O PERIGO E AS CONSEQUÊNCIAS DOS RAIOS, MAIS UM ALERTA PARA PROVIDENCIAS.

ELAT 1

ELAT lança sistema de previsão de raios para o dia seguinte

 

O ELAT lançou, em cerimônia com a presença do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), um sistema para previsão de raios com 24 horas de antecedência para todo o país. O sistema, inédito no mundo, é resultado de cinco anos de pesquisas científicas e utiliza como base o modelo meteorológico “Weather Research and Forecasting – WRF” rodado em alta resolução, ferramentas estatísticas e dados de descargas atmosféricas nuvem-solo e dentro das nuvens registrados pela Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT). O sistema tem um erro médio de 20 km e uma margem de acerto de 85%.

Avião é atingido por raio na pista do aeroporto de Atlanta

Um avião da companhia Delta Airlines, parado na pista, foi atingido por um raio no aeroporto internacional de Atlanta, nos Estados Unidos. Um passageiro conseguiu flagrar o momento com seu celular. Os passageiros não sofreram nada.

ELAT 2

Centro da Google perde dados devido à raio

Raios atingiram a estrutura responsável pela energia do centro europeu de dados da Google, na Bélgica, fazendo com que alguns dados fossem perdidos. A Google anunciou que novos estudos serão feitos de modo a melhorar a proteção do sistema.

ELAT 3

Foto mostra raio seguindo trajetória de arco-íris

Um fotógrafo capturou, na Alemanha, um momento incrível em que um raio encontra e se alinha a um arco-íris. Ao longo do trajeto a descarga elétrica atinge um avião que está voando.

ELAT 4

Confira suas instalações, verifique o Sistema de Proteção de Descarga Atmosférica (SPDA), Dispositivos de Proteção de Surtos e certifique que as resistividades da mala de aterramento estejam dentro dos limites aceitáveis.

Dados fornecidos pelo ELAT

“Não brinque ou duvide da natureza”

(HPTel)

REDES ELÉTRICAS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>