POR QUE CORES DIFERENTES DOS FIOS E CABOS CONDUTORES?

TIPOS DE CABOS CORES

 

Prezados seguidores, as dúvidas são para serem esclarecidas.

Acredito que nesta ou em quaisquer matérias existam dúvidas e o blog – que é um meio de divulgação espontânea – tem como finalidade expor e esclarecer as dúvidas quando necessário. Este assunto é um dos mais questionados e geram dúvidas de muitos seguidores, o porquê das cores dos fios e cabos condutores de eletricidade.

Padrão de cores para os condutores elétricos – Baixa Tensão

Os fios e cabos possuem isolação colorida para identificar a função de cada condutor e também facilitar no manuseio e manutenções futuras.

Para as instalações elétricas de baixa tensão, a NBR 5410 determina o padrão de cores que deve ser usado para os condutores elétricos.

Condutor Neutro

TIPOS DE CABOS NEUTRO

Para o neutro, deve ser usado condutor com isolação na cor azul claro (NBR 5410:2004 item 6.1.5.3.1).

 

Condutor de Proteção

TIPOS DE CABOS VERDE PE

Para o condutor de proteção (PE), popularmente conhecido como fio terra, deve ser usado condutor com isolação na dupla coloração verde ou verde e amarelo (NBR 5410:2004 item 6.1.5.3.2).

Condutor de Proteção Terra ou PEN

CABO TERRA VERDE AMARELO

 

Se o condutor tiver as duas funções: neutro e proteção, é chamado de “condutor PEN” e deverá ter isolação na cor azul-claro com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis (NBR 5410:2004 item 6.1.5.3.3).

Obs.: O condutor PEN só é permitido em alguns casos especiais estabelecidos pela NBR 5410:2004, conforme item 5.4.3.6 e o item 6.4.3.4.1.

 

Condutor Fase

TIPOS DE CABOS DE FASE

Para os condutores fase, usar as demais cores com exceção daquelas já utilizadas nos condutores: neutro, proteção e PEN.

NOTA: Por razões de segurança, não deve ser usada a cor de isolação exclusivamente amarela onde existir o risco de confusão com a dupla coloração verde-amarela, cores exclusivas do condutor de proteção.

 

Atenção:

Em muitas instalações elétricas, infelizmente o padrão oficial de cores não foi utilizado. Por isso, antes de fazer novas conexões, não confie somente na cor do fio, confirme antes a função de cada condutor. 

Dicas para confirmar a função dos condutores:

  • Consultar diagramas da instalação;
  • Medir a tensão presente em cada condutor com o multímetro;
  • Verificar na origem da instalação (quadro de distribuição) quais foram os condutores utilizados para cada função.

Equipe: REDES ELÉTRICAS

6 comments

  1. Redes Elétricas
    Author

    Olá Osvaldo Leão!
    Para o neutro, deve ser usado condutor com isolação na cor azul clara (NBR 5410:2004 item 6.1.5.3.1).
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  2. Redes Elétricas
    Author

    Olá Gildo! As Normas em vigor no território nacional é NBR-5410 é a que devemos executar.
    outras não podemos orienta-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  3. Redes Elétricas
    Author

    Olá Michel! A escolha de materiais depende da infraestrutura existente, se existe a possibilidade de lançar os condutores singelos em eletrodutos não tem porque o uso de cabos PP devido ou custo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  4. Redes Elétricas
    Author

    Ola Marcos Barreto!
    Passe para o seu amigo NBR-5410/2004
    6.1.5.3.1
    Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor
    neutro deve ser identificado conforme essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-clara na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar.
    A veia com isolação azul-clara de um cabo multipolar pode ser usada para outras funções, que não a de condutor neutro, se o circuito não possuir condutor neutro ou se o cabo possuir um condutor periférico utilizado como neutro.
    6.1.5.3.2
    Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de proteção (PE) deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a dupla coloração verde-amarela ou a cor verde (cores exclusivas da função de proteção), na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar.
    6.1.5.3.3
    Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor PEN deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-claro, com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis, na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar.
    6.1.5.3.4
    Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de fase deve ser identificado de acordo com essa função. E m caso de identificação por cor, poder ser usada qualquer cor, observadas as restrições estabelecidas em 6.1.5.3.1, 6.1.5.3.2 e 6.1.5.3.3.
    NOTA Por razões de segurança, não deve ser usada a cor de isolação exclusivamente amarela onde existir o risco de confusão com a dupla coloração verde-amarela, cor es exclusivas do condutor de proteção.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>