Telefones:   (19) 991112442     |     ID: 55*89*10583

Sobre Redes Elétricas

rd

          Redes Elétricas é um blog onde você encontra dicas, informações, novidades, orientações e tudo que você precisa saber sobre como manter da forma correta a parte elétrica, dados ou voz de sua empresa ou de sua casa. Com a autoria de Cláudio Pereira, prestador de serviços de eletricidade e manutenção com experiencia na área há 30 anos.

A legislação em vigor e artigos de pessoas que mais entendem da área.

Fique por dentro para permanecer atualizado e não correr riscos com sua rede.

Equipe Redes Elétricas e HPtel.

39 comments

  1. Redes Elétricas

    Olá Euclides, vamos ver se entendi o porteiro esta a 40 metros de distancia da fonte, a alimentação é feita na fonte que fica internamente o que vai para o portão é somente o condutor pulsador, dependendo do fabricante usa-se o mesmo fio tanto para falar como para abrir a fechadura. O condutor poderá ser de 0,75 a 1,5mm². Espero ter ajudado.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  2. Redes Elétricas

    Olá José De Assis, desculpe o atraso na resposta, estávamos com problemas no site.
    Sim poderá fazer a substituição, não esqueça que para instalar o dispositivo de proteção residual o aterramento tem que estar ligado ao chuveiro. Verifique também se o chuveiro é de resistência blindada, em algumas marcas o DR desarma quando ligado.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  3. waltair m souza

    Olá. Estou fazendo uma instalação em um escritório.
    Já identifiquei em um quadro existente próximo que tenho 60A disponíveis no circuito

    Vou instalar uma Tue a pedido do cliente:

    01 Micro Centrifuga de 220v x 2200watts próxima ao quadro cerca de 6 metros

    Minha duvida é:

    Qual é o correto ou nenhum dos dois está correto.

    2200W/220v=10A+25% = 12,5A – 2 disjuntores de 06,0A e cabos de 2,5mm ou

    2200W/220v=10A+25% = 12,5A – 2 disjuntores de 15,0A e cabos de 2,5mm

    Desde já lhes sou grato.

    • Redes Elétricas

      Olá Waltair, por se tratar de um circuito especifico (TUE), a tomada devera ser de 20 Amperes, condutor de 2,5mm² e disjuntor bipolar de 15 A. para a distancia informada a queda de tensão é 0,5% .
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Redes Elétricas

      Olá Rodrigo, independente da corrente do circuito ser baixa 4,5 A em 220 volts para uma distancia máxima de 40 metros e 9 A em 110 volts para distancia máxima de 20 metros. Se os refletores forem de lâmpadas a vapor metálicas ou mercúrio, se houver qualquer queda de tensão as lâmpadas apagarão só volta a acender quando o bulbo de partida ficar com a temperatura baixa. Sugiro utilizar os condutores de no mínimo de 2,5mm².
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  4. virgilio medeiros

    preciso fazer um circuito com 40 metros de distancia,tensão 220 v,vou ligar 20.000 wats,qual a amperagem do disj. e se haverá queda de tensão.

    em tempo:qual a bitola do fio ?

    • Redes Elétricas

      Olá Virgílio, essa potencia de 20 kW já é a potencia ativa ou é aparente, deixa eu explicar, a potencia aparente é todas as potencias somadas da edificação e a potencia ativa é o resultado das somatórias total de utilização. Se já foi feita o calculo de demanda e a potencia total foi de 20 Kw, o condutor será de 25mm² e disjuntor de 100 Amperes para a distancia informada. Caso não foi calculado a demanda da potencia ativa o ideal é fazê-lo para dimensionar exatamente os condutores e disjuntores. Envie essas informações para que possamos auxilia-lo a melhor maneira possível.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  5. Redes Elétricas

    Olá Celso, desconhecendo os equipamentos que será ligados na rede e estimando uma queda de tensão de 2% o condutor será de 25mm² para uma queda de 1,5% o condutor será de 35mm² esses cálculos são para condutores de cobre, caso for adquirir os condutores de alumínio as medidas serão 25mm²= 35 de alumínio e 35mm²=50 de alumínio.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  6. Redes Elétricas

    Olá Luís Antônio, nas informações faltaram as potencias e tipos das tomadas (TUG) ou (TUE). Sabemos a tensão 127 volts, mas não sabemos a potencia ( Watts) e se essas tomadas são de uso gerais (TUG) ou de uso específicos (TUE), caso tenha duvida em relação a isso as (TUG) são tomadas de uso comum são aquelas utilizadas para aparelhos de uso comum tv, radio, geladeira, computador quer dizer corrente abaixo de 10 Amperes as (TUE) são as tomadas ou circuitos acima de 10 Amperes forno, chuveiro, ar condicionado, maquinas de lavar com resistência de aquecimento etc, de uma edificação, Envie para que possamos auxilia-lo .
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  7. Redes Elétricas

    Olá Luís, muito cuidado agua não combina com eletricidade. Todos os dispositivos de proteção elétrica devem ficar em local alojado protegido de agua e umidade com acesso somente por pessoas treinadas para o manuseio. Também não é comum a queima da parte isolante do fusível conhecido por (canela). o fusível ideal para o transformador de 150 KVA é o de 8K. sugiro solicitar auxilio de um profissional Eletricista para que possa estar no local para maiores informações.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  8. Redes Elétricas

    Olá Gilberto, o ideal é que você envie para nós as quantidades de equipamentos que será utilizado na edificação, iluminação, tomadas (TUG e TUE) e a tensão do local.
    Aguardamos.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  9. reginaldo gomes

    O disjuntor do padrão de entrada de minha casa é de 63A. Gostaria de saber se no QDI, eu preciso colocar outro disjuntor de 63A ou se posso fazer logo a distribuição dos circuitos?

    • Redes Elétricas

      Olá Reginaldo, sim, no QDI será necessário a instalação de um disjuntor geral para proteção dos circuitos individuais. Do disjuntor do padrão ao disjuntor geral do QDI e do QDI aos circuitos independentes.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  10. Redes Elétricas

    Gilberto tudo bem? Pelas suas informações você deve ter uma potencia total de aproximadamente de 11000 watts com a demanda de números de tomadas existente a corrente será de 63 A se a tensão for 127 volts ou 36,81A se atenção for 220 volts.
    O ideal é instalar um quadro de proteção individual para os circuitos da seguinte maneira, um (1) disjuntor geral unipolar se a tensão for 127 volts ou bipolar se a tensão for 220 volts equivalente a corrente dos cálculos informados, um (1) disjuntor de 50 A para o chuveiro se for 127 volts e 25 A se atenção for de 220 volts, um (1) disjuntor de 16 amperes para o circuito de iluminação e um (1) disjuntor de 25 para os circuitos de tomadas de uso gerais (TUG).
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  11. Redes Elétricas

    Olá Carlos, para isso é necessário saber a potencia total instalada, envie para que possamos auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  12. Redes Elétricas

    Olá Marcelo, se as correntes dos circuitos estiverem dentro das admissíveis do condutor esta tudo bem. Só não entendi se os circuitos são únicos ou estão divididos, por exemplo, o neutro não pode ser único, os circuitos devem ser independentes se o condutor neutro de 4mm² for único para todos os circuitos a corrente não poderá ultrapassar os 28 Amperes, verifique a potencia total das instalações, se for o caso envie para nós para que possamos auxilia-lo corretamente.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Redes Elétricas

      Olá Marcelo, as bitolas estão certas exceto a bitola do condutor que você deve ter se enganado e colocou 1,2mm² o certo é 1,5mm². O correto é ter um condutor neutro para cada circuito, na tensão de 110 ou 127 onde se usa o neutro para as ligações neste caso ele ficara sobrecarregado. Ex. se você tem varias tomadas ligadas com o condutor da fase até 2,5mm² o neutro sendo comum para todos os circuitos ira ficar sobrecarregado com a corrente das outras tomadas, isso vale para todos os circuitos onde a tensão é 110/127 Volts.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  13. Redes Elétricas

    Olá Ednilson Oliveira! Para a instalação do chuveiro de 6800W, ligado na tensão 220 Volts, a corrente será de 31A, você terá que substituir o disjuntor bipolar para 35A. Por desconhecer qual a bitola do condutor existente, caso for inferior para essa potencia será necessário também substituir para 6mm².
    Para a tensão de 110/127 volts, a corrente será de 62A, o disjuntor será monopolar de 70A e condutor de 16mm².
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  14. Redes Elétricas

    Olá Edivaldo! Para quaisquer serviços de instalações elétricas, é necessário fazer estudo de demanda só através dele é que você terá as informações de que bitola de condutor e dispositivo de proteção que devera utilizar. Sugiro pedir auxilio de um profissional eletricista que ira fazer os cálculos mais preciso.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  15. Redes Elétricas

    Olá Alex! Vamos ver se entendemos! Você tem tem 10 quartos em cada casa com e banheiros ou duas cozinhas? Não entendi! Mas vamos ver se desta maneira te ajudamos. Se você for instalar um chuveiro, duas tomadas e dois pontos de iluminação a potencia total instalada será de mais o menos de 6200 Watts, grosso modo a corrente por quarto seria 6200 Watts e a corrente seria de 31Amperes. o condutor de 10 mm² é para 50 Amperes. Sugiro a você informar realmente como é essa distribuição para um calculo de demanda mais exato para que possamos auxilia-lo.
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  16. Redes Elétricas

    Olá Dejalmir Viana! sim sou eu.
    Após a migração do blog (wordpress) para o site (www.redeseletricas.com.br), alguns dos seguidores deixaram de participar, acredito que foi uma falha do meu provedor que deixou de comunica com alguns colegas. mas estou no site e no email (contato@redeseletricas.com.br).
    espero sua colaboração por lá.
    Grande abraço e obrigado por fazer contato.

    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  17. Redes Elétricas

    Olá Edimarcio Lopes Freitas! Para a distribuição o quadro dever ser Monofásico com capacidade mínima para 8 disjuntores sendo todos monopolares. Sendo um disjuntor de 63A e condutor de 16mm² para a proteção geral sendo para a distancia máxima de 32 metros, um disjuntor de 50A e condutor d 10mm² para a distancia máxima de 20 metros para o circuito do chuveiro, três disjuntores de 25 para os circuitos de tomadas (TUE e TUG), dois disjuntores para os circuitos de iluminação. Os condutores de retorno da iluminação poderá ser de 1,5mm².
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  18. Redes Elétricas

    Olá Eduardo! O ideal é saber a potencia da lâmpada que vai instalar. Se a potencia total das duas lâmpadas não for maior de 500 Watts você poderá utilizar o condutor de 2,5mm².
    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  19. willian simao

    óla gostaria de saber como dimencionar condutores,eletrodutos e dispositivos de proteção para um marmiteiro cuja as informações são de 3500W 16A 220V a partir do QDLF temos 600mm de distancia ate o marmiteiro .

    • Redes Elétricas

      Olá Willian Simão! Para a distancia de 0,60 metros, a corrente de 16A na tensão 220 V o condutor será de 2,5mm² disjuntor bipolar de 20A, O eletroduto depende das condições físicas do ambiente já que a distancia é pequena.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  20. Redes Elétricas

    Olá Luiz! O ideal é montar um quadro de distribuição com circuitos individuais da seguinte maneira:
    1 circuito para iluminação;
    2 circuitos para tomadas de uso gerais (TUG) para os desktops;
    1 circuito para tomadas de uso gerais (TUG) para impressora;
    2 circuitos para tomadas de uso específicos (TUE) para ar condicionado.
    Todos os condutores a partir do quadro de distribuição serão de 2,5mm².

    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  21. Reginaldo

    Bom dia!!
    Estou com uma dúvida.Foi feita a troca da parte elétrica da minha casa,aqui é 220 monofasico ,e na rede interna da casa colocaram um cabo 6mm para fase chuveiro,um cabo 4mm para fase tomadas,um cabo 2,5mm para fase e um cabo 6mm para o neutro.A secção desse neutro esta correta?

    • Redes Elétricas

      Olá Reginaldo! De acordo o a sua informação acredito que executaram um único circuito para todas as tomadas. Não sabermos a área da edificação o correto é instalar um quadro de distribuição interna e dividir os circuitos por segmentos (tomadas de uso gerais (TUG), tomada de uso específicos (TUE) e circuitos de iluminação). Sugiro consultar um Profissional Eletricista da sua região e verificar se as instalações estão corretas.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  22. ola boa noite

    estou com uma duvida eu estalei 10 tomadas em de 10a em paralelo e coloquei condutores de 2,5mm e disjuntor de 20a monopolar no na rede 110 e na outra rede são 10 tomadas de 20a em paralelo e coloquei condutores de 6mm e disjuntores de 20a bipolares

  23. ola boa noite.
    estou com uma duvida eu estalei 10 tomadas de 10a em paralelo e coloquei condutores de 2,5mm e disjuntor de 20a monopolar e a rede é 110 e na outra rede são 10 tomadas de 20a em paralelo e coloquei condutores de 6mm e disjuntores de 20a bipolares

    • Redes Elétricas

      Olá Wendeberg! Para a instalação em referencia, é necessário ter a demanda calculada ex. a demanda total dessas dez tomadas não poderá ter a potencia superior a 2000 Watts. Desconhecendo o projeto, imaginamos uma sala com dez computadores ligados ao mesmo tempo. O correto é ter a demanda e potencias dos equipamentos que ira ser instalados e determinar os condutores, tomadas e dispositivos de proteção que será necessário para os circuitos. A própria indicação das toadas já diz que a potencia máxima de uma tomada de 10 Amperes é para 1100 Watts (1100/110=10). Acima disso as tomadas terão que ser de 20 Amperes ou outras especificas. Não esquecer que os condutores de neutro e terra serão independentes.
      Para as tomadas de 20 Amperes, os circuitos são totalmente independentes um do outro, utilizando condutores de 2,5mm² (terra, neutro e fase) e disjuntores até 25 Amperes.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  24. Redes Elétricas

    Olá Mariana, existe sim, procure a concessionaria de distribuição de energia elétrica da sua região, envolve demanda instalada.

    Equipe: REDES ELÉTRICAS

  25. Tatiane

    Tenho um Microondas, ao trocá-lo de cômodo, seu fio com tomada 10A, não alcança a tomada na parede que também é de 10A com fiação de 2,5mm.
    Gostaria de saber, se, posso usar uma extensão? Se a resposta for sim!
    Qual bitola de fio usar para fazer uma extensão de um metro?
    A extensão pode ser feita com o fio de 2,5mm? Ou tem que ser outro tipo de bitola de fio?

    Ou seja, qual bitola de fio eu compro para fazer uma extensão de 1 metro para meu microondas?

    Obs: Dados do meu microondas:

    Tensão nominal: 220v
    Frequência: 60Hz
    Potência de consumo: 1300w
    Potência nominal: 800w
    Frequência do micro-ondas: 2450MHz

    • Redes Elétricas

      Olá Tatiane!
      Pode sim, a bitola do condutor deve ser o mesmo de 2,5mm² e a tomada também de 10 Amperes. O condutor ideal para extensão é cabo tipo PP 3 x 2,5 mm².
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  26. Simony

    Boa noite!
    Gostaria de saber se posso usar um condutor de bitola de 6mm ligando o medidor externo à um disjuntor geral de 40A na caixa de distribuição (interno).
    Onde resido a voltagem é apenas 220.

    • Redes Elétricas

      Olá Simony!
      O condutor de 6mm² é limitado a suportar no máximo 36 Amperes em uma distancia máxima de 20 metros do quadro padrão ao quadro de distribuição interna, sendo assim para ter uma resposta é necessário saber a potencia que será instalada na edificação, essa potencia não poderá ser superior a 7700 Watts.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

  27. Simony

    Boa tarde!

    A potência que será instalada na minha casa, que está sendo construída, será de 7070 Watts, com essa informação; gostaria de saber se posso fazer a seguinte instalação:

    Usar no quadro padrão (externo) um disjuntor de 40A, e no quadro de distribuição (interno) um disjuntor de 32A, e um condutor de 6mm ligando o quadro padrão ao quadro de distribuição (a distância entre os dois quadros é de 18m).

    Onde resido a voltagem é apenas 220.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>