor individual de 16 a 20 A.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  187. sandro raiol

    Olá amigos boa noite !
    Primeiramente quero parabenizar a equipe rede elétrica por sempre estar disposta a orientar as pessoas em suas respectivas duvidas.
    Gostaria que vocês me ajudassem no seguinte problema estou fazendo um circuito de iluminação aparte em minha residencia e minha dúvida é a seguinte se o cabo de 1,5mm pode ser usado em todo o circuito ou se ele é somente para o retorno da lâmpada sendo que todo o circuito são de 30 metros, e qual disjuntor ideal para este circuito no total são 16 lâmpadas florescente de 25 watt.
    Desde já muito obrigado pela atenção, e que Deus ilumine cada vez a equipe rede elétrica !!!!

  188. Redes Elétricas

    Caro Edimarcio, suas informações estão confusas.
    Vamos ver se entendi. Você tem um QDC com 3 circuitos de tomadas de uso gerais (TUG), sendo três circuitos com condutor de 2,5m².
    E tem três tomadas de uso específicos (TUE), mais o chuveiro que soma um total de 4 circuitos.
    E o seu circuito é 127 monofásico.
    Resposta: os circuitos de tomadas existentes não deverão exceder 10A e o condutor devera ser de 2,5mm². No seu caso você devera somar as potencias dos equipamentos que estão nos circuitos de tomadas (TUG) essas não devera ser superior a 2500 Watts por circuito com condutores de 2,5mm². Para os circuitos de tomadas (TUE) também devera verificar a potencia de cada equipamento e instalar condutores e disjuntores específicos para cada circuito. O chuveiro sugiro você instalar a potencia máxima de 5500 Watts que será a corrente de 44 Amperes e condutor de 10mm².
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  189. Redes Elétricas

    Olá Bruno Fernandes!
    Realmente qualquer edificação necessita de um projeto elétrico. Para que as instalações fiquem perfeitas, será necessário um projeto para distribuição interna e para isso será preciso fazer um estudo de demanda dos pontos existentes: tomadas de uso gerais (TUG) são as tomadas de até 10A, tomadas de uso específicos (TUE) são tomadas de uso específicos todas acima de 10A, iluminação relacionar todas as lâmpadas da edificação e a tensão existente se 127/220 monofásico, bifásico ou trifásico. Envie essas informações que auxiliaremos.
    Bom Natal e Prospero Ano Novo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  190. Redes Elétricas

    Olá Marcos!
    Pela demanda o correto é ter mais dispositivo de proteção. Procure setorizar os circuitos de tomadas, acredito que a edificação com 60 pontos de tomadas deva ter mais de 250 m² de construção sendo assim o quadro de distribuição devera ter um circuito independente que é de tomada de uso especifico (TUE) para cada equipamento que tiver a corrente superior a 10A e no mínimo 5 circuitos de tomadas de uso gerais (TUG) e 5 circuitos de iluminação. Quanto à capacidade do disjuntor geral vai depender do calculo da potencia total da edificação. Na duvida envie para nós todas as informações de quantitativos e tensão existente (127/220)V que auxiliaremos nos cálculos.
    Feliz Natal
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  191. Redes Elétricas

    Olá Maicon Mendes,
    Para os cálculos de demanda é necessário saber a potencia dos equipamentos instalados principalmente os chuveiros, ar condicionado e se existem fornos. Envie para que possamos auxilia-lo ou procure orientação de um profissional eletricista local.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  192. sasa

    Olá…quero instalar 2 ar condicionados de 7.500 BTUS e 110 V em minha casa. A energia que irei utilizar será puxada de uma distância de 73 metros da minha casa. Qual o MM do cabo que devo utilizar ? E o disjuntor ? Qual é o indicado ?Outra coisa , caso futuramente eu queira instalar outros 2 ar nessa mesma instalação vai dar ? Nessa energia serão ligados apenas os ar condicionados e nada mais.

  193. Redes Elétricas

    Olá Davi! Para as informações precisas é necessário ter números exatos de cargas, area² da edificação, quantidades de tomadas de uso específicos (TUE), quantidades de tomadas de uso gerais (TUG) e iluminação. A tensão já sei que é 220 volts.

    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  194. Redes Elétricas

    Olá Lucinei moro! Para essa potencia de 6000 Watts ligado na tensão de 127 Volts a corrente é de 47,24 Amperes, na distancia de 45 metros o condutor ideal é de 16mm².
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  195. Redes Elétricas

    Olá Igor! Não podem ser ligados no mesmo circuito, esses equipamentos exigem tomadas de uso específicos (TUE). Sendo assim, você terá que instalar dois circuitos com disjuntores individuais. O condutor poderá ser rígido ou flexível e os disjuntores serão calculados dependendo da tensão que será disponível para os equipamentos. 9000 BTU ligado em 127V disjuntor monopolar de 16A condutor de 2,5mm², na tensão 220V disjuntor monopolar de 10A condutor de 2,5mm². 12000 BTU, ligado em 127V disjuntor bipolar de 16A condutor de 2,5mm² na tensão 220V disjuntor bipolar de 10A.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  196. Redes Elétricas

    Olá Ângela! É muito comum isso acontecer quando se transfere de uma edificação para outra onde uma é tensão 127 outra é 127/220, ou vice/versa. Neste caso a primeira opção é utilizar autotransformador com a potencia total para a geladeira e maquina de lavar e trocar resistência do chuveiro para 127. Quanto aos disjuntores da geladeira e maquina de lavar será monopolar de 25A e condutores de 2,5mm² e para chuveiro disjuntor monopolar de 50A e condutor de 6mm². A instalação devera ser executada por um profissional Eletricista.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  197. Rogeria

    Bom dia, eu preciso fazer a instalação de 34 postes com lâmpadas de 250 w a uma distância total de 260 metros e gostaria de saber o dimensionamento do cabo para esta instalação?

    • Redes Elétricas

      Olá Rogéria! Para uma resposta exata é necessário saber a tensão de utilização e números de fases, localização da fonte de energia (onde esta inicio ou meio do circuito dos postes). O correto é ter um projeto para execução.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  198. Redes Elétricas

    Olá Luis Zullo! Não é necessário ter um terceiro QDC, o ideal é ter um QDC no pavimento intermediário (principal) e distribuir um circuito (TUE) para o pavimento superior. No QDC principal aonde chega à tensão vinda do quadro padrão, instalar o disjuntor geral e após ter um disjuntor de uso especifico para o QDC do piso superior. Neste mesmo QDC instalar todos os circuitos do pavimento e piso inferior incluindo os de uso específicos. No pavimento superior instalar um circuito especifico (TUE) para o chuveiro, tomadas de uso gerais (TUG) e iluminação.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Redes Elétricas

      Olá Rodrigo Scardovelli! A determinação é da ABNT-NBR 5410 é obrigatório desde 1997 nos seguinte casos:
      1. Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira.
      2. Em circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas externas à edificação.
      3. Em circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos na área externa.
      4. Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas normalmente molhadas ou sujeitas a lavagens.
      Quando o uso do DR é obrigatório?
      De acordo com o item 5.1.3.2.2 da norma NBR 5410, o dispositivo DR é obrigatório desde 1997 nos seguintes casos:
      1. Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira.
      2. Em circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas externas à edificação.
      3. Em circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos na área externa.
      4. Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas normalmente molhadas ou sujeitas a lavagens.
      a exigência de proteção adicional por dispositivo DR de alta sensibilidade se aplica às tomadas de corrente nominal de até 32A;
      quanto ao item 4, admite-se a exclusão dos pontos que alimentem aparelhos de iluminação posicionados a pelo menos 2,50m do chão;
      o dispositivo DR pode ser utilizado por ponto, por circuito ou por grupo de circuitos.
      A NBR 5410/97, norma da ABNT sobre instalações elétricas de baixa tensão, prescreve a separação dos circuitos de iluminação e tomadas em todos os tipos de edificações e aplicações, independentemente do local (quarto, sala, etc).
      Observações:
      Há dois motivos básicos para essa exigência.
      O primeiro é que um circuito não deve ser afetado pela falha de outro, não permitindo que, por ocasião de um defeito em circuito, toda uma área fique desprovida de alimentação elétrica.
      O segundo é que a separação dos circuitos de iluminação e tomadas auxilia, de modo decisivo, na implementação das medidas de proteção adequadas contra choques elétricos.
      Nesses casos, quase sempre é obrigatória a presença de um dispositivo DR nos circuitos de tomada, o que não acontece com os circuitos de iluminação.
      Ao contrário do que pode parecer, o aumento de custo de uma instalação é quase insignificante quando se separam os circuitos de iluminação e tomadas.
      A NBR 5410/97 exige ainda que a seção mínima dos circuitos de iluminação seja de 1,5 mm e a dos circuitos de força, que incluem as tomadas, de 2,5 mm.
      Portanto, a exigência da norma de separar os circuitos de iluminação e força tem forte justificativa técnica, seja no que diz respeito ao funcionamento adequado da instalação, à segurança das pessoas ou à qualidade de energia no local.
      Cuidado
      Se você não tem conhecimento de eletricidade procure um acompanhamento Profissional!
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  199. Boa tarde ..
    Estou fazendo as instalações elétricas de um novo comodo de Casa onde tem um quadro so para ele , emergencialmente vou ligar 7 tomadas de 20 A e 127 volts , e 3 picos de luz … Gostaria de saber se posso ligar todas as tomadas em um Disjuntor Só ? se sim qual deve ser a Amperagem dele ? e também nas lâmpadas , posso ligar as 3 em um Disjuntor só ? se sim qual deve ser a amperagem dele ?
    Desde já Obrigado

    • Redes Elétricas

      Olá Ranieri Andrey! Quando você diz tomadas de 20A entendemos que essas tomadas são de uso específicos (TUE), quer dizer se realmente for os circuitos serão individuais e será obrigatório um disjuntor monopolar para cada circuito. Agora, se as tomadas foram de uso gerais (TUG), quer dizer menor que 10A você poderá ligar todas nu mesmo circuito desde que a corrente máxima não ultrapasse os 20A . Essas tomadas não poderão ser de equipamentos resistivos e de potencia acima de 10A. As informações também valem para os circuitos de iluminação a soma total das lâmpadas dividido pela tensão (W / V = A).
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  200. Redes Elétricas

    Olá Fernanda!
    O calculo de proteção do equipamento é o resultado da potencia (W) dividido pela tensão (V). Se os estalos foi proveniente dos disjuntores e não houve o desarme, quer dizer a corrente (A) é menor que a informada pelo instalador e o disjuntor esta correto. E quanto ao ponto de fogo não é normal isso acontecer, verifique a corrente (A) e as conexões dos disjuntores se estão corretamente apertadas e se não existe pontos de curto circuito, quer dizer condutores diferentes em contato um com o outro ou má isolação.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  201. Redes Elétricas

    Olá Egberto! A orientação é substituir os condutores a cada 20 anos pelo menos. O resultado do desarme dos disjuntores é consequência de sobre cargas no circuito quando é ligado dois equipamentos ao mesmo tempo. Será necessário verificar todas as instalações da edificação, sugiro auxilio de um profissional eletricista para auxilia-lo.
    Exemplo de distribuição esta anexado no seu email.

    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  202. weliton

    Olá.
    Aqui na minha casa toda vez que liga o chuveiro a dijuntor cai, o da geral (do poste ) mas o problema é que são duas casas ligada no mesmo, na casa do meu pai tem o painel de dijuntor normal, já na minha vó Não têm, é ligado tudo direto, somente o chuveiro tem um dijuntor,
    Mas toda vida ta caindo o da geral quando toma banho, oque faço ?
    Obg pela atenção!

    • Redes Elétricas

      Olá Weliton! Desculpe a demora na resposta, nosso site estava em manutenção. O correto é cada edificação ter seu quadro distribuidor com os devidos dispositivos de proteção individual. Para cada circuito de tomada de uso exclusivo terá que ter um disjuntor e para os circuitos de iluminação e tomadas de uso gerais poderão ser compartilhados. Sugiro procurar auxilio de um Profissional Eletricista da sua região para que possa auxilia-lo.
      Equipe: REDES ELÉRICAS

  203. Redes Elétricas

    Olá Claudio Ferreira!
    Pelo que entendemos, a tensão é 220 Volts bifásico sendo uma fase e um neutro. O primeiro passo é fazer um aterramento em triangulo de 3 metros com hastes padrão no sistema vertical, após os testes realizados se porventura a resistividade for superior a 10 ohms será necessário a ampliação no sistema com cabos ou barras chatas nas posições vertical e interligando em hastes adicionais até obter a resistividade ideal para a proteção geral. Vale lembrar que o sistema de aterramento a ser feito devera ser interligado no neutro existente do medidor kWh.
    Os condutores deverão ser de acordo com os condutores existentes nos circuitos, se tiver um circuito único que é o seu caso, utilize condutor geral de 6mm² e derivando para 2,5mm² nos circuitos.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  204. Wendell flamalion

    Boa noite!!
    Estou fazendo uma trabalho em uma escola, onde existe 39 split, totalizando uma potência de 87.000 watts. Onde existe 21 salas com 02 lâmpadas de 65 watts cada. Fizemos 3 quadros de distribuição,. Depois de feitos , ligamos a o disjuntor geral que é de 125 amperes. A rede é trifásica. Tensão nossa 220v. Percebemos que o disjuntor estáva muito quente. Gostaria de orientação com relação a cabeamento e disjuntores. Usei cabo pp 4x25mm do Qd de medição até o Qd de ar.
    Grato.

    • Redes Elétricas

      Olá Wendell flamalion, Como desconhecemos o diagrama de ligação e sua distribuição, vamos considerar que existem 13 aparelhos condicionador de ar em cada quadro. Caso o alimentador vindo do medidor estiver em linha, o cabo condutor terá que ser de 70mm² e disjuntor geral de 250 A, o condutor até o primeiro quadro vamos chamar de Q1 será de 70mm², do primeiro quadro Q1 ate Q2 o condutor será de 35mm² e do Q2 ate o Q3 o condutor será de 16mm². O disjuntor geral para os quadros será de 100A, e para os circuitos individuais será de 20A e condutores de 2,5mm².
      Verifique diagrama no seu email.

      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  205. Redes Elétricas

    Olá Marcia! Teríamos que conhecer a planta elétrica do apto. Para instalar um circuito para o chuveiro é necessário caso não tenha, um caminho com eletroduto do quadro de distribuição interna até o local do chuveiro. E instalar condutores e disjuntores compatíveis com a potencia do chuveiro. Verifique com a construtora a tensão existente do apto, bitola dos condutores do medidor até o quadro do apto para ver se é possível essa alternativa.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  206. Redes Elétricas

    Olá Adalberto! Para dimensionar o condutor e dispositivo de proteção é necessário saber a potencia do cooktop e a tensão que será utilizada.

    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  207. Redes Elétricas

    Enviado em 27/03/2016 as 7:18

    Sci.f. pharmacie propecia B The placenta and umbilical cord just after expulsion from the uterus.Continue Find out more Oxford JournalsMedicine Family Practice Volume Issue Pp.No studies adequately address how to select these patients or what agent or dosage to use although TMPSMX and nitrofurantoin Furadantin are often recommended.Physical therapy may be helpful to maintain muscle strength and function. cheap cialis The interplay between estrogen and oxytocin could provide an answer but this is still unknown.b.Successful induction of T cell immunity by direct in vivo mRNAbased vaccination is associated with several chal lenges. order accutane online Clinical features abdominal pain fever vomiting rebound tenderness.Cricopharyngeal myotomy has excellent results.Stress management this and other painrelieving techniques are sometimes tried to help cope with the persistent pain.Ambulatory Medicine A M b U l AT O r y M E D I C I N E l kamagra They keep themselves ordered for a while at the expense of the environment.AAAs are rare before the age ofSeptic Shock Hypotension induced by sepsis persisting despite adequate fluid resuscitation Multiple Organ dysfunction Syndrome MOdS Altered organ function in an acutely ill patient usually leading to deathc. generique levitra 19 .

    CALCULAR OS CIRCUITOS ELÉTRICOS
    473
    Ver Post
    Selecionar comentário
    WilFuesiA
    edrxnewmedfor.com
    inf@fastshipcialis.com
    31.184.238.103
    Enviado em 25/03/2016 as 19:15

    Kaposi sarcomaIn contrast there is a range of psychiatric disorders called somatoform disorders that are much more intense versions of what the typical patient brings in. accutane without prescription AML b.Complications a.Sihelnik S.Patients are selected because they have a certain outcome and their history is retrospectively reviewed to identify exposures or risk factors that may be asso ciated with that outcome. kamagra gelatina You may also report side effects to the FDA.If the duplex is positive treatment for DVT is the same as for PE.A Diaphragm B costophrenic angle C left ventricle D right atrium E aortic arch F superior vena cava G trachea H right bronchus I left bronchus J breast shadows. viagra generic wemon Sterile pancreatic necrosisInfection may develop but half of all cases resolve spontaneously.A total of countries report no cases of rabies within the previous months.If a childs height is more than SDs below the average height of other children the same age the child is said to have short stature.The majority of patients recover within to weeks. viagra Thou should not bind it Thou should treat it afterward with grease honey and lint every day until he recovers With its emphasis on trauma the Smith Papyrus could be considered a manual for treating soldiers BELIEFS AND TRADITIONS TO wounded in battle or workers maimed on major construction projects such as the pyramidsand the authors knew the limits of their craft.The corresponding Larmor frequencies are about to MHz.An external microphone and speech processor pick up sound signals and convert them to electrical impulses Figure A.A pacemaker can help treat slow heart rates or help both sides of your heart contract at the same time. mail order pharmacy levitra She states that she has felt tired for the past couple of weeks but is otherwise vague.

  208. Redes Elétricas

    Olá Alessandra! Para essa instalação é necessário ter circuitos individuais para cada aquecedor. Esses circuitos são conhecidos como (TUE) Tomada de uso específicos, sendo assim o circuito principal do quadro padrão até o quadro interno será necessário condutores de 25mm² e disjuntor de 125A no quadro interno será instalado quatro circuitos bifásico com disjuntores de 35A e condutores individuais de 6mm² para cada aquecedor.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  209. stenio

    Olá boa noite, eu estou construindo um hotel onde vai ter 20 aptos onde todos vai ter central de ar de 9.000 btus 2 lampadas e 5 tomadas, 1 tomada pra tv, 1frigobar, 3 de sobras, e chuveiro eletrico, a tenção da energia é 220v, gostaria de saber se é preciso eu colocar um transformado em um porte para evitar falhas na rede eletrica?

    • Redes Elétricas

      Olá Stenio! Para os cálculos de demanda para essa edificação é necessário ter dados do projeto executivo. Sugiro consultar a concessionaria de distribuição de energia elétrica local para ter mais informações sobre o fornecimento de energia elétrica a edificações de uso coletivo.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  210. Redes Elétricas

    Olá Edicarlos Santos! Pela somatória são 15 dicroicas de 5 Watts = 75 Watts mais 3 refletores de 50 Watts = 150 Watts total de 225 Watts utilizando a tensão 110 Volts a corrente será de 2,05 Amperes, utilizando a tensão 220 Volts a corrente será de 1,02 Amperes. Se for essa potencia instalada não será necessário um programador de 15 Amperes. os programadores existentes suportam essa corrente a contento.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  211. Redes Elétricas

    Olá Gilson Cesar! A instalação das tomadas de secador, ar condicionado e lavatório, deveram ser com circuitos de uso específicos (TUE), diferente dos circuitos de tomadas de uso comum como as que temos em residências (TV, Geladeira e outras abaixo de 10 Amperes). neste caso onde requer a utilização de equipamentos resistivos com potencia acima de 10 Amperes, sugiro que as instalações de aquecedores de agua e secador seja de tensão 220 Volts. O projeto do quadro de distribuição devera ter um circuito geral bifásico, um circuito para cada aquecedor de agua, um circuito para cada secador e um circuito individual para o condicionador de ar. E para os circuitos de tomadas de uso gerais (TUG) e iluminação poderão ser compartilhados com pelo menos dois circuitos. A corrente dos disjuntores e condutores deverão ser de acordo com as potencias instaladas. Sugiro consultar um Eletricista para verificar no local as potencias instaladas.

    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  212. Redes Elétricas

    Olá Hélio Silvério!
    Para essa edificação o ideal é ter um quadro principal que chamamos de primário no térreo e um quadro secundário no pavimento superior com os seguintes circuitos:
    VEJA DESENHO NO SEU EMAIL
    Térreo
    Um quadro com capacidade para 12 posições com os disjuntores de;
    1 DISJUNTOR BIPOLAR GERAL DE 70 A
    1 DISJUNTOR BIPOLAR 63A PARA O QUADRO SECUNDARIO
    1 DISJUNTOR BIPOLAR DE 32A PARA CHUVEIRO
    1 DISJUNTOR MONOPOLAR DE 25A PARA TOMADA TUE DO WC
    2 DISJUNTOR MONOPOLAR DE 16A PARA OS CIRCUITOS DE TUG E ILUMINAÇÃO

    PAVIMENTO SUPERIOR
    1 DISJUNTOR BIPOLAR GERAL DE 50A
    2 DISJUNTOR BIPOLAR DE 32A PARA CHUVEIROS
    2 DISJUNTOR MONOPOLAR DE 25A PARA TUE DOS WC
    2 DISJUNTOR MONOPOLAR DE 16 PARA OS CIRCUITOS DE TUG E ILUMINAÇÃO

    Os condutores de entrada serão de 16mm², do quadro principal até o quadro superior será de 10mm², os condutores dos circuitos deverão atender a capacidade dos disjuntores instalados.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  213. Redes Elétricas

    Olá Maria! Para que possamos auxilia-la é necessário saber as potencias e tensão dos equipamentos elétricos. Informar a tensão de utilização se é 127 e 220 ou se é uma única.
    Esse aquecimento é proveniente de sobre carga dos circuitos.

    04 FREEZERS (VOLTS – WATTS)
    01 GELADEIRA (VOLTS – WATTS)
    0? REFLETORES LED (VOLTS – WATTS)
    0? REFLETORES A VAPOR (VOLTS – WATTS)
    0? FORNO ELÉTRICO (VOLTS – WATTS)
    0? FRITADEIRA ELETRICA (VOLTS – WATTS)

    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  214. ruan

    olá, gostaria de uma opinião.
    tenho que ligar 4 aparelhos
    os fios da tomada sao de 4mm vou fazer uma extençao para liga-los
    cada aparelho sao de 16amp. 2000w. 127v
    como fazer? colocar um disjuntor para cada?
    qual a bitola dos fios usar?
    posso ligar todos juntos?

    • Redes Elétricas

      Olá Ruan! A norma NBR-5410 é clara, todos os circuitos acima de 10 Amperes requer um dispositivo de proteção individual. Neste caso, você terá que prever 4 circuitos sendo 1 para cada tomada. O disjuntor será tipo monopolar de 20A e os condutores de 2,5mm².
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  215. Redes Elétricas

    Olá Antônio Fernandes! Isso dependera da sua carga instalada e o calculo de demanda final. Para um calculo mais preciso é necessário saber todos os equipamentos e suas potencias que será instalado, quantidades de tomadas e iluminação. Faça uma lista de equipamentos e quantidades de tomadas e iluminação e poderemos auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  216. Redes Elétricas

    Olá Jackson Pereira dias!
    A corrente desse circuito é de 31,95 Amperes, circuito bifásico sendo assim, o disjuntor será bipolar de 32A curva C e condutor de 6mm² do disjuntor ate o chuveiro.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  217. Redes Elétricas

    Olá Cezar, antes de definir condutores, disjuntores e números de circuito é necessário fazer estudo demanda. faça uma relação de todos os pontos de iluminação, pontos de tomadas tipo (TUG)tomadas de uso gerais , (TUE) tomadas de uso específicos (tipo chuveiro, resistência aquecedores) quantos cômodos existe na edificação e envie para que possamos auxilia-lo. envie com as informações de tensão e potencia de cada equipamento.

    Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Redes Elétricas

      Olá Rodrigo, a corrente desse circuito é de 1,8 Amperes. o condutor será de 2,5mm² e disjuntor bipolar de 10A.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  218. Redes Elétricas

    Olá Hélio Silvério, pedimos a sua compreensão as nossas informações.
    Nós da Equipe REDES ELÉTRICAS nos colocamos a disposição para estar auxiliando nossos colegas que em situações passam por duvidas como nós também passamos e pedimos “help” para outros profissionais. Nesse seu caso especifico, suas instalações faz jus a um projeto de instalações elétricas. Sugiro você procurar um profissional técnico Eletricista para auxilia-lo nas suas necessidades. Se após as instalações tiver alguma duvida estaremos a disposição para lhe ajudar.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  219. Vinicius Souza Rodrigues

    Bom dia, eu adquiri um apartamento e observando a instalação elétrica descobri que o antigo proprietário utilizou um disjuntor de 25 A e condutores de 4 mm para todas tomadas da casa. A casa conta com 18 tomadas de 10 A e 4 de 20 A. Para a iluminação ele tbm utilizou condutores de 4 mm e disjuntor de 25 A. Para o chuveiro ele seguiu a recomendação do fabricante, 6 mm de condutores e disjuntor de 40 A. Pro disjuntor geral foi utilizado um disjuntor de 45 A. Toda a rede é de 127. Queria saber se preciso fazer alguma alteração. Desde já agradeço.

    • Redes Elétricas

      Olá Vinicius! Mesmo a tensão sendo 127 volts, o ideal é que você faça uma distribuição intercalando as tomadas de uso gerais (TUG) pelo menos com dois circuitos, faça isso também para os circuitos de iluminação caso der um problema nos circuitos de tomadas você não fique no escuro. Quanto as tomadas de 20 Amperes são consideradas tomadas de uso específicos (TUE) essas deverão ter os circuitos individuais. Após as divisões de circuitos serão calculados os condutores e disjuntores.(VEJA UM EXEMPLO NO SEU EMAIL).
      Equipe:REDES ELÉTRICAS

  220. Redes Elétricas

    Olá Carlos José! De acordo com suas informações, a corrente que este disjuntor deve ter é de 125 Amperes. Acredito que a informação de 15000 Watts é potencia instalada, não esta com a demanda calculada por isso a corrente é alta, peça auxilio a um Profissional Eletricista para auxilia-lo nos cálculos de Demanda.
    Demanda é o quanto um sistema absorve de energia num determinado instante, e nesse caso, podemos chama-lo de demanda instantânea. Porem, esse consumo pode variar ao longo do tempo conforme a utilização dos equipamentos ligados a essa instalação elétrica.
    Quanto ao DR, é um projeto individual que necessariamente não obriga a instalar em toda rede elétrica isso faz jus instalar nas instalações elétricas em locais úmidos como banheiros, áreas de serviços e cozinha. Como nessas áreas as tomadas serão de uso específicos(TUE), os DR poderão ser individuais ou não, depende do projeto ou do profissional que fara a instalação.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  221. Redes Elétricas

    Olá Maria Coutinhio! De acordo com suas informações, a corrente que este disjuntor deve ter é de 125 Amperes. Acredito que a informação de 15000 Watts é potencia instalada, não esta com a demanda calculada por isso a corrente é alta, peça auxilio a um Profissional Eletricista para auxilia-lo nos cálculos de Demanda.
    Demanda é o quanto um sistema absorve de energia num determinado instante, e nesse caso, podemos chama-lo de demanda instantânea. Porem, esse consumo pode variar ao longo do tempo conforme a utilização dos equipamentos ligados a essa instalação elétrica.
    Quanto ao DR, é um projeto individual que necessariamente não obriga a instalar em toda rede elétrica isso faz jus instalar nas instalações elétricas em locais úmidos como banheiros, áreas de serviços e cozinha. Como nessas áreas as tomadas serão de uso específicos(TUE), os DR poderão ser individuais ou não, depende do projeto ou do profissional que fara a instalação.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  222. Redes Elétricas

    Olá Danilo, o calculo da demanda é que vai resultar se o condutor de 10mm² é ou não ideal para suas instalações. Pelas suas informações a demanda será de 8317 Watts a corrente será de 37 Amperes a distancia máxima para esse condutor será de 25,9 metros. Sendo assim o condutor de 10mm² é suficiente para essa instalação.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  223. Redes Elétricas

    Olá Gizele Ribeiro, antes de qualquer Providencias é necessário saber as potencias instaladas, tomadas de uso gerais (TUG) que são as tomadas de tv, radio, ventilador, tomadas de uso específicos (TUE) que são chuveiros, micro ondas, maquina de lavar, ar condicionado, aparelhos resistivos de alta potencia e iluminação. Tensão do local 127/220 Volts. Sugiro solicitar auxilio de um eletricista profissional para auxilia-lo nos levantamentos. Isso feito envie para nós fazer os cálculos de demanda.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  224. Redes Elétricas

    Olá Marcelo, as tomadas de uso gerais (TUG) são calculadas para atender até 10 Amperes isso é equipamentos com a potencia máxima de 1200 Watts, a tomada considerada de uso especifico (TUE) para o chuveiro será de potencia de 5500 a 7600 Watts sendo que sua corrente será de 43 a 60 Amperes isso sendo feito, será calculado a demanda instalada onde conheceremos os números de circuitos, condutores e dispositivos de proteção (disjuntores). Se tiver duvidas envie as informações para que possamos auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  225. Redes Elétricas

    Olá Felipe Martins, circuito para o micro ondas deve ser de uso especifico (TUE), o condutor será de 2,5mm² e disjuntor de 25 Amperes na tensão 127 Volts ou 20 Amperes na tensão 220 Volts. Não esqueça que todo o circuito de tomadas devera estar com o condutor terra ligado na tomada.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  226. REINALDO JUNIOR

    Oi comprei um aquecedor elétrico com potência de 1500w, a fiação de minha casa é de 2,5mm, o cabo da tomada do aquecedor é de 20A (pino maior), se eu trocar a entrada da tomada da minha casa que é de 10A (pino menor) para 20A já resolveria? Eu comprei uma adaptador para os pinos mas torrou em 5 min…com esta fiação de casa teria algum problema? Muito obrigado!ah a voltagem é de 110!

    • Redes Elétricas

      Olá Reinaldo Junior, A corrente do circuito é de 13,64 Amperes, por isso o plugue macho (pino) é de 20 Amperes. para este caso você devera disponibilizar um circuito especifico de tomada (TUE) somente para o forno quer dizer um disjuntor somente para ele com disjuntor de 15 a 20 Amperes. Não use adaptador para solucionar os problemas no seu caso é só fazer um circuito especifico e instalar uma tomada de 20 Amperes. Sugiro a você pedir ajuda de um Profissional Eletricista para auxilia-lo na demanda da edificação.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  227. Ricardo

    Boa noite, meu chuveiro e 3200v rede de 220v e dijuntor de 15a e fio de 2,5mm. Posso fazer a substituição para fiação de 4mm e colocar um disjuntor de 25a para economizar energia?

    • Redes Elétricas

      Olá Ricardo, se realmente a potencia do chuveiro é de 3200 Watts e tensão 220 Volts, a corrente desse circuito é de 14,55 Amperes. O que poderá acontecer é o disjuntor de 15 Amperes desarmar em função de tempo prolongado do chuveiro ligado, neste caso você poderá substituir por um disjuntor entre 20 a 25 Amperes. O condutor de 2,5mm² é para até 21 Amperes com essa potencia instalada não poderá ser superior a 15 metros entre o quadro e chuveiro, se a distancia estiver entre 15 a 25 metros o condutor devera ser de 4mm². Quanto à economia, você paga o que consome que são os 3200 Watts da potencia do chuveiro não importa a tensão ou disjuntor.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  228. Redes Elétricas

    Olá Murillo, o quadro padrão tem a sua norma estabelecida pela concessionaria local.
    Os cálculos serão feitos em função da demanda de equipamentos instalados onde será levado em consideração potencia e tensão que é a corrente e a tensão de utilização 127/220 monofásico, bifásico ou trifásico de cada equipamento. Após esses cálculos é que se definem os condutores e dispositivos de proteção.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  229. Redes Elétricas

    Olá Carlos, o manual esta correto. A corrente do circuito é de 34,09 Amperes se você ligar essa potencia de 7500 Watts na tensão 220 Volts o disjuntor de 30 Amperes ira desarmar. O ideal é instalar o disjuntor de 40 Amperes. e fique atento a distancia do quadro de distribuição até o chuveiro, (6mm² até 17 metros, 10mm² até 28 metros e 16mm² até 50 metros).
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  230. Redes Elétricas

    Olá Alexandre, referente a divisão dos circuitos o quadro devera ter os condutores de no mínimo de 16mm² na entrada do padrão e saída do padrão até o quadro interno de 16mm² também desde que essa distancia não seja superior a 15 metros. não é necessário substituir os condutores dos circuitos de iluminação a Norma diz no mínimo 1,5mm² ambos os casos dos circuitos de iluminação o disjuntor poder ser de 10 A . para os circuitos dos chuveiros o disjuntor devera ser de 40 A e condutor de e condutor de 10mm² para a distancia máxima de 17 metros entre o quadro de distribuição até o chuveiro acima dessa distancia devera ser feito novo calculo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  231. Redes Elétricas

    Olá Levi Vieira, a demanda aproximada da edificação é de 98A. Sendo assim pelos cálculos serão necessárias algumas mudanças nas instalações elétricas. o desarme do disjuntor é consequência de quando é ligado os dois chuveiros ao mesmo tempo. A corrente dessas duas potencias é igual a 63 Amperes sendo que o disjuntor existente é de 60A e esta atuando na proteção. Quanto ao disjuntor de 50A que você não desarmar, é passível de se verificar in loco as instalações até mesmo verificar se disjuntor não esta travado. Os condutores de acordo com suas informações estão corretos. Sugiro substituir o disjuntor do quadro padrão para 100A condutor do quadro padrão até QGD por cabo de 25mm² e o disjuntor geral do QGD para 80A. peça para um Profissional Eletricista do local para auxilia-lo nas medições e instalações.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  232. Redes Elétricas

    Olá Levi Vieira, no inicio você diz que a tensão da edificação é 220V fase/fase isso quer dizer que não tem neutro. Sendo assim, pergunto como é que seu eletricista conseguiu a tensão 127V. ? Para que possamos auxilia-lo envie essa informação para nós!
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  233. Redes Elétricas

    Olá Lusherlon Lopes, A demanda aproximada de sua edificação é de 42,06 A , o disjuntor ideal é de 50 A .
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  234. Redes Elétricas

    Olá Norivaldo Farias, primeiramente você precisa saber se a tensão da sua edificação é 220 Volts monofásicos ou bifásicos. Para esses circuitos citados por você são com disjuntores monopolar ou bipolar que devemos considerar que todos são de tomada de uso especifico (TUE), acreditando ser tensão 220 Volts monofásica isso é fase/ neutro dessa forma a proteção com disjuntor é feita somente no condutor fase. Caso a tensão for 220 Volts bifásico fase/fase você terá que instalar um disjuntor bipolar de 25 A e condutor de 2,5mm² para o condicionador de ar.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  235. Vanislon

    Ola! quero fazer a estalação da minha casa e gostaria de saber ula os fios devo usar vai ter
    17 tomadas normais e um do chuveiro + 11 pontos de lampadas a voltagem e 220v ! tem como me dizer quais fios devo usar. desde já agradeço e fico no aguardo

    • Redes Elétricas

      Olá Vanislon, não querendo polemizar e deixar sem resposta acreditamos que essa instalação faz jus um projeto e um estúdio de demanda instalada pra você não ter problemas futuros. É difícil opinar sobre instalações quando não sabemos o que será instalado. Para as tomadas os condutores utilizados é de 2,5mm² até a corrente de 10 Amperes, para iluminação o condutor é no mínimo de 1,5mm² quanto ao chuveiro é necessário saber a potencia para determinar a bitola e dispositivos de proteção de todos os circuitos. Verifique todos os pontos de tomadas que serão instaladas quais são de uso gerais (TUG) e de uso específicos (TUE), com isso em mãos poderemos auxilia-lo.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  236. Redes Elétricas

    Olá Flavio, pela sua informação, o condutor existente é de 6mm², é o ideal para a potencia instalada, com esse condutor de 6mm² você poderá instalar até 7500 Watts e substituindo o disjuntor para 35A. verifique se realmente o condutor esta em curto no interior do eletroduto, caso não estiver não será necessário substitui-lo. Os aquecimento acontece devido a condução de corrente nas emendas mal feitas, procure usar os conectores de porcelanas nas emendas e reapertar todas as conexões dos condutores e disjuntores. Quanto a proteção é necessário ter um disjuntor de proteção interna antes das saídas dos circuitos, verifique a bitola do condutor de entrada se for 10mm² o disjuntor será de 50 a 60A, se for de 16mm² o disjuntor será de 60 a 70A .
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  237. Redes Elétricas

    Olá Jorege, obrigado pelas considerações. O intuito do blog é poder colaborar com nossos colegas procuramos ser o mais pratico possível e com isso aprendemos também. O blog REDES ELÉTRICAS espera que os seguidores participem e envie duvidas que podemos atender e que esteja dentro dos princípios da eletricidade.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  238. Victor

    Bom dia amigo, excelente explicação.

    Tenho uma dúvida…tenho uma casa de dois quartos, uma sala, dois banheiros, uma cozinha e uma área de serviço. Tem a possibilidade de ligar um disjuntor pra cada cômodo? ou seja, um disjuntor só pra sala, um só pra cozinha……

    Desde já agradeço

    • Redes Elétricas

      Olá Victor! Sim existe essa possibilidade, mas e o ideal é dividir os circuitos por setor ex. um circuito de iluminação para o quarto (1) junto com banheiro (1), um circuito de iluminação para o quarto (2) junto com banheiro (2), um circuito de iluminação para a cozinha junto com a área de serviço, um circuito de iluminação para a sala e área externa, os circuitos de tomadas de uso gerais (TUG) poderão fazer parte dessa divisão. Quanto às tomadas de uso específicas (TUE) que atende equipamentos acima de 10A essas deverão ter os circuitos independentes.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  239. Redes Elétricas

    Olá Gleison Teixeira! Esse circuito devera ter no máximo de 15 a 25 Amperes, sugiro você dividir as tomadas em dois circuito já que existe duas áreas (cozinha e área de serviço). Fazendo isso, você poderá substituir os disjuntores de 40 por dois de 20A mantendo a tensão de 127 Volts e instalando mais um condutor neutro para a área que será desvinculada do circuito existente. Caso for permanecer como esta, substitua por disjuntor de 25A.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  240. Renan

    Boa tarde!

    Comprei uma fonte de computador de 1500w (corsair AX1500i) e seu cabo de alimentação CA é grosso e a bitola também é mais grossa (creio que 4,8mm). Como não possuo tomada com essa essa espessura de bitola, tive de utilizar um adaptador para o cabo de alimentação CA da fonte do computador para conseguir conecta-lo a um filtro de linha que por sua vez possui também um monitor conectado a ele e este filtro está conectado a uma tomada 110v.

    Como estou diante deste cenário em casa, eu pesquisei por informações para poder trocar a tomada e acabei encontrando informações sobre espessura de fios e tomadas de 10a e 20a.

    Gostaria de saber se para poder utilizar esses dois equipamentos nessa tomada 110v a espessura do cabo interno deveria ser de no mínimo 4mm² e tomada de 20a?

    No caso de usar um filtro de linha, este deve ser de 20a também?

    Poderiam me ajudar?

    Obrigado.

    • Redes Elétricas

      Olá Renan, a potencia da fonte é 1500 watts isso requer uma corrente superior a 10 Amperes sendo assim a tomada devera ser de 20 Amperes, o condutor do circuito devera ser no mínimo de 2,5mm² nesta mesma tomada você poderá utilizar para o monitor também. Aconselho a não utilizar adaptadores em tomadas e evitar filtro de linha para o computador, se tiver outros periféricos utilize outro circuito.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  241. Redes Elétricas

    Olá Julio! Considerando suas informações e calculando números de tomadas e iluminação para uma edificação de dois dormitórios, a demanda calculada é de aproximadamente de 16,75 kW. A corrente será de 76 Amperes o condutor existente já é de 16mm² será necessário substituir o disjuntor geral para 80 Amperes.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  242. Redes Elétricas

    Olá Julio! Considerando suas informações e calculando números de tomadas e iluminação para uma edificação de dois dormitórios, a demanda calculada é de aproximadamente de 16,75 kW. A corrente será de 76 Amperes o condutor existente já é de 16mm² será necessário substituir o disjuntor geral para 80 Amperes.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  243. Rafael

    olá, gostaria de saber qual bitola de cabo devo usar para as tomadas de um ponto comercial, com 2 geladeiras, 3 freezer, 2 caixas ( com 1 computador em cada ) e 4 ventiladores, e em quantos circuitos devo distribuir essas tomadas?

    • Redes Elétricas

      Olá Rafael! Verifique os plugues das geladeiras se forem até 10 Amperes você poderá fazer um circuito único para as duas geladeiras com condutor de 2,5mm² e disjuntor de 25 A. o mesmo para os circuitos de freezer para até duas unidades ficando um circuito para dois e um circuito para um. Para os caixas apesar a potencia instalada ser pequena, o ideal é fazer dois circuitos independentes com fases diferentes para você ter uma redundância de uso. O mesmo para os circuitos de ventiladores fazer um circuito para cada dois ventiladores com condutor de 2,5mm². Ficando assim; dois circuitos para geladeira, dois circuitos para os freezer, dois circuitos para os caixas e dois circuitos para os ventiladores.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  244. Redes Elétricas

    Adilson Basilio! Todas as instalações elétricas deverão atender a NBR-5410. Sendo assim, será necessário um quadro de distribuição interna independente da tensão que será usada na edificação 127 ou 220 Volts. A corrente total é de 66,81 Amperes se a tensão for 127 Volts e 38,56 se a tensão for 220 Volts. O quadro será composto de um disjuntor geral, três circuitos para tomadas TUE, dois circuitos para tomadas TUG e um circuito para iluminação. Os cálculos abaixo são para tensão 127 Volts. O disjuntor para chuveiro ligado em 127 volts será de 50 Amperes e condutor de 10mm², para o micro ondas e grill os disjuntores será de 20 Amperes condutores de 2,5mm² e para os circuitos de tomadas TUGs os disjuntores devera ser de 25 Amperes condutores de 2,5mm² e para iluminação poderá ser de 16 Amperes. o condutor do quadro padrão até o quadro de distribuição interna será de 16mm².
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  245. Redes Elétricas

    Olá Luis Antônio Correa!
    A NBR-5410 / 2004 atualizada orienta que os condutores de 1,5mm² é somente para iluminação. Sendo assim o fabricante esta descumprindo a Norma. Para tomadas de uso gerais (TUGs) são aquelas que suporta até 10 Amperes e tomadas de uso especifico (TUE) para correntes superior a 10 Amperes que exige circuitos independentes e seus condutores são calculados levando em consideração as potencias instaladas. Sugiro utilizar condutores de 2,5mm² para este circuito e disjuntor especifico de 25A .
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  246. VILMAR

    olá estou fazendo a fiação de uma rede elétrica 220v passando cabo de 1,5 gostaria de saber se posso passar na mesma ligação 1 cabo de 1,5 e outro de 2,5 ??

    • Redes Elétricas

      Olá Vilmar! Os condutores deverão ser conforme o demanda instalada. Para os circuitos de iluminação a NBR-5410 determina que poderá ser utilizado o de 1,5mm² e para circuitos de tomadas de uso gerais (TUGs) poderá ser utilizado condutor de 2,5mm2 e para os demais circuitos você devera fazer os cálculos de demanda.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  247. SÉRGIO

    PREZADO, BOA TARDE. VOU INSTALAR EM MINHA CASA UM AR CONDICIONADO DE 12000 BTUS, POTÊNCIA APROXIMADA DE 1100 WATS. A TENSÃO DA CASA É DE 127 VOLTS; A DISTÂNCIA ATÉ A FUTURA TOMADA É DE APROXIMADAMENTE DE 15M. GOSTARIA DE SABER QUAL SERÁ A CORRENTE DO DIJUNTOR E DA TOMADA, QUAL A BITOLA DO FIO?

    AGUARDO RESPOSTA, OBRIGADO!!!

    • Redes Elétricas

      Olá Sérgio! A tensão sendo 127 Volts a corrente será de 8,66A o condutor será de 2,5mm² até 15 metros, para proteção do circuito o disjuntor será monopolar de 16 Amperes, tomada 2P+T de 20 Amperes.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  248. ola o eletrecista que ta fazendo a instalação em casa fala que entra 8 tomadas de uso geral e 1 especial tem que ter um disjuntor de 25A e cabo de 2,5mm isso e verdade responde no email obg

    • Redes Elétricas

      Olá Rafael!
      Existem tomadas de uso gerais (TUGs) e tomadas de uso específicas (TUE). As tomadas de uso gerais poderão ser compartilhadas desde que a corrente total não seja maior que 20 Amperes e as tomadas de uso específicos essas deverão ter os circuitos individuais com os condutores e disjuntores calculados nas potencias instaladas.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  249. Redes Elétricas

    Olá Caio!
    Pelas informações o projeto deveria ter m estudo de demanda, onde é necessário no mínimo uma distribuição balanceada com circuitos individuais e dispositivos de proteção (disjuntores) adequados para cada equipamento e circuitos. Devido ao cálculos aproximados a corrente é considerada alta para não ser feito o calculo de demanda onde será necessário ter a distancia do quadro padrão até o quadro de distribuição interna, distancias dos circuitos de equipamentos e tensão de utilização 127/220 bifasico ou trifasico. Caso exista interesse de executar as instalações dentro dos padrões da NBR-5410 sugiro procurar auxilio de um profissional Eletricista. Devido o estimado da corrente ser alto corre-se o risco de graves consequências.
    A REDES ELÉTRICAS esta a disposição para auxilia-lo dentro dos padrões exigidos pela NBR-5410 nos colocamos a disposição para outras informações.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  250. Redes Elétricas

    Olá Leandro!
    Para instalação de conversão o transformador ideal é o de 5000 Watts 110/220 Volts. O condutor será de 4mm², disjuntor monopolar de 32 Amperes e tomada de 20A.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  251. Redes Elétricas

    Olá Lucena!
    Essa caixa de ar condicionado que você diz é a caixa composta de tomada e disjuntor para instalação externa? Se for ela poderá ser utilizada desde que a corrente do chuveiro não ultrapasse o 16 Amperes. coisa que é difícil de existir hoje. O que você poderá fazer é substituir o disjuntor por outro com corrente ideal para o chuveiro e eliminar a tomada, o chuveiro, ligue diretamente do disjuntor ao chuveiro.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  252. Redes Elétricas

    Olá Allan Tadeu!
    Não sei se entendi sua pergunta! Mas vou tentar. Acredito que sua duvida é se você pode ligar uma tomada derivando do circuito de 6mm² por estar próximo ao quadro de distribuição, será isso? Existem Normas a serem adotadas nas instalações elétricas. Existem tomadas de uso gerais (TUGs), tomadas de uso específicos (TUE) e circuito de iluminação. É comum o compartilhamento de tomadas de uso gerais (TUG) em circuitos da edificação que atenda varias tomadas, desde que a corrente não seja superior a 20 Amperes.
    Se essa tomada citada for de um circuito de uso especifico, ela devera ter um dispositivo de proteção disjuntor exclusivo. Se ela for de uso gerais ela poderá fazer parte e compartilhar de um circuito único de tomadas desde que a sua corrente não seja superior a 10 Amperes e o circuito total não exceda a corrente de 20 Amperes.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  253. Redes Elétricas

    Olá Caio Serrano!
    Os circuitos de uso específicos (TUE) são totalmente individuais cada equipamento no seu circuito. As potencias de tomadas de uso gerais (TUG) deverão ser somadas com as potencias de iluminação ex. 5 tomadas de uso gerais= 500 Watts + 10 lâmpadas Led 25 Watts = 750 Watts, isso é para calculo de demanda. Para distribuição dos circuitos as tomadas deverão estar em circuitos separados dos de iluminação.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  254. Redes Elétricas

    Olá Marcia Sotelino!
    A NBR-5410 orienta para utilização dos condutores. Tomadas de uso gerais (TUG) utilizar condutor de 2,5mm², que por circuito não devera exceder a 21 Amperes, iluminação condutores de 1,5mm², que não devera exceder a 15 Amperes. Para essa distancia de 14 metros a potência máxima devera ser até 1800 Watts total por circuito.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  255. Redes Elétricas

    Olá Eriton!
    Para esses equipamentos deveram ser instalado circuitos tomadas especificas (TUE), sendo um para o chuveiro e um para a banheira. Ex. o circuito da banheira devera ser com condutores com condutores de 6mm² até 24 metros de distancia do quadro de distribuição. O chuveiro se for de 7500 devera ser também com condutor de 6mm² até 25 metros de distancia do quadro de distribuição. O disjuntor geral do quadro de distribuição devera ser de 16mm² do quadro padrão com a distancia máxima de 35 metros do quadro de distribuição interna, e disjuntor de 80 a 90 Amperes.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  256. Redes Elétricas

    Olá Luiz Henrique,
    Condutor mínimo par circuito de iluminação é de 1,5mm² desde que não ultrapasse 80% da corrente suportada pelo condutor que é de 15A. Corrente máxima do circuito será de 12A.
    Circuitos de tomadas de uso gerais (TUG), também não devera ultrapassar a corrente de 17A do condutor de 2,5mm² por circuito. Será necessário saber se a quantidade de tomada estipulada a corrente não será maior do que a permitida para este condutor.
    O circuito do chuveiro devera ser independente (TUE), tomada de uso especifico. Antes de definir o condutor, verifique a potencia do chuveiro que será instalado e divida pela tensão que é de 220 Volts. (ex. 5500 watts / 220 volts = 25 A neste caso o condutor indicado é de 4mm² caso a potencia do chuveiro for superior o ideal é prever o condutor de 6mm²).
    Equipe : REDES ELÉTRICAS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>