DISTRIBUIÇÃO DE CIRCUITOS PARA REDE DE TENSÃO TRIFÁSICA

A distribuição de circuitos elétricos com a rede trifásica, é fornecida pela concessionaria de energia elétrica com três fases e um neutro que pode ser 110-127 Volts Fase e Neutro ou 220 Volts Fase, Fase e Fase. Atualmente o mais utilizado nos casos em que a potencia ativa total da instalação é maior que 25KW w inferior a 75kw, ou quando houver motores trifásicos ligados à instalação.

 Q TRIF ESPINHA DE PEIXE 25 09 15

FIGURA 1

Na figura 1 o tipo de barramento é conhecido por espinha de peixe, que é dotado de um único barramento de cobre interligando na saida do disjuntor geral e distribuindo para os disjuntores individuais interligados no barramento único, conforme o desenho.

 

Q TRIF TIPO PENTE 25 09 15

                                                                                                                                                          FIGURA 2

Na figura 2 temos outro tipo de distribuição trifásica, conhecido por barramento tipo pente, esse barramento de cobre com cobertura de material isolante e pronto para ser usado nos disjuntores tipo DIN. Esses barramentos são encontrados para corrente até 100A na temperatura máxima de 40°C.

Para os dois tipos de padrões são necessárias à utilização dos condutores Neutros e Terra para todos os circuitos até o seu ponto de atendimento. O compartilhamento do condutor Neutro poderá interferir e acarretar aquecimento no circuito e provocar o desligamento de outros circuitos dependendo da carga instalada.

Para o inicio do projeto é necessário ter em mãos a demanda da carga que ira ser instalada na edificação.  Números de circuitos, capacidade do disjuntor geral, dos disjuntores de uso específicos (TUE), de uso gerais (TUG) e disjuntores dos circuitos de iluminação. Com a soma total da corrente instalada escolhera o barramento e os disjuntores ideal para o quadro.

Aguarde, diagrama de circuitos com Dispositivo Residual DR

Equipe: REDES ELÉTRICAS

SEMPRE LIGADO

8 comments

  1. edson

    estou com uma duvida na amperagem,pois no pavimnto terreo tenho 16 tomada tug e 1 tue para maquina de lavar e 12 lampadas.um circuito para tomada e outro p/ lampada ja no pavimento superior tem 15 tomada tug e 1 tomada tue p/ chuveiro de 4500w e 10 lampada.qual seria a amperagem para cada circuito e qual a amperagem do disjuntor geral.desde já lhe agradeço

    • Redes Elétricas
      Author

      Olá Edson! Para o calculo de demanda e proteção é necessário saber a tensão existente na edificação (127 ou 220) Volts. Envie para que possamos auxilia-lo da melhor maneira possível.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Redes Elétricas
      Author

      Olá José Augusto Gomes! O calculo depende de quantos circuitos você vai querer distribuir e as informações técnicas das lâmpadas que são potencia e tensão de trabalho. Ex. se o circuito for único e cada lâmpada tiver 10 Watts de potencia o total será de 160 Watts, se ligar na tensão 127 Volts a corrente será de 1,27 Amperes a tensão de 220 Volts a corrente será de 0,72 Amperes. Procure utilizar um disjuntor mais próximo da corrente de consumo, existe o de 2 Amperes.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  2. Paulo Lopes

    Muito bom os esclarecimentos técnicos de vcs, parabéns pela iniciativa. Aqui na igreja onde congrego temos um rede trifásica, possuímos uma caixa de distribuição que comporta as lâmpadas e tomadas gerais e temos também uma caixa de distribuição para os ar condicionados. Segue a dúvida… São três unidades de ar condicionado de 60000 btus, cada qual com seu respectivo disjuntor. Estamos usando fio 25mm e para cada ar um disjuntor de 32 da Siemens e da Mguard, no geral estamos usando um de 80. Está correto? Duas unidades estão posicionadas próximo a essa caixa de distribuição, a não mais que 10m de distância, o cabo q vai pra elas é o 12, no entanto a outra está distante da caixa aproximadamente 20m e o fio que liga ela é o 6mm, está correto ou devemos fazer modificações neste circuito? Desde já agradeço pela atenção.

    • Redes Elétricas
      Author

      Olá Paulo Lopes!
      Existem varias marcas de equipamentos todas são de 60000 BTU, mas a maioria tem suas características diferentes. O ideal é verificar na placa de identificação das unidades condensadoras as informações de potencia em (Watts) e Corrente (Ampère) se são diferentes.
      Ex. um equipamento da marca (MULTI AR), é de:
      Potência Elétrica Consumida – Refrigeração (W):6234
      Corrente de Operação de Refrigeração (A):21.1
      Disjuntor (A):32
      Verifique se as informações do seu equipamento estão próximas disso.

      O disjuntor geral será de 90 a 100 A
      Os condutores do circuito geral será de 25mm² até 30 metros de distancia do quadro padrão ao quadro de distribuição, acima disso será feito novo calculo.

      Para a distancia até 10 metros o condutor será de 4mm²
      Para a distancia até 20 metros o condutor será de6mm²
      Para a distancia até 35 metros o condutor será de 10mm²
      Os disjuntores serão tripolar de 32 A

      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  3. sergio correia

    Bom dia, não sei como instalar junto com barramento espinha de peixe os DPS e os IDR. Tem como vcs me ensinarem e mostrarem.

    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>