Calcule o consumo de energia elétrica

medidor de kwh blog 25 07 14

 

Saiba como calcular o consumo de energia elétrica dos seus equipamentos e aparelhos elétricos.

Primeira coisa que você tem que saber, qual é a tensão da sua edificação, 127/220, fase/neutro ou fase/fase/neutro e também a tensão dos equipamentos que vão ser ligados.

Exemplo, se vou ligar um chuveiro de 5500 Watts de potencia na tensão 220 Volts fase/fase, a corrente sera de 25 Amperes vou precisar instalar um circuito de uso especifico (TUE) com condutor de 4mm² e disjuntor bipolar de 30 Amperes.

Se a tensão existente da edificação for somente de 127 Volts, fase/neutro e a potencia for de 5500 Watts, a corrente será de 43,30 Amperes e o condutor será de 10mm² e disjuntor unipolar de 50 Amperes.

Obs. Nas duas situações o condutor de aterramento devera ser de 2,5mm² na cor verde.

Vamos imaginar que o chuveiro ficara ligado 2 horas por dia, multiplique a potencia do chuveiro que é 5500 Watts pelo número de horas que é de 2 horas por dia e pelo número de dias no mês em que há o uso, divida o resultado desta por 1000.

Veja como fica, (5500 x 2 x 30 = 330.000 ÷ 1000 = 330) kWh/mês.

Sabendo a formula, se você quer saber o valor em reais, verifique na conta de luz o valor cobrado do kWh pela concessionaria local. Multiplique o valor pelo consumo registrado em kWh.

Final Logo

18 comments

  1. tenho 35 chuveiro para instalar cada um e de 3200 watts
    resumo 35×3200=112.000 watts tenho uma rede trifasica 220v
    nos meus caucolos deu 170A por cada fase vou usar o condutor de 70 mm que e equivalente a 171 A obs todos os chuveiro serão alimentados por um Q.D.L.F trifasico com barramentos de 280 A
    PERGUNTO EU ESTA CORRETO AGARDO RESPOSTA MUITO OBRIGADO

    • Redes Elétricas
      Author

      Olá Ernane, para nosso conhecimento, essa instalação será em que edificação? já foi feito os cálculos de demanda? Se possível envie os seguintes dados para que possamos auxilia-lo da melhor maneira possível. Tensão 220 volts, cosᶿ = e distancia máxima dos pontos do chuveiro.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  2. Boa Noite, moro em Recife/PE, a rede aqui é 220V, e estou querendo montar uma rede com 12 tomadas de 110-127V, para peixes e camarões, então são 06 tomadas para Bombas Submersa (marca Lifetech) 150W – IP x 8.
    06 tomadas para Aquecedores para água (marca Jebo) 150W – IP 68.
    Favor informar bitola do Cabo, Disjuntor e Transformador a serem usados ?

    • Redes Elétricas
      Author

      Olá Lenilton, a potencia total é de 1800 Watts, o transformador será de 220/110 de no mínimo de 2000Va. Cada tomada era uma corrente de 1,36 Amperes. sobre a instalação do dispositivo de proteção você devera levar em consideração se todas as tomadas ficarão próximas ou distantes, se forem próximas poderá ser instalado um único disjuntor mas se ficarem distantes o ideal é instalar circuitos independentes por se tratar de local úmido ou molhado. Então utilize condutores de 2,5mm² e disjuntor de 10 Amperes na entrada do Trafo e nas saídas use os disjuntores de 6 Amperes para cada circuito de 6 tomadas.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  3. William Santos Gonçalves

    Amigos , tenho a seguinte pergunta ?

    Tenho uma corrente de 80 A , segundo a norma a secção minima dos condutores são de 25 mm² para instalação trifásica em eletrocalha, mas tenho um condutor de 16 mm² , seu eu fizer a instalação com esse condutor de 16 mm² , o que pode ocorrer?

    Atenciosamente
    William

    • Redes Elétricas
      Author

      Olá Willian Santos, primeiro que o circuito sendo de 80A o condutor de 16mm² que é para até 68A para a rede trifásica não vai suportar, segundo este procedimento vai estar contra a NBR-5410 e terceiro poderá ocorrer aquecimento nos condutores vindo a desarmar o dispositivo de proteção ou até mesmo a queima dos condutores por aquecimento. Outro detalhe, para um calculo mais preciso, é saber a distancia do quadro de distribuição até o local que você vai instalar essa potencia. O condutor de 25mm² é para no máximo até 50 metros de distancia, acima disso a bitola será acrescida de acordo com a distancia da instalação.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  4. ADRIANA

    BOA TARDE! GOSTARIA DE UM AUXÍLIO DE COMO CALCULAR A ENERGIA TRIFÁSICA, TEMOS CONTRATADO UMA DEMANDA DE 175 KW A UM CUSTO DE R$: 2.023,00 MENSAIS, E TODOS OS MESES OS VALORES DA CONTA ELÉTRICA SÃO BEM SUPERIORES, A CIA DE ENERGIA ALEGA QUE NÃO ESTÁ SENDO UTILIZADO A DEMANDA, ENTÃO POR ISSO VEM MAIOR O VALOR USANDO OU NÃO A DEMANDA SEGUNDO ELES…DAREI COMO EXEMPLO A CONTA DESTE MÊS QUE VEIO NO VALOR TOTAL DE R$: 3.205,83 COM CONSUMO DE 1.334 KWH, SENDO LANÇADO CONSUMO DE PONTA, CONSUMO FORA DE PONTA E ADICIONAL BANDEIRA VERMELHA COMO ADICIONAIS, MINHA PREOCUPAÇÃO É QUE TEMOS APENAS AR CONDICIONADO, COMPUTADORES, TV, GELADEIRA, CAFETEIRA, BEBEDOR E LÂMPADAS LIGADAS…OS EQUIPAMENTOS QUE IRÃO CONSUMIR MUITA ENERGIA AINDA NÃO FORAM LIGADOS…O QUE DEVO FAZER???

    • Redes Elétricas
      Author

      Olá Adriana Oliveira! Esse contrato é feito em KW ou KVA? Para te ajudar, é necessário ter conhecimento do contrato feito com a concessionaria de energia elétrica local. O que diz sobre a obrigatoriedade do consumo máximo contratado. Sugiro que procure um profissional Técnico Eletricista da área da sua região juntamente com os demonstrativos das contas terá toda condição de auxilia-la e verificar a demanda real da edificação, talvez seja melhor refazer a demanda e substituir o contrato existente pela demanda atual.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  5. ELSON PONTES

    Comprei uma geladeira biplex e o manual pede para instalar para segurança um disjuntor eletromagnetico mas o mesmo manual não informa qual a amperagem deste disjuntor. Entao na dúvida ainda não comprei. Peço uma ajuda com os seguintes dados DA GELADEIRA: TRIPOLAR, 220 V , 60 HZ , 1,3 A . Peço também uma orientação para a ligação deste disjuntor na tomada que irá receber esta geladeira. Considerando que no quadro de energia geral da casa o disjuntor da cozinha é de B25

    • Redes Elétricas
      Author

      Olá Elson Pontes! Estou entendendo que essa geladeira é de uso domestico, sendo assim dificilmente será para rede trifásica. Caso for, sendo tripolar, que é minha duvida, o disjuntor será tripolar de 10 Amperes tipo C. para ligar o circuito você terá que ter a disposição à rede trifásica na edificação, sugiro substituir o disjuntor existente 25 A tipo B por tipo C.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  6. Paulo Tomad

    Tenho um local onde estão ligadas uma infinidade de lâmpadas, especificamente é um mostruário de iluminação, contendo desde lâmpadas de Led a incandecentes.

    O quadro de alimentação desse local é trifásico, 380 V, 50 A por fase, as lâmpadas ficam ligadas por um período de 14 hs.
    Preciso calcular qual é o consumo em KWh desse local. Qual seria fórmula a ser usada?

    Desde já agradeço a atenção.

    Grato,

    Paulo

    • Redes Elétricas
      Author

      Olá Paulo Tomad!
      KWh é igual a Potencia total das lâmpadas x 14 x 30 = (exemplo, 1000 (W) x 14 (h) = 14000 (P total) x 30 (dias) = 420000 /1000 = 420 KWh).
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  7. BISMAR

    preciso de informações sobre economia de energia.

    No edifício em que resido, a energia elétrica de áreas comuns (corredores, pátio, garagens…) são pagas por todos. Algumas garagens instalaram sensor de presença outras acionam energia através de interruptor. o que seria mais econômico, levando em consideração que toda vez que passa um animal próximo aciona o sensor? Seria econômico manter o sensor com lâmpada de potência baixa?
    obs: a garagem fica ao lado do prédio.

    • Redes Elétricas
      Author

      Olá Bismar! O correto é substituir os interruptores por sensores de presença e manter os existentes. Instalar de maneira que acione a partir de um anglo que uma pessoa adulta faça acionar o sensor. Quanto aos animais é preciso restringir o acesso às garagens exceto acompanhados pelos condôminos. Existem alguns sensores que tem uma escala de sensibilidade se este for o seu procura deixar na posição ideal.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  8. Alexandre

    Achei mt bom …Mais gostaria de saber …Na minha casa tenho três ar e estar dando queda de luz …pode ser o disjuntor. … os três sao de 10 mil ..qual o disjuntor correto ….rede é monofásico

    • Redes Elétricas
      Author

      Olá Alexandre! Para maiores esclarecimentos, é preciso saber a tensão da edificação se é monofásica 110/127 V. Fase + neutro ou 220 V. fase+ neutro (existe concessionarias de energia elétrica que só atende os clientes com esse padrão) e se os circuitos são específicos. Existem diferenças de potencias em função dos fabricantes de condicionadores de ar que altera o calculo de corrente. Sugiro que envie para nós a identificação de cada aparelho a tensão se é 110/220 ou somente 220 monofásico e se os circuitos atuais esta independentes com proteção no quadro de distribuição.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>