DISTRIBUIÇÃO DE CIRCUITOS PARA REDE DE TENSÃO MONOFASICA

A distribuição de circuitos elétricos com a rede monofásica,  quer dizer é fornecida pela concessionaria de energia elétrica somente com uma fase e um neutro que pode ser 110-127/220 Volts. Para potencias instaladas até 12 kW.

Na figura 1 o tipo de barramento é conhecido por espinha de peixe, que é dotado de um único barramento de cobre interligando na saída do disjuntor geral e distribuindo para os disjuntores individuais interligados no barramento único, conforme o desenho.

barramento mono ESPINHA DE PEIXE

FIGURA 1

Na figura 2 temos outro tipo de distribuição monofásica, conhecido por barramento tipo pente, esse barramento de cobre com cobertura de material isolante e pronto para ser usado nos disjuntores tipo DIN.

barramento mono DIN

FIGURA 2

Para os dois tipos de padrões são necessárias à utilização dos condutores Neutros e Terra atendendo todos os circuitos individualmente até o seu ponto de consumo. O compartilhamento do condutor Neutro poderá interferir e acarretar aquecimento no circuito e provocar o desligamento de outros circuitos dependendo da carga instalada.

Para o inicio do projeto é necessário ter em mãos a demanda da carga que ira ser instalada na edificação.  Números de circuitos, capacidade do disjuntor geral, dos disjuntores de uso específicos (TUE), de uso gerais (TUG) e disjuntores dos circuitos de iluminação. Com a soma total da corrente instalada escolhera o barramento ideal para o quadro.

AGUARDE TIPOS DE DISTRIBUIÇÃO BIFÁSICA

EQUIPE: REDES ELÉTRICAS

 

7 comments

  1. Eudes B. Caetano

    Olá , Boa tarde, gostaria de saber se existe uma posição padrão para instalação de aterramento e neutro nos barramentos dentro do QDC, ou seja o barramento de neutro é sempre do lado Direito e o de terra do lado esquerdo,ou nao existe regra para isso???

    espero se possivel sua resposta,Obrigado!!!!

    Eudes B. Caetano

    • Redes Elétricas
      Author

      Olá Eudes B. Caetano, os fabricantes de quadros prontos vem com os barramentos de neutro do lado direito e terra do lado esquerdo, mas nada impede de ser inverso desde que atenda as normas da NBR-5410 e Segurança.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Redes Elétricas
      Author

      Olá Roberto Alves! A bitola do condutor vai depender da tensão que será utilizada e a distancia máxima entre os postes e o ponto de distribuição da tensão se será nas terminações ou central se a tensão será distribuída em monofásico, bifásico ou trifásico e qual a tensão existente. Envie para nós as informações que atenderemos com a maior satisfação
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  2. Edy

    Boa tarde.

    Estou reformando um apto em Florianópolis (padrão monofásico 220v, fase, neutro), e no quadro do prédio não tem espaço para mudar para bifásico.

    O apto vai ter dois banheiros com chuveiros elétricos e aquecedor elétrico para as torneiras. Na cozinha também vai ter o mesmo aquecedor elétrico para a torneira, forno elétrico, micro ondas e pretendo instalar um split inverter de 12 mil BTUS em um quarto.

    Minha dúvida é se o padrão monofásico vai suportar isso tudo.

    Um eletricista sugeriu colocar um disjuntor com maior amperagem na entrada no quadro, e subir dois fios de 10mm deste disjuntor até o quadro de distribuição no apto, e então dividir a carga nestes “dois circuitos”.

    Qual seria a melhor solução para este problema?
    Muito obrigado.

    • Redes Elétricas
      Author

      Olá Edy! Pela sua informação, a tensão da localidade é distribuída em 220V monofásica fase e neutro. Neste caso não é possível instalar um padrão bifásico. Para você ter certeza da corrente e condutores necessários, você terá que ter todas as potencias em Watts que você pretende instalar conforme a lista informada. Para que possamos auxilia-lo, Sugiro informar os equipamentos instalados e futuros, e se possível envie uma foto do quadro de distribuição do apartamento para o email (contato@redeseletricas.com.br).
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>